Notícias

por adm publicado 13/07/2023 16h01, última modificação 13/07/2023 16h01

Câmara Municipal de Gurupi entra em recesso na próxima segunda-feira

por Ascom publicado 09/01/2019 10h15, última modificação 09/01/2019 11h45
A partir do dia 14 até o dia 31 de janeiro os serviços administrativos da Câmara ficarão suspensos, funcionando apenas o setor de protocolo, no horário de 08h às 12h.
Câmara Municipal de Gurupi entra em recesso na próxima segunda-feira

divulgação

O novo presidente da Casa de Leis Gurupiense, vereador Wendel Gomides (PDT) assinou o decreto do recesso nesta semana. “Considerando a necessidade de pintar e fazer reparos na sede desta Casa de Leis, com vistas à conservação do prédio além de proteção a saúde dos servidores e visitantes”.

Além do setor de Protocolo, o de Licitação deverá cumprir durante o recesso o cronograma de licitações e ficar a disposição para elaborar novos processos se houver necessidade.

O expediente normal será retomado no dia 1º de fevereiro, sexta-feira.

Projetos de Leis do Executivo serão analisados somente em fevereiro

por Ascom publicado 24/01/2019 11h25, última modificação 24/01/2019 11h25
A 1ª sessão extraordinária deste mês de janeiro foi convocada na última terça-feira, 22, pelo presidente da Casa, Wendel Gomides (PDT), para analisar e votar Projetos de Leis do Executivo, no no entanto foi encerrada em minutos.
Projetos de Leis do Executivo serão analisados somente em fevereiro

Vários servidores municipais compareceram para acompanharem a sessão.

Logo no inicio da sessão o vereador Ivanilson Marinho  (MDB)  pediu a fala e argumentou que os projetos não podem ser analisados em caráter de “urgência urgentíssima”. “Não podemos ir contra nosso regimento interno, e junto com todos os vereadores concordamos que esses projetos não podem ser analisados com base no regime solicitado, em que o regimento prevê prazos mais curtos para a emissão de pareceres, então conforme os pareceres da assessoria jurídica desta Casa, esses projetos devem ser analisados em regime normal”, explicou o vereador e pediu o encerramento da sessão.

Em seguida o presidente da Câmara de Gurupi, Wendel Gomides (PDT) encerrou a sessão e explicou que os projetos seguirão o regime normal e serão analisados e votados no mês de fevereiro. “ Apesar dos Projetos serem constitucionais e legais, com impacto financeiro menor do que está em vigência, não podem ser analisados no caráter de “urgência urgentíssima” e devem tramitar em sessão ordinária”, esclareceu Gomides.

Projetos 

O Projeto de Lei 01/2019 trata sobre a reestruturação administrativa da Prefeitura de Gurupi e esteve em pauta no ano passado com o número 38/2018, quando foi retirado de pauta após os vereadores se manifestarem contrários ao PL com a justificativa de que “não era o momento oportuno para fazer reforma administrativa, visto que assuntos como a valorização de servidores do quadro da saúde, agente de endemias, dentre outros precisavam ser valorizados”.

Em sua justificativa o prefeito Laurez Moreira, afirma que  “reestruturação de cargos se faz necessária tendo em vista que o atual quadro das unidades se revela inadequado para executar, de forma otimizada, todos os serviços públicos, quando se sabe, por força do art. 37, caput, da Constituição Federal, que a Administração deve observar o princípio da eficiência”, pontuou.

IPASGU

O PL Nº 02/2019 trata sobre reorganização da estrutura administrativa do Instituto de Gurupi (IPASGU), criando o órgão Diretoria Executiva, extinguindo os cargos efetivos que não foram providos por servidor de carreira, conforme a Lei 1297/1999. Segundo o PL a diretoria fica assim formada: Presidência, Diretoria Financeira; Diretoria de Contabilidade;  Diretoria de Serviços de Saúde; Procuradoria Jurídica e Controladoria, que serão compostas por servidores comissionados.

GURUPI PREV

Também será discutido hoje o Projeto de Lei Complementar 01/2019 que trata sobre a reestruturação do Instituto de Previdência Social do Município de Gurupi (Gurupi Prev), alterando a Lei complementar 016/2019.

Conforme o PLC,a  reestruturação do  Gurupi Prev, tem como finalidade fazer “alterações necessárias para cumprir com o déficit de pessoal que possuam atribuições compatíveis, para realizar os serviços da Diretoria Executiva do Instituto, bem como, a criação de uma estrutura mínima de cargos essenciais de caráter efetivo”.

 

 

Caixeta reivindica melhorias nos serviços prestados pela BRK

por Ascom publicado 05/02/2019 09h22, última modificação 05/02/2019 09h22

De acordo com o vereador André Caixeta, a Câmara Municipal tem  cobrado qualidade nos serviços da concessionária, inclusive a realização de recapeamento asfáltico de toda extensão das ruas e avenidas da cidades impactadas pelos servidos da BRK. Além disso, o vereador informou que apresentou um requerimento na Casa destinado ao responsável pela empresa em Gurupi para prestar informações sobre os investimentos nos últimos cinco anos e planejamento para os próximos cinco anos e mostrar o percentual de residências que possuem água tratada e esgoto sanitário e os valores cobrados.

“Temos cobrado muito da empresa responsável hoje que é a BRK sobre a melhoria no serviço prestado em nossa cidade. A nossa malha viária está toda danifica pela péssima qualidade de serviços que a mesma vem realizando. Se você sair nas ruas e avenidas poderá perceber que a maior parte dos buracos está relacionada à substituição de mangueiras e tubulação. É só olhar no alinhamento dos hidrômetros que tem danificação. Temos inúmeros casos de acidentes ocasionados pela demora na conclusão do serviço, sem falar que pagamos uma taxa exorbitante do serviço de esgoto se nossa cidade”, disse Caixeta.

Por: Assessoria Ver. André Caixeta

Projetos de Leis que tratam de reformas administrativas de órgãos do município são encaminhados às comissões

por Ascom publicado 05/02/2019 12h10, última modificação 05/02/2019 12h17
Foram apresentados 04 Projetos de Leis (PL) oriundos do executivo, sendo três sobre reformas administrativas e um para regulamentar os serviços funerários do município gurupiense.

Por: Josy Donato-Ascom/CMG

A primeira sessão ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Gurupi ocorreu na manhã desta terça-feira, 05, e o principal assunto da pauta foi relacionado às proposituras do executivo que dispõem sobre reestruturação administrativa da Prefeitura de Gurupi (01/2019), do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (IPASGU) (02/2019) e do Instituto de Previdência Social do Município de Gurupi (GURUPIPREV) (Projeto de Lei Complementar 01/2019).

Logo no início da sessão após a leitura das referidas propostas de Leis, o vereador Sargento Jenilson (PRTB) solicitou que os projetos fossem analisados em plenário antes de serem encaminhados ás comissões temáticas da Casa, e que não fossem analisados em caráter de urgência urgentíssima.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Wendel Gomides (PDT), explicou que “como os projetos não chegaram a serem lidos na sessão extraordinária do mês de janeiro, e foi pedido para que seguissem trâmite normal, mesmo que no texto do PL seja solicitado em análise no rito “urgente urgentíssimo”, entrando em pauta hoje, segue rito normal, sendo encaminhados as comissões para análise”.

O vereador Valdônio Rodrigues (PSB), se posicionou favorável ao projeto de Lei "desde que o reajuste no salário seja estendido a todos os servidores". Já o vereador Sargento Jenilson, manifestou posicionamento contrário ao PL. Os demais vereadores ainda não se posicionaram e vão aguardar análise das comissões. O presidente da comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, André Caixeta,  garantiu que as propostas serão minuciosamente analisadas e que irá convocar o procurador do município, secretária de administração, contadores e representantes dos sindicatos dos servidores que venham debater as propostas nas reuniões das comissões. 

As proposituras foram lidos e seguirão para serem analisadas pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização, e de Legislação, Justiça e Redação Final.

ENQUADRAMENTO DE SERVIDORES

 Dentre os requerimentos aprovados na manhã de hoje, está o do vereador Sargento Jenilson, destinado ao prefeito Laurez Moreira solicitando o enquadramento dos servidores para pagamento de insalubridade e periculosidade para os servidores não enquadrados.

BRK

O vereador André Caixeta (PSB) solicitou que a BRK, atual empresa responsável pelo saneamento de Gurupi, refaça o recapeamento asfáltico das ruas e avenidas, sempre que for feita a substituição de material de tubulação e mangueira. Conforme o vereador, a empresa estaria recapeando somente a parte cortada da malha de asfalto, prejudicando a estrutura do asfalto, deixando o desregulado e provocando acidentes.

Confira a pauta completa da sessão desta terça NESTE LINK

A próxima sessão ordinária acontece nesta quarta-feira, 06, ás 09h no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, na Câmara Municipal de Gurupi.

Ataíde Leiteiro cobra a pavimentação asfáltica da TO-365 que liga Gurupi ao Trevo da Praia

por Ascom publicado 06/02/2019 10h45, última modificação 06/02/2019 11h04

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 06, o vereador Ataíde Leiteiro (PPS) teve aprovado um requerimento destinado à Secretaria Estadual de Infraestrutura cobrando a pavimentação asfáltica da rodovia TO-365 que liga Gurupi ao Trevo da Praia.

Esta é uma cobrança que o vereador tem feito desde o ano passado. "Visando o beneficio da população que tanto anseia por esta obra e pelas dificuldades que os moradores da região têm enfrentado, pois há anos os moradores daquela região aguardam por este asfalto e sofrem dia a dia com a estrada ruim, a poeira e principalmente em períodos de chuva onde a situação daquela estrada se torna cada vez pior", justificou o parlamentar.

Vereadores apresentam Projetos de Leis e requerimentos que visam atender várias demandas da comunidade gurupiense

por Ascom publicado 06/02/2019 11h40, última modificação 06/02/2019 11h42
04 Projetos de Leis (PL) oriundos do Legislativo foram apresentados na manhã desta quarta, 06, durante a 2ª sessão ordinária deste ano de 2019.
Vereadores apresentam Projetos de Leis e requerimentos que visam atender várias demandas da comunidade gurupiense

Foto: Josy Donato

A vereadora Marílis Fernandes (PDT) apresentou um projeto de Lei sugerindo ao executivo que redija uma propositura para que escolas municipais do ensino fundamental realizem exames médicos para detecção precoce de doenças em alunos, especialmente aquelas que exijam restrições alimentares.  O PL deve ser apresentado pelo executivo, por gerar despesa ao município.

Outra proposta de Lei, esta do vereador Eduardo Fortes (PSDB), trata sobre a obrigatoriedade de identificação dos Profissionais da Saúde nas Unidades de Atendimento de Saúde do Município. Fortes defende que os profissionais deverão portar durante o expediente, crachá com foto, nome, ocupação e/ou especialidade.

Já o PL 23/2019 de autoria do vereador Jair Souza (MDB) tem por finalidade proibir a interrupção no fornecimento de água e energia elétrica por inadimplência do consumidor, as sextas, sábados, domingos e feriados, no âmbito do município de Gurupi.

Dentre os requerimentos votados e aprovados o parlamentar Ataíde Leiteiro defendeu agilidade para que se faça o asfalto da rodovia TO-365, que liga Gurupi ao Trevo da Praia, em matéria que será encaminhada à Secretaria de Infraestrutura do Estado.

