Vereadora Marílis propõe criação do Projeto “Mãe Crecheira” para atender famílias sem vagas em creches
Última atualização em 29 novembro 2024 às 10h19
Por: Assessoria de Imprensa
Com foco na ampliação do atendimento às crianças de famílias que enfrentam desafios para acesso a vagas em creches, o requerimento nº 1064/2024, de autoria da vereadora Marílis, foi aprovado durante a quarta sessão ordinária do mês de novembro na Câmara Municipal de Gurupi. O documento solicita à prefeita Josi Nunes a viabilidade de implantação do Projeto “Mãe Crecheira” no município.
O projeto tem como objetivo oferecer um atendimento domiciliar alternativo para crianças de seis meses a sete anos incompletos, como forma de suprir o déficit de vagas nas creches tradicionais. Segundo a proposta, o serviço seria realizado em regime de semi-internato, em lares cadastrados e adequados, sob a responsabilidade das chamadas mães crecheiras.
“A proposta do Projeto ‘Mãe Crecheira’ é uma alternativa eficaz e humanizada para atender nossas crianças e proporcionar tranquilidade às famílias que hoje enfrentam dificuldades com a falta de vagas em creches. Além disso, buscamos também gerar oportunidades para mulheres da comunidade que possuam experiência e afinidade no cuidado infantil”, destacou a vereadora Marílis.
O texto estabelece que a Prefeitura Municipal será responsável pela implantação, regulamentação, cadastramento e fiscalização do projeto. Entre os critérios para candidatas ao programa, está a exigência de estrutura física apropriada para acolher de quatro a oito crianças, bem como comprovação de saúde física e mental, além de afinidade natural no trato com crianças. As mães crecheiras receberiam mensalmente uma bolsa-auxílio, cujo valor será estipulado pelo Executivo.
O requerimento agora segue para análise do Executivo Municipal.