Por: assessoria de imprensa

Na primeira sessão ordinária de abril, que aconteceu na última quarta-feira 02, a Câmara Municipal de Gurupi aprovou, por unanimidade, o requerimento nº 22/2024, de autoria da vereadora Marílis Fernandes, que solicita à Secretaria Municipal de Saúde um estudo sobre a viabilidade da distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres e adolescentes de baixa renda. A proposta agora segue para sanção da prefeita.

A iniciativa busca garantir dignidade e igualdade de gênero, enfrentando a chamada pobreza menstrual – realidade que afeta muitas mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.

“A falta de acesso a absorventes pode gerar impactos na saúde, prejudicar a frequência escolar e o desempenho profissional, além de limitar a participação social dessas mulheres”, disse Marílis.

A distribuição gratuita de absorventes é uma medida alinhada à Lei Federal nº 12.845/2013, que institui a política nacional de saúde das mulheres. Caso seja implementada, a ação poderá promover mais autonomia e combater desigualdades sociais em Gurupi.

Agora, a expectativa é que o estudo seja realizado e, posteriormente, possam ser adotadas medidas para garantir esse direito fundamental à população feminina do município.