Zezinho da Lafiche (PROS) solicitou ao secretário de saúde do município que disponibilize atendimento médico oftalmológico por no mínimo duas vezes mensais nas unidades básicas de saúde.

Dentre as indicações feitas ao executivo municipal, o vereador Ivanilson Marinho sugeriu a criação de um Centro de Referências para combate e tratamento da Hanseníase em Gurupi.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 12, terça-feira, ás 09h no plenário da Casa de Leis Gurupiense.

César da Farmácia defende criação da “Semana da Consciência Negra”

por Ascom publicado 08/02/2019 12h41, última modificação 08/02/2019 12h41
O requerimento foi apresentado e aprovado por unanimidade na sessão da última quarta-feira, 06.
César da Farmácia defende criação da “Semana da Consciência Negra”

Foto: Josy Donato

A proposta do vereador César da Farmácia (DEM) é que a Semana da Consciência Negra seja realizada no mês de novembro, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra em todo o Brasil.

“Na semana da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela cultura africana”, observou o parlamentar.

 

Da assessoria do ver. César da Farmácia. 

Setor Bela Vista recebe 5° edição do projeto Atleta do Amanhã com o Torneio do Ver. Eduardo Fortes

por Ascom publicado 12/02/2019 09h05, última modificação 12/02/2019 09h04
Em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte, Cooperfrigu Foods e empresas privadas o projeto social ‘Atleta do Amanhã’ realizou neste último domingo, 10, o grande torneio no setor Bela Vista, em Gurupi.
Setor Bela Vista recebe 5° edição do projeto Atleta do Amanhã com o Torneio do Ver. Eduardo Fortes

Foto: Rafael Rafiuski

O projeto social Atleta do Amanhã é idealizado pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), promovido nos bairros da cidade desde do início do seu mandato parlamentar, onde mobiliza e incentiva dezenas de jovens na cidade com o esporte amador, que vem despertando paixão, sendo uma das apaixonantes modalidades esportivas para bairros mais distantes.

O torneio Atleta do Amanhã contou com a participação de 16 times masculino, equipes amadoras em confronto de ‘mata-mata’. Cada partida teve uma duração de 10 minutos, conforme as regras do Regulamento Geral do torneio.

Os times, União e Boleiros de Elite realizaram a abertura do evento. A disputa entre os times masculino ocorrerão durante o dia todo. São eles; Boleiros de Elite, Alvorada I, Força real, Madri F.J, Tadim de nós, Bela Vista, Os Meninos do Bela, Boa Vista, União, Estrelas de Aço, Amigos da TL, Cooperfrigu I, Os Veteras, Los Hermanos, Cooperfrigu II e Vila São José.

O time Os Veteras foi o campeão do torneio, levando a premiação de R$ 1.000,00 (mil reais), troféu e kit churrasco. E o segundo colocado ficou para o time Madri F.J, que recebeu troféu, R$ 300,00 (trezentos reais em dinheiro) e kit churrasco da Cooperfrigu.

Além das premiações, o torneio reconheceu durante as partidas o jogador, Artilheiro da final (Pablo Silva do time Madri F.J) e Goleiro da final menos vazado (Sirley, conhecido como Boi, do time Os Veteras).

O apoio do parlamentar Eduardo Fortes foi de encontro às necessidades dos times para realização da competição.

“Gurupi tem vários times de futebol que necessita de atenção e sempre tentamos ajudar de alguma forma juntamente com nossos parceiros. Todos os jogadores que participaram estão de parabéns. O projeto Atleta do Amanhã busca na iniciativa uma oportunidade de lazer e potencial desenvolvimento físico-técnico entre os competidores”, concluiu Eduardo Fortes.

Fernanda Dias-Ascom/Ver. Eduardo Fortes

Proibição do consumo de bebidas alcoólicas, retirada de veículos abandonados das ruas estão entre os assuntos tratados na sessão dessa terça

por Ascom publicado 12/02/2019 12h59, última modificação 12/02/2019 12h59
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12, foram apresentados requerimentos e Projetos de Lei relevantes para comunidade.
Proibição do consumo de bebidas alcoólicas, retirada de veículos abandonados das ruas estão entre os assuntos tratados na sessão dessa terça

Foto: Josy Donato

Por: Joana Darc-Ascom/CMG

Dentre os Projetos de Leis apresentados, o PL 021/2019 de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) visa proibir o consumo de bebidas alcoólicas no interior das lojas de conveniências, bem como nas dependências dos postos de combustíveis de Gurupi.  Conforme Jenilson, o objetivo não é proibir a venda, somente o consumo dentro das dependências, visando reduzir, por exemplo, atos de violência.

 “As lojas de conveniência dos postos de combustível vendem livremente, com pouca ou nenhuma fiscalização, bebidas alcoólicas de todos os tipos, tornando se de alguns anos pra cá, ponto de encontro de jovens, muitos deles menores de 18 anos”.

Já o parlamentar Jair Souza (MDB), levou a plenárias duas propostas de Lei, uma trata sobre a retirada de veículos e objetos abandonados nas vias públicas do município e a outra pretende autorizar o Poder executivo a realizar a construção e instalação da Casa de Velório Municipal.

“O Projeto acolherá principalmente, moradores carentes de Gurupi, que não possuem condições financeiras para arcarem com as despesas de um velório em ambiente particular”, explicou Jair Souza.

Requerimentos

O presidente da casa o vereador Wendel Gomides (PDT), apresentou o requerimento para a construção de uma nova rodoviária de Gurupi, o mais breve possível, “pois já esta defasada, não tendo estrutura, para receber os ônibus que ali fazem linha, acrescentou ainda que esse é um sonho da população gurupiense”.

AGL

O vereador Cesar da Farmácia (DEM) solicitou a Secretaria Municipal de Cultura, que disponibilize uma sala para a Academia Gurupiense de Letras (AGL), ao termino da obra Mauro Cunha. “Atualmente a AGL encontra-se sem sede própria, pela sua importância cultural, para que os membros desta entidade possam dar continuidades aos trabalhos que tanto enriquecem a cultura da nossa cidade”, justificou.

Olho na bomba

Sargento Jenilson (PRTB) em pauta solicitou que seja feita a cooperação entre os órgãos promotores (Goiás-Tocantins) para implantação do aplicativo “olho na bomba”. “Assim através dessa ferramenta, o consumidor terá acesso à informação atualizada dos valores cobrados pelos revendedores, além de traçar rotas para qualquer destino do Estado de Goiás e receber informações sobre os postos existentes no caminho dos preços baixos e altos”, explicou o vereador.

A próxima sessão ordinária acontece nesta quarta-feira, 13, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi.

Ivanilson Marinho pede revogação parcial da resolução 235 que inclui ensino identidade de gênero nas escolas do Tocantins

por Ascom publicado 13/02/2019 13h25, última modificação 13/02/2019 14h07
O vereador Ivanilson Marinho (MDB) repercutiu durante sessão ordinária desta terça, 13, na Câmara Municipal de Gurupi a ação do Conselho Estadual de Educação do Tocantins que aprovou a inclusão do ensino da ideologia de gênero na grade curricular do ensino infantil e fundamental das escolas do estado.
Ivanilson Marinho pede revogação parcial da resolução 235 que inclui ensino identidade de gênero nas escolas do Tocantins

Foto: Cristhielly Marinho

Ivanilson Marinho protocolou na manhã de hoje requerimentos que foram inclusos na pauta da sessão ordinária desta quarta, solicitando a revogação parcial da resolução 235/2018, especialmente o art. 72 e dispositivo encontrado na parte final do §2°, do Art. 16, citado, que regula a educação sexual focada também na ideologia de gênero. Conforme Marinho a resolução “é uma clara violação aos princípios e direito da família na educação dos filhos e dos valores, bem como destoa da verdadeira Educação, que é a formação estudantil somado a formação do caráter do aluno, que nada relaciona com a política de ideologia de gênero”, fundamentou.

Para o vereador, assuntos relacionados à educação sexual devem ser tratados em casa. O parlamentar, que desde o início de seu mandato se posicionou e luta contra o ensino da ideologia de gênero nas escolas, disse que a publicação da resolução contraria a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017, com exclusão de conteúdo referente à ideologia de gênero. “Conforme Ivanilson Marinho. "A  reinclusão desse tema é um retrocesso, se quisermos ver meninos e meninas felizes desde a infância, a primeira regra que temos que respeitar é a da natureza. Sem uma base saudável, como podemos garantir aos nossos filhos um desenvolvimento equilibrado", questionou o parlamentar.  

Marinho apresentou dois requerimentos, um direcionado a Secretaria Estadual da Educação do Estado do Tocantins e outro direcionado ao Governo do Estado. As matérias foram aprovadas por unanimidade, contou com a subscrição de 12 dos 13 vereadores, e serão encaminhados aos respectivos destinatários.

“Infelizmente esses conteúdos relacionados à educação sexual, e ideologia de gênero visam colocar na cabeça da criança que ela pode escolher o sexo que ela quiser, então parabenizo a propositura do colega vereador e acredito que temos que ir adiante e lutar pelas nossas famílias”, disse o vereador André Caixeta.

Ataíde Leiteiro sugeriu que a Câmara Municipal de Gurupi mobilize igrejas, a população, as Câmaras da região sul a se unirem contra a resolução. “ Essa luta do Ivanilson é desde 2015 e nós como representantes da comunidade devemos sim provocar essa discussão e promover uma mobilização para impedir que essa resolução vá adiante”.

O Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins, foi publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, 11.

Cristhielly Marinho: Ascom Ver. Ivanilson Marinho

Câmara debate resolução do Conselho Estadual de Educação que faz menção de incluir os temas de gênero e orientação sexual nas escolas do Tocantins

por Ascom publicado 13/02/2019 14h25, última modificação 13/02/2019 15h33
O Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins, foi publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, 11.
Câmara debate resolução do Conselho Estadual de Educação que faz menção de incluir os temas de gênero e orientação sexual nas escolas do Tocantins

Imagem: Josy Donato

Ascom/CMG

O assunto foi levantado durante a sessão ordinária desta quarta, 13, depois que o vereador Ivanilson Marinho (MDB) apresentou requerimentos destinados à Secretaria de Educação do Estado do Tocantins e outro direcionado ao Governo do Estado solicitando a revogação do artigo 72 e dispositivo encontrado na parte final do §2°, do artigo 16 da resolução 235/2018, que regula a educação sexual focada também na ideologia de gênero.

O vereador lembrou que em 2015 iniciou junto com vários segmentos religiosos, representantes da sociedade gurupiense, e das escolas municipais, uma luta contra a implantação do ensino da educação sexual e identidade de gênero nas escolas do município de Gurupi. “Quem é pai, mãe sabe muito bem do risco e da confusão que isso pode causar na mente de uma criança do ensino básico”, observou o vereador.

O requerimento foi aprovado e subscrito por todos os vereadores. Ataíde Leiteiro sugeriu que a Câmara Municipal de Gurupi mobilize igrejas, a população, as Câmaras da região sul a se unirem contra a resolução. “ Essa luta do Ivanilson é desde 2015 e nós como representantes da comunidade devemos sim provocar essa discussão e promover uma mobilização para impedir que essa resolução vá adiante”.

O vereador Sargento Jenilson, disse que defende “uma educação integral e respeitosa a todos da comunidade educacional, que elaboram e usam da Educação Pública em nosso Estado”, mas que acredita ser “totalmente precoce a apresentação do requerimento, e a posição do vereador em dizer que é totalmente perniciosa, então por isso que acho que é um pouco precoce essa avaliação e não contribuí na aprovação”, opinou.

