Por: Lucas Sales/ Assessoria de Imprensa.

Com o período chuvoso, existe um aumento nos casos de dengue e chikungunya. A proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças, ocorre principalmente em locais onde há acúmulo de água parada, como quintais, terrenos baldios e, especialmente, em obras de construção civil.

A dengue, que possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), pode se manifestar de forma leve, com febre e dores no corpo, até quadros graves, como a dengue hemorrágica, que pode levar à morte. Já a chikungunya causa fortes dores articulares, podendo gerar complicações prolongadas. Diante desse cenário, ações preventivas são essenciais para evitar o colapso no sistema de saúde.

Preocupado com a situação, o vereador Colemar da Saborelle tem atuado na Câmara Municipal de Gurupi para reforçar o combate ao mosquito. Em um requerimento enviado à Secretaria Municipal de Saúde, o parlamentar solicitou a intensificação das fiscalizações em obras de construção civil, visando eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

“A fiscalização é um dos pilares no combate à dengue. Muitos focos do mosquito são encontrados em construções, onde há acúmulo de água em materiais como latas, caixas d’água descobertas, lonas e lajes inacabadas. Precisamos agir com rigor para evitar que esses locais se tornem criadouros do Aedes aegypti”, afirmou o vereador.

O requerimento destaca que as inspeções devem ser conduzidas pela Vigilância Sanitária, não apenas para identificar focos do mosquito, mas também para conscientizar os trabalhadores da construção civil sobre medidas preventivas.

“Se os responsáveis pelas obras adotarem uma rotina diária de inspeção e incorporarem essa prática aos protocolos de segurança, podemos reduzir significativamente a proliferação do mosquito. O combate à dengue deve ser uma responsabilidade compartilhada entre poder público e população”, enfatizou o parlamentar Colemar.

Além da fiscalização em construções, o vereador reforçou a importância de campanhas educativas e da colaboração dos moradores no combate à dengue e à chikungunya. Ele também afirmou que seguirá cobrando ações mais efetivas do poder público.