Outros assuntos

O vereador Sargento Jenilson (PRTB) Projeto de Lei 19/19 que visa institui a Operação Balada Segura em Gurupi. Segundo o parlamentar, o intuito do projeto é realizar de forma integrada e contínua, as ações de fiscalização e de educação, em especial ao combate à alcoolemia no trânsito, em locais e horários de maior incidência de acidentalidade.

Conforme a propositura, a coordenação-geral destas ações ficarão sob o comando do Departamento Municipal de Trânsito (DMTS).

 “A proposta segue o modelo implantado no Rio Grande do Sul em 2012. A capital do Tocantins, Palmas, também aderiu a esta iniciativa por constatar a redução dos números de alcoolemia no trânsito”, explicou. Para o vereador, o projeto visa a mudança comportamental no trânsito promovendo a preservação de vidas.

Requerimentos e indicações

Dentre os requerimentos votados e aprovados o vereador Jair Sousa (MDB), solicitou para que sejam estabelecidas normas para atendimento de idosos, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gurupi, devido às queixas da chamada eletrônica, método utilizado atualmente para chamar as pessoas para o atendimento da triagem e consulta.

Já Eduardo Fortes (PSDB) teve aprovado um requerimento  com o intuito de que creches do município disponibilize também atendimento no horário noturno.  Para Fortes a ampliação do horário de atendimento e adaptação das creches para esse tipo de atendimento facilitará o acesso dos estudos escolares e técnicos dos pais e responsáveis do município de Gurupi.

A vereadora Mirian Lustosa (MDB) solicitou por meio de requerimento a realização de estudos para viabilizar a implantação de iluminação na zona suburbana às margens da rodovia que liga o centro da cidade ao centro administrativo municipal passando em frente Cemitério São José.

Vereador Jair Souza solicita a construção da Casa de Velórios Municipal

por Ascom publicado 13/02/2019 14h32, última modificação 13/02/2019 14h32
Projeto de Lei (PL) visa atender pessoas carentes da comunidade de Gurupi.
Vereador Jair Souza solicita a construção da Casa de Velórios Municipal

Foto: Josy Donato

Em Projeto de Lei apresentado durante a sessão desta terça-feira,12, o vereador Jair Souza (MDB) solicitou que o Poder Executivo construa uma Casa destinada para a realização de velórios.
Segundo o PL 025/2019, a Casa de velório Municipal em Gurupi, tem a finalidade de atender as pessoas carentes de Gurupi, que não possuem condições financeiras para arcar com as despesas de um velório em ambiente particular.
A propositura define ainda, que caberá a Secretária do Trabalho e Assistência Social do município coordenar a prestação de serviços a ser oferecida pela unidade a ser construída em área a ser escolhida pela prefeitura.
Para Jair, a população gurupiense merece respeito e cidadania na consolidação dos direitos sociais. “Em uma democracia como a nossa, temos que conscientizar as pessoas para que cobrem, reivindiquem e pressionem não somente o Poder Público Municipal, como a sociedade como um todo, fazendo valer os direitos de cada cidadão. E é justamente por este motivo, que na condição de legislador e legitimo representante do povo gurupiense na Câmara Municipal, entendo que somente através do império da Lei, os direitos dos cidadãos serão protegidos”, destacou o vereador.

 

Da assessoria do ver. Jair Souza.

Vereadora Marilis Fernandes solicita a inserção de placas de atendimento prioritário com o símbolo mundial do autismo.

por Ascom publicado 14/02/2019 13h20, última modificação 14/02/2019 13h27
A solicitação feita via requerimento foi aprovado por unanimidade.
Vereadora Marilis Fernandes solicita a inserção de placas de atendimento prioritário com o símbolo mundial do autismo.

Imagem: Josy Donato

A vereadora apresentou na sessão da Câmara de Gurupi no início deste mês, via requerimento ao Governador do Estado Mauro Carlesse e indicação ao prefeito municipal Laurez Moreira, solicitação onde requer a colocação de placas de atendimento prioritário com o símbolo mundial do autismo.

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista,  é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações  na comunicação, na interação social e no comportamento.

A pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, conforme o art. 1º, § 2 da Lei 12.746/12.

Para Marilis Fernandes, (PDT), “muitas crianças autistas quando estão em bancos, ou em repartição pública ou privada são vistas como mal educadas por serem ágeis e algumas vezes estarem agitados, é importante que essas placas com o símbolo mundial do autismo sejam inseridas, para garantir o direito ao atendimento prioritário dessas pessoas, sejam crianças ou adultos, da mesma maneira que qualquer outra pessoa caracterizada com deficiência,” defende a vereadora. 

Por Elôina Matos-Ascom ver. Marilis Fernandes.

Vereadora Mirian Lustosa desenvolve projetos sociais voltados a atender comunidade gurupiense

por Ascom publicado 15/02/2019 11h10, última modificação 15/02/2019 11h14
Projetos como solidariedade na Lata, Bazar Solidário e Amigos do Meio Ambiente são ações desenvolvidas pela vereadora antes mesmo de conquistar uma cadeira no legislativo em Gurupi.

Por: Dóris Barros- Assessoria de Imprensa Mirian Lustosa

Para desenvolver o Projeto Solidariedade na Lata, a parlamentar Miriam Lustosa (MDB) distribui pontos de coletas em diversos comércios da cidade para recolher latinhas de alumínio. “Esses materiais são vendidos e o dinheiro arrecadado ajuda em parte na reformar e/ou adquirir cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas, muletas, dentre outros”, explicou.

As cadeiras de rodas, muletas e cadeiras de banho as mesmas são emprestadas ao usuário pelo período em que os mesmos estiverem necessitando, após este tempo de uso os referidos objetos são devolvidos ao gabinete e em seguida emprestados a outra pessoa que necessitar.

De acordo com uma das beneficiadas pelo projeto Solidariedade na Lata afirma que, “essa cadeira de banho que consegui para que meu sogro usasse nos ajudou bastante, foi de grande serventia, realmente esse projeto é maravilhoso” disse à senhora Maria da Guia Silva.

Bazar Solidário

O Bazar Solidário é feito com arrecadações e vendas de roupas e acessórios, o dinheiro também é revertido para as ações solidárias voltada a várias pessoas da comunidade tais, como pessoas doentes, idosos,  acamados, crianças ou qualquer individuo em situação de risco ou de vulnerabilidade.

Amigo do meio ambiente

O objetivo de Mirian Lustosa é plantar cerca de 1150 mudas de plantas nativas e paisagismo (ipês, oiti, jatobá...) e frutíferas (caju, manga, graviola, acerola...) dentre outras, até o ano de 2020. As mudas são plantadas em espaços públicos como praças, canteiros centrais das ruas de Gurupi, e também doadas para a comunidade.

A dona de Casa Teresa Rocha de 72 anos, cuida com orgulho de uma muda de ipê plantada em frente a casa onde reside. “cuido dessa planta com muito amor, molho e espero ver ela grande, e poder descansar em sua sobra ” disse.

De acordo com a Vereadora, quem se interessar em colaborar com os projetos como doações de roupas, calçados, também com latinhas, pode entrar em contato em nosso gabinete na Câmara Municipal de Gurupi. Por meio do telefone, (63) 98496 – 5133, e e-mail, ver.mirianlustosa@gmail.com “Acredito que a solidariedade é algo que nos transforma como pessoa”, expressou Lustosa. 

Valdônio Rodrigues cobra conclusão asfáltica em bairros de Gurupi

por Ascom publicado 19/02/2019 09h14, última modificação 19/02/2019 09h14
Foram apresentadas no Plenário da casa solicitações direcionadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura cobrando a conclusão asfáltica dos setores Jardim dos Buritis e residencial Daniela.
Valdônio Rodrigues cobra conclusão asfáltica em bairros de Gurupi

Arquivo

A pavimentação asfáltica é uma das principais bandeiras do vereador Valdônio Rodrigues (PSB). De acordo com o parlamentar, trata-se de uma justa e oportuna reivindicação dos moradores que residem naquela localidade e que há anos anseiam por esse benefício que, certamente vai influenciar na melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

 “Esse dois são setores que eu conheço há muitos anos ficam próximo ao Parque dos Buritis e do Sol Nascente (que já são pavimentados), mas infelizmente várias ruas ainda são de terra, então é uma reivindicação que os moradores lutam constantemente”, disse o parlamentar.  

O vereador argumentou ainda que há seis anos consecutivos faz requerimentos, todos aprovados por unanimidade, pedindo a conclusão da pavimentação asfáltica desses bairros que são populosos e carentes dessa infraestrutura.

Além disso, segundo o vereador as obras de pavimentação contemplaram com execução total, poucas ruas dos setores citados. “O jardim dos Buritis possui cerca de 80% das ruas asfaltadas e o setor Residencial Daniela menos de 50%”, observou Rodrigues.

Para o parlamentar, a conclusão do asfaltamento contribuirá para a valorização dos imóveis da localidade, bem como proporcionará conforto, bem-estar, melhor qualidade de vida e saúde a população. 

Da assessoria do ver. Valdônio Rodrigues.

Sargento Jenilson intensifica fiscalização em obras do município

por Ascom publicado 19/02/2019 09h51, última modificação 19/02/2019 09h51
Sargento Jenilson intensifica fiscalização em obras do município

arquivo

Sabendo da sua obrigação como vereador regido no Artigo 2º e 31 da Constituição Federal que o designa como fiscalizador em âmbito municipal.

Atualmente no município cerca de vinte e cinco obras estão em andamento, às mesmas são visitadas periodicamente pelo gabinete do parlamentar Sargento Jenilson (PRTB), as fiscalizações são registradas com fotos e divulgadas em suas redes sociais para conhecimento de toda a população.

“Estamos fiscalizando todas as obras públicas da cidade de Gurupi desde o início do nosso mandato, para garantir que os recursos sejam bem aplicados e as obras já não atrasem mais do que já estão, ou provoquem novos prejuízos para os cofres e o atendimento da comunidade. Precisamos da ajuda da sociedade, acompanhando e enviando registros de fotos pelo nosso whatsap no: 9-8415-0001. Assim vamos construir uma Gurupi melhor.” Ressaltou Sargento Jenilson.

Por: Lucas Carvalho-Ascom ver. Sargento Jenilson.

Aviso de licitação

por Ascom publicado 19/02/2019 11h50, última modificação 19/02/2019 11h51

A Câmara Municipal de Gurupi, por meio da Comissão de Licitação, informa que realizará no dia 08 de março duas licitações na modalidade pregão presencial para contratar empresa para gerenciar o abastecimento, implantação e operação de sistema de informatizado e integrado com utilização de cartões magnéticos via web, que permita a aquisição de combustíveis, por meio de uma rede postos credenciados para atender a frota de veículos desta Casa de Leis. E também para o gerenciamento de manutenção preventiva e corretiva com fornecimento de peça/equipamentos e acessórios, serviços de mecânica em geral, compreendendo orçamento dos materiais e serviços especializados.

Mais informações na Câmara Municipal Gurupi, por telefone 3315-1818 ou via e-mail:  cplgpi2015@outlook.com. 

Acesse os editais  NESTE LINK.

Vereadores participam de cerimônia oficial de recepção de boas-vindas aos alunos do colégio militar de Gurupi

por Ascom publicado 20/02/2019 11h59, última modificação 20/02/2019 11h59
Na manhã dessa quarta-feira, 20, foi inaugurada oficialmente a unidade VII do Colégio Militar de Gurupi, instalado na Escola Costa e Silva.
Vereadores participam de cerimônia oficial de recepção de boas-vindas aos alunos do colégio militar de Gurupi

Foto: Josy Donato

Por Ascom/CMG

A solenidade aconteceu no pátio do 4º Batalhão da Polícia Militar. A instituição é uma reivindicação da sociedade, feito por meio de requerimentos dos vereadores da casa, sendo que a vereadora Marilis Fernandes (PDT), desde 2013 vem apresentando solicitações ao Governo do Estado, “A instalação do colégio é um grande presente para Gurupi, tenho certeza que trará inúmeros benefícios para as crianças e jovens da nossa cidade”.

O vereador Sargento Jenilson (PRTB) também apresentou requerimentos, no mesmo sentido. Durante a solenidade, a secretária Estadual de Educação, Adriana Aguiar, lançou o curso do Ensino Médio Técnico em Música, que será realizado em parceria entre a Seduc e a Polícia Militar. O curso contemplará alunos do ensino médio e será ofertado inicialmente, a uma turma de 30 estudantes.

No colégio serão disponibilizadas aos estudantes as modalidades do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, no período integral, contando com 462 alunos matriculados. Será dirigida pelo capitão Tiago do Nascimento Alves de Paula, indicado pelo comandante geral da Polícia Militar Jaizon Veras.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal Wendel Gomides (PDT) e os vereadores André Caixeta (PSB), Cláudio do Trevo (PSB), César da Farmácia (DEM), Eduardo Fortes (PDB), Ivanilson Marinho (MDB), Jair Souza (MDB), Miriam Lustosa (MDB), Marilis Fernandes (PDT), Sargento Jenilson (PRTB) e Zezinho da Lafiche (PROS).

Aprovado por unanimidade requerimento do vereador Wendel Gomides solicitando construção de um novo terminal rodoviário em Gurupi

por Ascom publicado 20/02/2019 12h05, última modificação 21/02/2019 09h40

Da Assessoria do Ver. Wendel Gomides

Wendel Gomides (PDT) apresentou em plenário no último dia 12 deste mês, o requerimento de nº 379/2019, em que reivindica ao governador do Estado, a construção de um novo terminal rodoviário no município de Gurupi.

O pedido foi feito em caráter de urgência, pois conforme Gomides esse é um anseio antigo da comunidade Gurupiense. “Sabemos que a rodoviária atual já não comporta mais a demanda de Gurupi, visto que sua estrutura antiga se encontra em péssimas condições”.

Gomides observou ainda que o fluxo de viajantes para o embarque e desembarque é grande, e que na maioria das vezes muitos ônibus precisam aguardar um sair outro entrar, ficando uma situação desconfortável, gerando atrasos, dentre outros transtornos para os usuários dos serviços do terminal rodoviário.

Após votado e aprovado, o requerimento foi encaminhado ao Poder Executivo Estadual.  

 

Projeto visa obrigar concessionária a instalar bloqueador de ar nas residências de Gurupi e outro pretende instituir o Programa Bolsa Atleta

por Ascom publicado 20/02/2019 13h05, última modificação 20/02/2019 13h05
As propostas de Lei foram lidas na manhã desta quarta, 20, e encaminhadas às comissões temáticas da Casa para serem analisados.

Por Josy Donato/Ascom CMG

O PL   015/2019 tem por finalidade obrigar empresas concessionárias a instalar bloqueador de ar na tubulação das residências dos consumidores que manifestarem interesse em ter esse equipamento. A propositura foi elaborada pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB) e caso aprovado, esses equipamentos poderão ser instalados mediante solicitação dos usuários dos serviços de abastecimento de água, antes ou depois do hidrômetro de suas residências.

Jenilson defende que essa é uma forma de promover aos consumidores a escolha de pagar um valor justo pelo consumo da água, pois o processo de distribuição desse serviço seria feito sob pressão, bombeada por ar, acumulando ar junto com a água dentro das tubulações. “O que não podemos aceitar é o fato de que o consumidor pague por este ar, como se água fosse e no preço desta, uma vez que o ar representa, pelo menos, cerca de 20% a 30% do consumo cobrado pelas distribuidoras”, argumentou.

O parlamentar explicou que a instalação do equipamento bloqueador de ar impede que o consumidor pague urna conta com acréscimo financeiro por algo que não consumiu, visto que o cálculo para a cobrança da taxa de esgoto é feito com base no consumo de água, que seria adulterado com a entrada de ar.

Bolsa Atleta

A propositura Nº 03/2019 é de autoria do vereador Eduardo Fortes (PSDB) e almeja instituir uma bolsa destinada a beneficiar atletas amadores de Gurupi que forem participar de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com valor mínimo de R$ 100,00 e máximo de R$ 1.000 reais. Esses valores, conforme a proposta, poderão ser pagos para atletas individuais ou grupo, mensalmente ou eventualmente.

Dentre os requisitos para pleitear a bolsa atleta estão: ter no mínimo 08 anos de idade, possuir cadastrado na Secretaria Municipal de Juventude e Esportes; estar em plena atividade esportiva; ter participado de competição esportiva em âmbito municipal, estadual, ou internacional, dentre outros.

“o direcionamento do anteprojeto de lei é voltado a atender desportistas e seus técnicos, nas modalidades individual ou coletiva e, dessa forma, auxiliar os talentos esportivos locais, que levarão o nome da cidade, seja na região, estado, país ou até mesmo em competições internacionais”, justificou o vereador.

Os projetos podem ser lidos na íntegra no LINK

Vereador Zezinho da Lafiche apresenta requerimento solicitando iluminação pública nas marginais da BR-153

por Ascom publicado 21/02/2019 10h42, última modificação 21/02/2019 10h42
Nesta semana, o vereador Zezinho da Lafiche (PROS) apresentou durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Gurupi, um requerimento que solicita a iluminação pública nas paralelas que ficam as margens da BR-153, saída sul. As marginais dão acesso aos bairros Jardim das Bandeiras e Residencial Madrid.
Vereador Zezinho da Lafiche apresenta requerimento solicitando iluminação pública nas marginais da BR-153

Foto: Régis Caio

Por Régis Caio-Assessoria de Imprensa/Zezinho da Lafiche

Os moradores da região reclamam que no decorrer da noite o trajeto fica perigoso, devido a falta de iluminação nas duas vias. “Eu que estudo a noite fico com medo de percorrer por este local, corro risco de ser assaltada e de sofrer um acidente”, disse Ana Paula Matos, moradora do Residencial Madrid.

No requerimento, o vereador Zezinho da Lafiche solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) a iluminação na localidade. “Iluminação Pública é essencial para a qualidade de vida dos moradores, além de trazer maior segurança, facilita o tráfego de pessoas, veículos e demais meios de transportes, evitando acidentes”. Destacou o vereador.

Aviso de licitação para contratar empresas de serviços de contabilidade e de arquitetura

por Ascom publicado 22/02/2019 09h20, última modificação 22/02/2019 19h16
A Câmara Municipal de Gurupi, por meio da Comissão de Licitação, comunica que está aberto dois processos licitatórios para contratação de empresas especializadas para prestação de serviços.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

O primeiro ocorrerá no dia 07 de março, ás 9h no plenarinho da Câmara Municipal de Gurupi, na modalidade carta convite do tipo menor preço global e tem por finalidade contratar empresa para desenvolvimento do Projeto Básico de Arquitetura e Projetos complementares para futura execução da obra de construção do Prédio desta Casa de Leis.

O outro ocorrerá no dia 12 de março, ás 9h, no mesmo local, na modalidade tomada de preço, do tipo menor preço por item, para contratar empresa de prestação de serviços de profissionais de contabilidade pública para o Fundo Especial da Câmara Municipal.

O edital pode ser acessado NESTELINK. Mais informações podem ser solicitadas via e-mail no endereço eletrônico cplgpi2015@outlook.com, pelo telefone 3315-1818 ou no endereço do Poder Legislativo Gurupiense na Avenida Goiás, 2.880.

Caixeta solicita calçamento nas margens da avenida Dueré

por Ascom publicado 22/02/2019 12h10, última modificação 22/02/2019 19h28
Foi apresentado em plenário o requerimento do vereador André Caixeta pedindo ao Secretário de Infraestrutura a construção de calçamento nas margens da Avenida Dueré em Gurupi.

 

O parlamentar André Caixeta (PSB) solicita que se faça a construção do calçamento devido à falta de local adequado para realizar atividade física especificamente “caminhada”. A obra será feita ás margens da Avenida Dueré TO374, saindo da perimetral Oeste, se estendendo até ao Loteamento Parque das Águas, nas proximidades do Pesque Pague Tambaqui.

“Atualmente a população realiza a passagem em estradas e rodovias, aumentando o risco de acidentes, razão pela qual a realização da construção do calçamento na referida localidade possibilitará uma adequada via de acesso e passagem a todos os pedestres” destacou o vereador.

Com a construção do calçamento, Caixeta, diz que reduzirá e evitará formações de lamaçais, além de diminuir poeira, na ausência de chuvas, além de contribuir para melhor qualidade de vida e saúde dos moradores da região, possibilitando prática de caminhadas ao ar livre e corrida e proporcionar aos transeuntes e veículos, devido o trânsito pesado de automotores pequenos e de caminhões naquela via, uma maior mobilidade e escoamento, do tráfego de automóveis, pedestres e ciclistas.

Por Assessoria do Ver André Caixeta

Nota de pesar

por Ascom publicado 23/02/2019 21h34, última modificação 23/02/2019 21h34
Câmara Municipal de Gurupi lamenta a perda do ilustre Ney Luz

O Presidente do Poder Legislativo, Wendel Gomides, em nome de todos os Vereadores e funcionários, manifesta o profundo pesar pelo falecimento de Ney Luz e Silva,72 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 23, em Goiânia.

Figura importante na história da nossa cidade, foi um dos grandes contribuintes para a política, deixando um legado marcado pelo respeito, amor e dedicação à família e amigos.

Aos seus familiares, amigos, nossas sinceras condolências. Reiterando que está Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar, aqui manifestamos nosso profundo respeito.

O corpo será velado no Plenário, horário ainda não divulgado.

 

César da Farmácia requer implantação de restaurantes populares em Gurupi

por Ascom publicado 26/02/2019 11h03, última modificação 26/02/2019 11h03
Com a implantação do restaurante os trabalhadores e universitários terão acesso a alimentação de qualidade a um preço acessível. Requerimento do vereador César da Farmácia é aprovado por unanimidade em plenário.

Na última sessão da Câmara Municipal de Gurupi, quarta feira, 20, o vereador César da Farmácia teve o requerimento nº 327/2018, de sua autoria, aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes. No requerimento o vereador solicita ao Secretário Municipal de Assistência Social, Silvério Taurino da Rocha Moreira, a implantação de restaurantes populares em Gurupi. 

De acordo com o vereador César a implantação do restaurante popular beneficiaria principalmente os funcionários que trabalham longe de suas residências e não conseguem ir almoçar em casa. “Os trabalhadores acabam levando a marmita para o serviço e consumindo o alimento requentado ou até frio, muitas vezes prejudicando sua saúde. Mesmo com o auxilio refeição fica pesado para o orçamento da maioria deles almoçarem em restaurantes convencionais”, comenta.

No requerimento o vereador justifica que a implementação dos restaurantes amplia a oferta de refeição balanceada a um preço acessível. “Os trabalhadores estariam consumindo uma alimentação saudável por um custo médio de R$ 3,00” afirmou.

Da assessoria do ver. César da Farmácia

Presidente da Câmara de Gurupi declara ponto facultativo durante carnaval

por Ascom publicado 27/02/2019 09h40, última modificação 28/02/2019 07h43
O atendimento normal retornará na quinta-feira, dia 07.
Presidente da Câmara de Gurupi declara ponto facultativo durante carnaval

montagem

Por Josy Donato/Ascom

O presidente desta Casa de Leis, Wendel Gomides (PDT) assinou na manhã desta terça, Ato da Presidência declarando ponto facultativo nos dias 01, 04 e 06, (sexta-feira, segunda e quarta), para os servidores da Câmara Municipal de Gurupi, devido às festividades de carnaval.

“O expediente normal retorna na quinta-feira, 07, considerando que em todo o país os órgãos públicos dão essa opção para os servidores aproveitarem às festas e manter as tradições comuns à época”, disse Gomides e aproveitou para desejar bom feriado a todos os gurupienses.

Eduardo Fortes propõe criação de creche noturna em Gurupi

por Ascom publicado 28/02/2019 09h25, última modificação 28/02/2019 09h25
Eduardo Fortes propõe criação de creche noturna em Gurupi

Foto: Fernanda Dias

A creche noturna é uma prática que já funciona no Brasil e, foi pensando nas dificuldades de muitos pais e mães, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou recentemente em Sessão Ordinária a viabilização da alteração de horário de atendimento nas creches municipais para funcionamento em horários noturno, para facilitar os estudos escolares e técnicos.

O pedido do parlamentar é uma Indicação n° 012/2019 reforça atender as necessidades de muitos pais e mães que desejam retornar aos estudos ou que necessitam gerar o sustento de seus filhos, e não conseguem adequar seus horários ao da creche.

O vereador lembra que o mercado de trabalho há tempos mudou e hoje muitas mulheres estão na linha de frente, trabalhando em horários diferenciados, nos períodos vespertino e noturno.

“Nem todos têm parentes, filhos mais velhos ou vizinhos que possam ficar com seus filhos de modo seguro. A ideia pode servir para preencher uma lacuna no oferecimento de um local em que as crianças possam passar o período noturno com segurança, enquanto pais precisam trabalhar ou desenvolver outras atividades”, finaliza Eduardo Fortes.

 

Por: Fernanda Dias Assessoria de Imprensa-ver. Eduardo Fortes

Contas públicas do ano de 2012 do município de Gurupi devem ser julgadas nos próximos 60 dias

por Ascom publicado 28/02/2019 11h10, última modificação 28/02/2019 12h14
A apreciação das contas e dos pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) está disponível aos contribuintes municipais que tiverem interesse em consultar.
Contas públicas do ano de 2012 do município de Gurupi devem ser julgadas nos próximos 60 dias

divulgação

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Gurupi disponibilizou aos contribuintes do município de Gurupi para exame e apreciação das contas municipais referentes ao exercício financeiro dos anos de 2011 e 2012, gestão do ex-prefeito Alexandre Abdala.

Os pareceres do processo já estão na Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização (COFF) para análise. Conforme o vereador André Caixeta (PSB), presidente da COFF, explicou que o processo será distribuído aos membros da comissão, que apreciarão os documentos. “Vamos estipular um prazo para essa análise e após isso emitir um relatório e encaminhar ao plenário para votação, onde será decidido pela aprovação ou rejeição das contas”, explicou Caixeta.

Para consultar os pareceres e toda a movimentação, do TCE, referente ao processo acesse: gurupi.to.leg.br/transparencia/contas-publicas-1

Para quem não tiver acesso à internet, o servidor da Câmara Legislativa de Gurupi, Tágori Santiago, ficará a disposição para realizar as consultas junto ao interessado, que deve comparecer na sede do Poder Legislativo Municipal, localizado na Avenida Goiás, nº 2.880, Centro, no período das 07 às 13h.

Licitação para aquisição de suprimentos diversos

por Ascom publicado 28/02/2019 11h15, última modificação 28/02/2019 11h16
Licitação para aquisição de suprimentos diversos

divulgação

A Comissão de Licitação realizará no dia 18 de março, numa segunda-feira, três pregões presenciais na modalidade “menor preço por item”, para aquisição de materiais diversos para a Câmara Municipal de Gurupi.

O primeiro ocorrerá às 08h e tem por finalidade a compra de suprimentos de informática. O segundo será as 09h30 e será destinado a aquisição de matérias de copa e cozinha e ás 11h30 para materiais de expediente.

Os editais completos podem ser solicitados presencialmente na sede da Câmara ou pelo endereço eletrônico cplgpi2015@outlook.com. Mais informações também pelo telefone 3315-1818.

Claudio do trevo reivindica ao chefe da unidade da AGETO, recuperação da rodovia estadual TO-365

por Ascom publicado 07/03/2019 11h50, última modificação 07/03/2019 11h49
O trecho que liga o município de Gurupi ao povoado do trevo da praia, todo ano com a chegada das chuvas sofre desgastes e prejudica que utiliza a rodovia.
Claudio do trevo reivindica ao chefe da unidade da AGETO, recuperação da rodovia estadual TO-365

divulgação

Em requerimento apresentado a câmara municipal de Gurupi no início do mês de fevereiro o vereador Claudio do Trevo reivindica a recuperação da rodovia estadual TO-365, no trecho que liga o município de Gurupi ao povoado do Trevo da Praia.

O vereador ressalta a importância da rodovia principalmente para os estudantes "que precisam passar por este trecho que pelo desgaste ocasionado pela chuva e pelo trafego de veículos perdem vários dias letivos, prejudicando o aprendizado dos mesmos, e também produtores rurais que não conseguem escoar seus produtos tendo muitos prejuízo financeiro".

Com a recuperação o vereador acredita que a população só tem a progredir, melhorando a qualidade de locomoção dos mesmos.

Da assessoria do ver. Claudio do Trevo

Vereadora Miriam Lustosa participa de evento em comemoração ao dia da mulher

por Ascom publicado 08/03/2019 12h45, última modificação 08/03/2019 12h44
O evento foi organizado pela presidência da Casa e contou com café da manhã, sorteios, dia da beleza e palestra com a pastora e professora Nilma Assunção.
Vereadora Miriam Lustosa participa de evento em comemoração ao dia da mulher

Foto: Joana Darc

Na manhã desta sexta feira, 08/03, em comemoração ao dia internacional da mulher, a vereadora Mirian Lustosa MDB, participou das homenagens referentes à data no plenário da Câmara Municipal de Gurupi.  Durante o evento a parlamentar participou da Palestra ministrada pela pedagoga e pastora Nilma Assunção, que explanou sobre o tema, valorização da mulher e feminícidio.

 “Atualmente vivemos uma verdadeira desordem do ser humano, e com a mulher isso não tem sido diferente, mas que a sociedade tem visto que a mulher tem conseguido galgar novos cargos e rumos, perante a sociedade, e que a mulher deixou de ser apenas uma figura feminina dentro de casa, e passou a deliberar e liderar em todos os seguimentos sejam eles organizados ou não” disse a palestrante.

Ainda no evento a vereadora Mirian Lustosa, agradeceu a presença de todos os participantes presentes ao evento, inclusive as mulheres e em seguida promoveu uma brincadeira de autoestima entre os presentes.

 ”Muitas pessoas consideram o 8 de março como uma data em que serve para reconhecer e parabenizar a mulher, mas na verdade esse dia mais é do que isso, devemos ser respeitadas e valorizadas todos os dias e esta data é para nossa reflexão, olharmos para nós mesmas, nós queremos e merecemos muito mais, do que só esse dia, mas que nessa data fique a oportunidade viva de agradecer e parabenizar a todos pela passagem do nosso dia”, finalizou a parlamentar.

 

 

Valdônio Rodrigues solicita estudos para implantação do auxílio alimentação aos servidores municipais de Gurupi

por Ascom publicado 12/03/2019 09h14, última modificação 12/03/2019 09h14
Foram apresentadas no Plenário da casa solicitações direcionadas ao Prefeito Municipal de Gurupi.para implantação do auxílio alimentação a todos os servidores do município.

O parlamentar pediu por meio de requerimento que o prefeito de Gurupi realize estudos com o intuito de contemplar os servidores do município de Gurupi com auxílio alimentação. “Nosso município hoje devido ao limite da folha talvez não consiga aumentar o salário, mas o auxílio alimentação, por não ir em folha, pode ser incluído sem nenhum problema na folha de pagamento para o município”.

Para o vereador, a inclusão desse auxilio Além de demonstrar respeito e valorização pelos colaboradores, irá também beneficiar a economia do nosso município.  

Assessoria ver. Valdônio Rodrigues

Sargento Jenilson cobra esclarecimentos sobre as diárias exorbitantes usadas pelo Prefeito de Gurupi

por Ascom publicado 13/03/2019 12h59, última modificação 13/03/2019 12h59

Por Lucas Carvalho-Assessor de Imprensa do ver. Sargento Jenilson

O vereador Sargento Jenilson (PRTB), solicitou via documento explicações sobre as diárias feitas pelo prefeito Laurez Moreira (PSB). O mesmo solicitou as diárias para a capital Palmas onde reside atualmente com a sua esposa. Foram totalizadas só no primeiro mês do ano de 2019 mais de 7 mil reais com diárias para deslocamentos não justificadas em resultados para a cidade e a população, conforme as poucas informações constantes no Portal de Transparência e Redes Sociais do chefe do Poder executivo.

Segundo o Vereador a população deve está bem informado sobre o dinheiro público que está sendo gasto sem nenhuma precisão, ainda ressaltou que foi votado pelos gurupienses para defender os direitos de todos e proteger o patrimônio publico, assim cobrando do poder executivo, pedindo esclarecimentos, contribuindo com a cidade e mostrando o resultado positivo para a população. Explicou o parlamentar. O vereador ainda entregará documentos por meio de notícia de fato ao MPE de Gurupi, para que ajude nas investigações do uso exagerado de diárias feitas pelo prefeito Laurez Moreira.

"Não concordamos com esses excessos. Enquanto isso os servidores públicos municipais de Gurupi estão desde 2015 aguardando o pagamento do Plano de Carreira(PCCS).

Entenda os fatos

O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira conseguiu o impossível. Receber 15 diárias no valor de R$ 488,00 cada uma, em um intervalo de 38 dias, sendo 29 dias úteis. Totalizando 7 mil reais somente nos dois primeiros meses de 2019, além de receber seu salário ordinário de R$ 15.930,60 mensal. Todas essas diárias são para Palmas, cidade onde reside com sua esposa. Em 2018 foram quase 35 mil reais em Diárias pagas ao Prefeito de Gurupi totalizando mais de 70 diárias. As informações estão no Portal de Transparência da Prefeitura de Gurupi www.gurupi.to.gov.br/transparencia e no SICAP do Tribunal de Contas do Estado, porém sem os devidos detalhamentos.

Tecnologia para ajudar no tratamento de AVC, regulamentação dos serviços de food truck e Refis 2019 estão entre os temas da pauta desta quarta

por Ascom publicado 13/03/2019 13h25, última modificação 13/03/2019 15h13
Durante a sessão dessa quarta, 13, a Câmara recebeu visita especial de alunos da Fundação Bradesco que acompanharam um pouco dos assuntos tratados no plenário.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

Uma proposta apresentada pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB), aprovada por unanimidade, solicita ao Governo do Estado para que implante no Hospital Regional de Gurupi (HRG) uma unidade de atendimento especializado para o atendimento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No requerimento Marinho sugeriu que o governo instale o Serviço Médico por Teleconferência (telemedicina) unidade de AVC, e explicou que é um programa do Ministério da Saúde, cuja finalidade e oferecer um serviço tecnológico especialista na gestão do atendimento e casos de políticas de saúde, atendendo pacientes via teleconferência “Quem sofre um AVC precisa de atendimento urgente para minimizar os casos de óbitos e também reduzir as sequelas, e esse serviço tem esse potencial e, conforme informações as quais tive acesso, pode ser usada em todos os pacientes com AVC usando mínima tecnologia”, esclareceu Marinho.

Regulamentar

Proposta de Lei do vereador André Caixeta com a finalidade regulamentar os serviços de food truck, ou semelhantes, em logradouros, áreas e vias públicas de Gurupi, foi encaminhada hoje para análise das comissões temáticas da Câmara. “O intuito é atender à reivindicação dos comerciantes desta modalidade que, na situação atual, estão impedidos de ocupar vias e áreas públicas, além do que essas regras já existem em muitos municípios brasileiros e as especificidades desta modalidade de comércio exige uma legislação”, justificou.

Refis/2019

Logo no início a sessão foi suspensa para que as comissões temáticas da casa analisassem o projeto de Lei 09/2019 do Poder Executivo que institui o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais do município de Gurupi. Ao fim da sessão ordinária foi realizada uma extraordinária, para que o projeto já aprovado em primeira votação pudesse ser votado em segunda e terceira votações. Visando dar mais clareza ao texto legal, conforme o presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Jair Souza, o PL foi aprovada com uma emenda aditiva que dispõe sobre o prazo de adesão ao parcelamento de até 30 dias após sancionada e publicada a Lei.

Outros assuntos

Saúde

Ao Secretário Municipal de Saúde, o vereador Jair Souza propôs, por meio de requerimento, a adoção de políticas públicas e que envie o Plano Estratégico da pasta para melhorias do atendimento no município para que a Câmara acompanhe o progresso.

Alimentação saudável e obesidade, foi o tema proposto pelo presidente da Mesa Diretora, Wendel Gomides, solicitando ao município que providencie palestras para serem ministradas nas escolas municipais.

Energia Solar

Sargento Jenilson propôs, por meio de Projeto de Lei, que os imóveis residenciais, comerciais e industriais que instalarem sistema fotovoltaicos no município, tenham direito a redução no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por um período de 5 exercícios fiscais, a contar da data de início de operação do sistema.

Visita

Cerca de 60 alunos da Fundação Bradesco estiveram no plenário da Câmara para conhecer o legislativo Gurupiense. Segundo a orientadora educacional, Gisele Santos, que acompanhou os alunos, explicou que a visita faz parte de um projeto da instituição, intitulado de "Estudo do Meio". "A proposta é proporcionar aos alunos, conhecer bairros, cidades, a Câmara, como hoje por exemplo, para eles entenderem o papel dos vereadores". 

A próxima sessão ordinária está prevista para terça-feira, 19, ás 9h no plenário da Casa.

Construção de sede própria do Legislativo Gurupiense pode iniciar dentro dos próximos 90 dias

por Ascom publicado 13/03/2019 16h10, última modificação 13/03/2019 19h19
O pregão para contratar empresa que fará o projeto de arquitetura do prédio foi realizado na última quinta-feira. Quem venceu a licitação, promovida na modalidade carta convite do tipo menor preço global, foi a Valadares Design.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

O ano de 2019 representará um marco na história da Câmara Municipal de Gurupi, que finalmente caminha a passos largos rumo a ter sua sede própria. A empresa vencedora da licitação tem 6 meses para entregar o projeto arquitetônico, mas o presidente da Casa Wendel Gomides (PDT), pediu urgência. “A expectativa é que o projeto seja entregue dentro dos próximos 30 dias”, disse.

 O próximo passo é promover outro processo licitatório para contratar a empresa que irá executar a obra. Ainda segundo Gomides, a Valadres Design concorreu com duas outras empresas no pregão presencial, venceu ofertando o valor de R$ 140 mil reais e terá que entregar 7 tipos de projetos, dentre eles o hidráulico e o elétrico, além do arquitetônico.

 Se todos os processos correrem como previsto, as obras de construção poderão iniciar dentro de 90 dias. “ O terreno já foi limpo, o contrato com a empresa que fará o projeto foi assinado na última segunda-feira, temos em caixa cerca de R$ 1.350.000,00 e o objetivo é continuar economizando para em 2020 entregarmos a sede pronta”, ressaltou Gomides.

O presidente da Mesa Diretora ressaltou que esse é um compromisso firmado por todos os vereadores, "um sonho que cada um de nós têm alimentado, pois todos estamos imbuídos nessa causa, juntos estamos economizando e ansioso pela realização desse objetivo". 

A sede terá uma área de cerca de 2.800 metros quadrados, deverá custar em torno de R$ 4 milhões e após pronta gerará uma economia de mais de 200 mil reais por ano ao evitar gastos com aluguel. O prédio será construído no Park Filó Moreira, que fica próximo ao antigo DNIT. Em maio do ano passado a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e a Prefeitura de Gurupi assinaram o Termo de Entrega do terreno, durante  a gestão do ex-presidente Valdônio Rodrigues (PSB). 

Valdônio lembrou que em sua gestão foi criado o Fundo Especial da câmara destinado a guardar verbas para a construção do prédio, um esforço conjunto dos vereadores e administrativo da Casa de Leis gurupiense. “Fico muito feliz de no final do meu mandato ter deixado no fundo especial quase R$ 1,4 milhões com objetivo exclusivo para a realização desse sonho antigo dos vereadores e também da sociedade gurupiense".

A área localizada na Avenida Goiás possuiu 140 mil metros quadrados e terrenos também para construção das sedes próprias do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal (JF), Fórum, DNIT, Ministério Público Federal (MPF), uma Escola de Tempo Integral além de um conjunto habitacional de 500 apartamentos.

Vereador Zezinho da Lafiche apresenta requerimento solicitando patrolamento na Rua 14 com Avenida Pará

por Ascom publicado 15/03/2019 08h57, última modificação 15/03/2019 08h57
O vereador Zezinho da Lafiche (PROS) apresentou na sessão ordinária da última terça-feira (12) um requerimento que solicita a Secretaria de Infraestrutura de Gurupi o patrolamento na Rua 14, dando início na Avenida Pará e seguindo em direção ao bairro Cajueiro.

 

Por Régis Caio-Assessor de Imprensa ver. Zezinho da Lafiche

A medida visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. O vereador esteve no local e conversou com algumas pessoas que moram nas proximidades da rua.

“A demanda da comunidade aqui é o patrolamento da rua, que está com inúmeras erosões e fica difícil de transitar, outra questão é o acúmulo de lixo. Aqui tem a placa orientando a não jogar, mas muitos acabam despejando entulhos em um matagal e gera um desconforto para os moradores”, disse o vereador.

Apresentando o requerimento, Zezinho da Lafiche quer atender as necessidades da comunidade, bem como oferecer maior segurança ao tráfego desta rua.

Vereador André Caixeta propõe regulamentação dos “Food Trucks”

por Ascom publicado 15/03/2019 09h10, última modificação 15/03/2019 09h17
A proposta de Lei, apresentada no último dia 13, já está tramitando na Câmara.
Vereador André Caixeta propõe regulamentação dos “Food Trucks”

divulgação


Por Lucas Sousa Assessor de Imprensa/ver. André Caixeta

Caixeta (PSB) avalia que nos últimos anos Gurupi vem apresentando um crescimento na comercialização de alimentos em vias públicas nos chamados Food Trucks ou semelhantes, como Food Bike, Food Cart, Food Park. Esse aumento motivou o parlamentar a propor o Projeto de Lei (PL) Nº 28/2019 que visa regulamentar esse tipo de serviço na cidade.

“Gurupi ainda não conta com uma Lei que regulamenta e autorize a exploração dessa modalidade de empreendimento, e temos sido cobrados por algumas pessoas que estão explorando essa atividade, e essa é justamente a proposta do PL, dispor sobre os critérios para obter licença para funcionamento, regras de sanidade e qualidade alimentar, e assim eles terem uma tranquilidade maior para seu auto sustento”, explanou o vereador.

Dentre outros argumentos defendidos por Caixeta é que a regulamentação possibilitará que os comerciantes tenham um lugar especifico para venda de seus produtos em áreas adequadas proporcionando segurança, tanto para quem oferece o serviço quanto para o consumidor, nas ruas de Gurupi.

O PL foi encaminhado as Comissões temáticas da Casa, onde será analisado e se aprovado irá a plenário para votação.

Aprovada em primeira votação proposta de Lei sobre a reestruturação administrativa do município de Gurupi com emendas modificativa e supressiva

por Ascom publicado 19/03/2019 12h40, última modificação 19/03/2019 12h46
Aprovada em primeira votação proposta de Lei sobre a reestruturação administrativa do município de Gurupi com emendas modificativa e supressiva

Foto: Josy Donato

Um substitutivo do Projeto de Lei sobre a reestruturação dos órgãos da administração pública do município de Gurupi chegou ao plenário na manhã de hoje, 19, para votação, após passar pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJR) e de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOC). O PL 07/2019 substitui o PL 01/2019 devolvido pela Câmara no início do ano para adequações e após retornar e receber parecer favorável das comissões foi aprovado por maioria absoluta.

EMENDAS

Uma emenda de autoria do vereador Ivanilson Marinho (MDB) modificou a redação do artigo 60 da propositura e dispõe que os cargos em provimento de comissão serão exercidos por no mínimo 40% dos servidores do quadro de efetivos. Garantindo aos servidores de carreira ocupar os cargos de chefia.

Outra emenda foi de autoria de Jair Souza (MDB), presidente da (CLRJ), que suprimiu o artigo 55 da referida proposta, excluindo a regulamentação dos cargos de acordo com a necessidade administrativa dos seus respectivos órgãos de lotação, obedecendo à remuneração, simbologia e nível hierárquico estabelecidos na Lei.  

Alterações do PL

As alterações feitas, conforme o PL, foram relacionadas ao valor do impacto na criação de cargos, como atualização dos valores correspondentes ao exercício atual e subsequentes, revisão e adequações com relação às atribuições dos cargos, a extinção do cargo de Regente de Coral; a retirada da tabela de função gratificada, a inclusão de dispositivo que explicita a vedação de cumulação de cargo comissionado e Função Gratificada ; exclusão do artigo 63 do PL n 01/2019; e ainda, estruturação de algumas secretarias com cargos distribuídos em consonância com a estrutura organizacional de cada órgão e modificações no anexo I, sendo atualizado os salários, níveis e simbologia, dentre outros.

Conforme a justificativa do PL a necessidade da “adequação na estrutura administrativa das secretarias, é devido ao ingresso de mais de mil servidores de provimento efetivo, passando atualmente o município para um quantitativo de mais de três mil servidores efetivos” e que “ na atual estrutura administrativa do município mais de 30% dos cargos comissionados são ocupados por servidores efetivos, acima do percentual exigido na lei municipal n. Lei n. 2.266/2015 que é de no mínimo de 20%”.

Votos contrários

Os vereadores Jair Souza e Sargento Jenilson (PRTB) votaram contra a proposta de Lei. “é contrário à matéria por apenas beneficiar uma pequena parcela de privilegiados, em detrimento à grande maioria dos servidores municipais de Gurupi, que, infelizmente, ainda recebem salário baixo”, justificou.

“O prefeito alegar que vai gerar economia aumentando cargos e justificando que está se pagando gratificação que é algo facultado ao prefeito é simplesmente uma manobra para colocar um salário base maior para todos eles”, argumento o Sargento Jenilson.

A propositura pode ser lida na íntegra no NESTE LINK. Na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quarta, 19, o PL serão votados em segunda e terceira votação.

Outros PL nas comissões

Foram encaminhados paras as Comissões temáticas da Casa os projetos de Lei de autoria do executivo Nº 11/2019 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil. O Nº 12/2019 dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 2373/2017 que trata do Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021 do município de Gurupi, o 13/2019 trata da alteração da Lei Municipal nº 2419/2019, que estima receita e fixa a despesa, estabelecendo o Programa de Trabalho e o 14/2019 e pretende alterar da Lei Municipal nº 2390/2018, que trata das Diretrizes par Elaboração e Execução da Lei Orçamentária para o ano de 2019.

Do legislativo, o projeto apresentado é de autoria do vereador Sargento Jenilson que pretende obrigar ao município a disponibilizar profissionais de psicologia nas escolas municipais de ensino infantil e fundamental.

Vereador Cesar da Farmácia solicita ao município aquisição de Fábrica de Fraldas descartáveis em Gurupi

por Ascom publicado 19/03/2019 13h05, última modificação 20/03/2019 08h45
De acordo com o parlamentar, o requerimento visa atender 100% das pessoas de Gurupi, que estão em vulnerabilidade social e não possuem recursos financeiros para adquirir o item.
Vereador Cesar da Farmácia solicita ao município aquisição de Fábrica de Fraldas descartáveis em Gurupi

Vereador Cesar da Fármacia (DEM)

Requerimento do vereador Cesar da Farmácia (DEM) aprovado pelo plenário da Câmara Municipal, requer ao secretário municipal de saúde de Gurupi, a aquisição de uma fábrica de fraldas descartáveis.

O requerimento visa atender 100% das pessoas de Gurupi, que não possuem recursos financeiros para adquirir fraldas descartáveis, e que se utilizam diariamente delas, visando proporcionar dignidade e melhoria de vida.

De acordo com o parlamentar, a fábrica de fraldas descartáveis, infantis e geriátricas visa atender as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, acamadas e também para atender a casa do idoso de nosso município.

“Objetivo do requerimento é atender as pessoas que mais necessitam desse item. Priorizando as pessoas referenciadas nos CRAS, que se encontra em vulnerabilidade social, ou que estão acamadas”, explicou o vereador Cesar da Farmácia.

Assessoria do ver. César da Farmácia

Eduardo Fortes promove 8° ed. do Projeto Social Ação Bairro a Bairro no setor Jardim dos Buritis

por Ascom publicado 21/03/2019 08h05, última modificação 20/03/2019 10h30
A iniciativa foi possível por meio de parcerias entre o mandato parlamentar, lideranças da comunidade, voluntários, SESI e SESC, Cooperfrigu Foods, Big Raffas Supermercado, Beira Rio Supermercado e da empresária Divina Fátima.
Eduardo Fortes promove 8° ed. do Projeto Social Ação Bairro a Bairro no setor Jardim dos Buritis

Foto: Fernanda Dias

Por Fernanda Dias-Assessora de imprensa do ver. Eduardo Fortes

O tradicional Projeto Social “Ação Bairro a Bairro” idealizado pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), foi realizado dessa vez no setor Jardim dos Buritis na tarde deste sábado, 16, reunindo centenas de moradores em busca de participar do dia solidário.

O projeto social está em sua 8° edição, e engloba os programas Dia da Gestante, Atleta do Amanhã e Sopão Solidário. Além da distribuição da sopa, famílias e gestantes receberam brindes, entretenimento para as crianças, entregas de roupas, aferição de pressão arterial, e sorteios para a comunidade.

As ações são focadas para as necessidades da comunidade, visa demonstrar que está cada vez mais perto da população.

Para moradora do setor e dona de casa, Maria Joaquina Matias, destaca que necessita mais de evento como este, além de ouvir os moradores em seus anseios, recebe doações tanta para as crianças quantos para os adultos e gestantes.

“É muito importante porque nossa comunidade é carente e precisamos dessas ajudas, e é sempre bem-vinda quando tem pessoas como o Eduardo Fortes que possa ajudar”, comentou.

A novidade desta edição foi o atendimento das acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Gurupi (UnirG), que realizaram teste rápido de Diabete e Colesterol na comunidade presente.

O vereador Eduardo Fortes, destaca que o projeto já mostrou que tem força e promete percorrer em todos os setores de Gurupi.

“E em cada edição, novos parceiros surgem para somar conosco a união de ajudar e prestar assistência à comunidade local. O nosso projeto é permanente, e pretendemos percorrer em todos os setores de Gurupi. Devemos gastar nosso tempo buscando uma maneira de ajudar as pessoas que estejam precisando, preenchendo seu coração fazendo o bem a quem necessita”, ressaltou o parlamentar.

Vereador Claudio do Trevo requer cobertura permanente na Feira da Agricultura Familiar da Praça Mauro Cunha

por Ascom publicado 20/03/2019 12h57, última modificação 20/03/2019 12h57
A construção da cobertura, resolve o problema de uma vez por todas dos produtores familiares de Gurupi que trabalham na feira as quintas-feiras e dos feirantes da Feira da Amizade aos sábados.
Vereador Claudio do Trevo requer cobertura permanente na Feira da Agricultura Familiar da Praça Mauro Cunha

Vereador Claudio do Trevo (PSB)

O vereador Cláudio do Trevo (PSB) apresentou na Câmara Municipal de Gurupi, requerimento solicitando a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo, que providencie a cobertura permanente do local onde funciona a Feira da Agricultura Familiar, localizado na Praça Mauro Cunha.

Para o parlamentar municipal, a cobertura do espaço, não vai atender somente os feirantes, podendo o local ser utilizado para outros fins, como eventos culturais, apresentações artísticas, feiras de livros, entre outros; já que se trata de um espaço bem localizado. no centro de Gurupi .

“A construção da cobertura permanente, resolve o problema de uma vez por todas dos produtores familiares de Gurupi que trabalham na feira as quintas-feiras e dos empresários da Feira da Amizade aos sábados. Garantindo assim uma proteção permanente contra o sol e a chuvas das pessoas que trabalham e  frequentam o local”.

Reestruturação administrativa é aprovada; proposta prevê economia de mais de 8 milhões para os próximos três anos para o município de Gurupi

por Ascom publicado 20/03/2019 13h40, última modificação 20/03/2019 14h34
Entenda as principais mudanças no Projeto de Lei (PL), aprovado durante sessão ordinária desta quarta, 20, após seis meses de discussões e adequações feitas depois dos apontamentos e pareces das comissões temáticas da Casa.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

O Projeto de Lei 07/2019 de autoria do Poder Executivo que trata sobre a reforma administrativa da prefeitura de Gurupi foi apresentando ainda em setembro do ano passado (2018), e desde então passou várias vezes pela análise das comissões, tendo sido devolvido ao executivo duas vezes para adequações.

Conforme a justificativa do executivo municipal, quatro leis regulamentam a estrutura administrativa atualmente, e com a aprovação do PL essas leis existentes foram revogadas, passando a vigorar apenas um dispositivo de Lei.

Principais mudanças

Mais de 30% dos cargos de comissão são ocupados por servidores efetivos, sendo que a Lei Municipal º 2.266/2015 estabelece 20%. Com a nova Lei, a prefeitura será obrigada a garantir um mínimo de 40% dos cargos de chefia para os servidores efetivos, conforme proposta de emenda modificativa incluída pelos vereadores André Caixeta (PSB), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, Jair Souza (MDB) que preside a Comissão de Legislação, Orçamento e Fiscalização e  Ivanilson Marinho, membro desta última.

“Valorizará os servidores com a qualificação e a formação para os cargos de chefia, assessoramento e direção, além disso, incluímos na emenda também que os demais 60%  sejam ocupados preferencialmente por servidores de carreira, então a emenda vem valorizar o servidor público e não poderíamos deixar de aprovar um projeto que vai trazer economia e nem ceder pressão de categoria A ou B que perdeu insalubridade por não ter direito, conforme conclusão de perícia”, argumentou Marinho.

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF), André Caixeta explicou também que a proposta proporcionará melhora na estrutura administrativa da prefeitura visto que aplicará os princípios da isonomia, impessoalidade e eficiência, “pois irá equiparar os salários conformes os cargos e atribuições, como valores específicos a função de cada um e excluir as gratificações”.

Caixeta explicou ainda que “mesmo que toda a estrutura seja usada, ou seja, utilizando 100% dos cargos, com essa nova Lei, irá gerar economia de mais de R$ 2,5 milhões neste ano de 2019, mais de R$3 milhões em 2020 e mais de R$3,2 milhões em 2021 totalizando mais 8 milhões de economia durante esses três anos.

Para Eduardo Fortes (PSD) relator da CFOF, com essa nova estrutura abre margem para o município trabalhar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores. “Como, por exemplo, dos professores que deve ser reanalisado e encaminhado uma nova proposta ainda esse ano, além de outras categorias que serão analisadas de acordo com o orçamento e o planejamento de cada categoria”.

A nova estrutura passará a contar também com o cargo de Coordenação da Mulher, e altera a nomenclatura da Secretaria do Trabalho e Assistência Social que para Secretaria do Trabalho, da Assistência Social e Proteção à Mulher.

Protestos

Para o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, vereador Valdônio Rodrigues (PSB), com relação ao protesto de algumas categorias de servidores que estiveram na Câmara durante as votações “por ter algumas pessoas engajadas em jogar a população contra os vereadores, distorce a real situação do projeto e Lei que tem como principal foco a valorização dos servidores municipais, nós estamos a favor dessas melhorias em prol dos servidores”.

Votos contrários

A proposta foi aprovada com votos contrários do vereador Sargento Jenilson (PRTB) e Jair Souza (MDB). Jenilson chegou a pedir vistas do projeto, tendo pedido rejeitado pela maioria dos vereadores. 

Publicação da ata de registro de preços

por Ascom publicado 22/03/2019 09h27, última modificação 22/03/2019 09h27

Ivanilson Marinho solicita ao Governo do Estado a implantação de unidade de tele atendimento de AVC em Gurupi

por Ascom publicado 22/03/2019 11h08, última modificação 22/03/2019 11h08
O requerimento foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária.

Cristhielly Marinho-Assessora de Imprensa do ver. Ivanilson Marinho

O pedido do vereador feito via requerimento e aprovado por unanimidade , é para implantar no Hospital Geral de Gurupi, o Serviço Médico por Videoconferência (TELEMED), criando uma Unidade de AVC – Gestão de Atendimento e Politicas de Saúde.

“ O TELEMED possibilitará a ampliação do acesso à assistência especializada qualificada, ferramenta útil como suporte dos centros de referência às unidades de menor complexidade, pode ser utilizada como suporte para diagnóstico e tratamento do AVC agudo para hospitais que atendam os critérios mínimos para o tratamento agudo destes pacientes, com equipe treinada”, ressaltou o parlamentar. 

Segundo a Portaria que regulamenta o AVC o SUS , o Acidente Vascular Cerebral no Brasil atinge um montante de 400 mil casos por ano, com mais de 100000 óbitos a cada ano. Ainda segundo o levantamento, sugere-se que somente 70% dos pacientes internados pelo SUS com AVC fazem tomografia de crânio.

O AVC é uma doença muito grave, e que quando não ocorre o óbito, 70% ficam fora do trabalho, 50% dependentes e outros 30% mortos. Segundo Word Stroke Organization Campaing, 1 em cada 4 homens e 1 em cada 5 mulheres podem desenvolver AVC até os 85 anos.

Assim, como o Hospital Geral de Gurupi possui tomógrafo, o estudo e implantação vão melhorar os serviços de saúde pública oferecidos pelo Estado, e principalmente possibilitar a diminuição ou redução das sequelas e também dos óbitos gerados pela ocorrência de AVC.


Vereador Jair Souza apresenta proposta de PCCR dos Agentes de Trânsito de Gurupi

por Ascom publicado 25/03/2019 11h31, última modificação 25/03/2019 11h31
O vereador Jair Souza (MDB), apresentou propositura a ser encaminhada ao prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, onde solicita providências sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR dos Agentes de Trânsito e Segurança do Município de Gurupi.
Vereador Jair Souza apresenta proposta de PCCR dos Agentes de Trânsito de Gurupi

Foto: Zacarias Martins

Jair Souza argumenta que  o objetivo principal do Plano é estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho, assim como subsidiar o desenvolvimento no Plano de Carreira com vistas a atingir os objetivos do município.

“O que estamos pedindo são garantias de direito e deveres assim como a regularização de uma categoria que busca a garantia do desenvolvimento do trabalho prestado a sociedade e ao município. Defendemos, também,  melhorias trabalhistas, garantias e benefícios para o crescimento, e melhorias salariais dentro do cargo alcançado em concurso público”, finalizou Jair Souza.

Por: Assessoria de Imprensa ver. Jair Souza

Antigo posto cometa será desapropriado para construção de novo terminal rodoviário de Gurupi

por Ascom publicado 25/03/2019 12h44, última modificação 25/03/2019 12h44
O decreto foi publicado exato 1 mês após pedido do vereador e presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Wendel Gomides (PDT), feito ao Executivo Municipal, por meio de indicação.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

O prefeito decretou que a desapropriação seja em caráter de urgência e confirmou à Ascom da Câmara Municipal de Gurupi, que a finalidade é a construção do novo terminal rodoviário da cidade. A área tem mais de 20 mil metros quadrados e fica situada na Avenida Goiás, confrontando com a BR-153, próximo ao quartel da Polícia Militar.

“ Gurupi é polo regional de todo o sul do estado, já tem cerca de 100 mil habitantes e a população merece uma rodoviária descente assim como os turistas, os universitários e todos que usam o terminal rodoviário, como comerciantes e trabalhadores”

Gomides agradeceu ao prefeito por atender a solicitação e ressaltou que esse é um sonho da população gurupiense e afirmou que o Governo Estadual garantiu que a construção seria por conta do estado. “Sabemos que é linha interestadual e que é competência do estado fazer esse trabalho, o governador sabendo desse nosso desejo, já se sensibilizou e garantiu que vai construir, e nosso papel agora é cobrar pra que isso aconteça o mais breve possível”, conclui Gomides.

 

 

 

Vereadora Marilis Fernandes solicita doação de nebulizadores para população carente

por Ascom publicado 26/03/2019 12h35, última modificação 27/03/2019 11h12
A proposta apresentada visa combater doenças respiratórias e garantir facilidade de acesso à idosos que tem alguma dificuldade de locomoção, acamados, e todos que precisam.
Vereadora Marilis Fernandes solicita doação de nebulizadores para população carente

Vereadora Marilis Fernandes (PDT), autor da matéria

Por Eloína Matos-Assessora de Imprensa da ver. Marilis Fernandes

O requerimento destinado ao Secretário de Saúde, Sr. Gutierres Torquato, que solicita a doação de nebulizadores para a população carente de Gurupi, foi apresentado pela Vereadora Marilis Fernandes, PDT, em sessão solene desta terça feira 26, da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade.

A proposta apresentada visa combater doenças respiratórias e garantir facilidade de acesso à idosos que tem alguma dificuldade de locomoção, acamados, e todos que precisam.

“Tenho conhecimento da necessidade de muitas crianças, adultos e idosos, que sofrem com diversos problemas respiratórios, com o aparelho em a casa, quando a pessoa estiver com alguma crise respiratória, poderá realizar um tratamento rápido e eficaz em seu próprio lar”, defende a parlamentar.

As doenças respiratórias são doenças crônicas, a maioria delas é preventiva e incluem a asma, a renite alérgica e a doença pulmonar, representam um dos maiores problemas de saúde mundial. A nebulização com a solução é um tratamento geralmente realizado por pessoas com problemas respiratórios, serve para aliviar inflamações, limpando as vias respiratórias, esse efeito pode ser obtido pela inalação do ar produzido pelo nebulizador. 

Nota de esclarecimento sobre notícia veiculada no Portal Atitude Tocantins divulgada nesta última segunda-feira

por Ascom publicado 26/03/2019 17h05, última modificação 26/03/2019 17h05
A Câmara Municipal de Gurupi vem a público esclarecer informações contidas na matéria “Depois de governo anunciar, vereador solicita regularização fundiária da Vila São José” publicada pelo portal Atitude Tocantins, no início da noite desta última segunda, 25.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

A matéria cita um requerimento de autoria do vereador Ataíde Leiteiro (PPS) em que solicita a regularização fundiária da Vila São José II em Gurupi que foi apresentado e votado na manhã desta terça-feira, 26. O texto cita que as assinaturas para a emissão dos títulos já estão acontecendo e opina que “alguns parlamentares adoram fazer cortesia com o chapéu alheio, principalmente quando sabem com antecedência que irá acontecer alguma obra, seja na esfera federal, estadual ou municipal [...]”.

Sobre essas citações, o principal esclarecimento é que o vereador Ataíde desde 2015 tem cobrado a regularização fundiária daquele setor, por meio de requerimentos aprovados nesta no Legislativo Gurupiense. O primeiro requerimento foi protocolado em março de 2015, o segundo em agosto de 2017, o terceiro em abril de 2018 e este último foi protocolado em janeiro deste ano, sendo incluso na pauta, para votação, na sessão ordinária desta terça, 26.

Sobre a afirmação de que “as assinaturas para emissão de títulos já estão acontecendo pela Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins) ”, a Ascom da Câmara procurou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Gurupi que informou que as emissões dos títulos do Setor São José II são de competência do município e não do Estado. Sendo atribuição do Estado a regularização dos imóveis apenas do Setor São José.

“O são José II é uma área que hoje pertence à União, mas era uma área do município que doou para a Unitins e esta doou para a UFT. Para que o município pudesse regularizar, precisaria ser provocado, pois, mesmo sendo área da União, é considerada como particular. Então o vereador Ataíde fez essa provocação ao município e nós estamos em processo de regularização daquele setor”, explicou Cristina Donato Leandro, secretária da pasta.

O vereador Ataíde afirmou que a regularização da Vila São José não tem nenhuma relação com os requerimentos de sua autoria. “O que o foi anunciado pelo governo é a legalização dos imóveis da Vila São José, que está recolhendo as escrituras para registrar em Palmas, mas isso não tem nada a ver com o meu requerimento. E sim a área da Vila São José II, essa sim é uma luta minha desde 2015, quando venho apresentando requerimentos e provocando o município para legalizar a área. O processo já está em andamento e o requerimento que protocolei em janeiro foi apenas um reforço para dar agilidade, pensando naquelas famílias que esperam ansiosamente”, argumentou o parlamentar e reforçou seu compromisso em atender as demandas a população gurupiense.

Vereadora Mirian Lustosa, defende implantação de casa de apoio de Gurupi na cidade de Barretos-SP

por Ascom publicado 27/03/2019 09h05, última modificação 27/03/2019 11h11
“Pensando em melhores acomodações tanto para pacientes como para acompanhantes de portadores de câncer, vereadora indica ao chefe do poder executivo de Gurupi, a implantação de uma casa de apoio na cidade de Barretos São Paulo”, comentou a parlamentar.
Vereadora Mirian Lustosa, defende implantação de casa de apoio de Gurupi na cidade de Barretos-SP

Foto: Josy Donato

Por Doris Barros- Assessor de Imprensa ver. Mirian Lustosa

A Vereadora Mirian Lustosa (MDB) solicitou por meio de uma indicação encaminhada ao prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSDB),  a implantação de uma Casa de Apoio de Gurupi na cidade de Barretos-SP, com o intuito de oferecer acomodações aos pacientes de câncer e seus acompanhantes, que se deslocam de Gurupi para fazer tratamentos naquela cidade.

Lustosa argumenta que atualmente em Gurupi há um elevado número de pessoas que buscam tratamento naquela cidade. “Os doentes na maioria das vezes precisam permanecer por um período longo de tempo para fazer as radioterapias, quimioterapias, cirurgias, transplantes e outros meios para o tratamento dessa doença”.

A vereadora justifica ainda a propositura visa levar mais qualidade de vida e promover maior conforto para os portadores de câncer que moram neste município, e que tem que ficar na cidade paulista por um tempo determinada pela medicina, ate que receba a cura e retornar a esta cidade.

“ Em face disso que venho propor  a implantação de uma casa de apoio naquela cidade, e  que a mesma possa oferecer mais conforto aos pacientes e aos acompanhantes, isso é o mínimo que devemos propor a essas famílias, sabe se que a qualidade de vida a aproximação com a família e amigos ajudam no tratamento dessa doença tão devastadora, que tem vitimado muitas famílias no pais, e por que não no nosso munícipio” disse a parlamentar “nada mais justo de que oferecer aos pacientes  acometidos com câncer essa benfeitoria”, finalizou.

Após apoio de vereadores, time de Futsal de Gurupi recebe incentivo da Prefeitura para participar da Taça Brasil Clubes

por Ascom publicado 27/03/2019 12h22, última modificação 27/03/2019 12h22
O Marróia Futsal Clube, de Gurupi, conquistou no ano passado (2018) o título de campeão Tocantinense de Futal-Sub 17 e representará o Tocantins na disputa do brasileiro Sub-17 que acontece em Recife-PE.
Após apoio de vereadores, time de Futsal de Gurupi recebe incentivo da Prefeitura para participar da Taça Brasil Clubes

Secom Gurupi

Por Josy Donato- Ascom-CMG

Na tarde de ontem os vereadores André Caixeta (PSB), César da Farmácia (DEM), Claudio do Trevo (PSB), Eduardo Fortes (PSDB), Ivanilson Marinho (MDB), Valdônio Rodrigues (PSB) e Zezinho da Lafiche (PROS) se reuniram com o prefeito Laurez Moreira (PSDB), para solicitar incentivo ao time de futsal da cidade, o Marróia Futebol Clube.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, e, a convite dos vereadores estiveram presentes a equipe junto com Estevan Neto, técnico e Bianca Freitas responsável pelo clube. Durante a sessão ordinária de ontem, 25, o treinador esteve na Câmara Municipal de Gurupi onde usou a tribuna para pedir o apoio dos vereadores para participarem do campeonato Taça Brasil de Clubes na categoria sub-17.  “ Sou muito grato a todos os vereadores que se prontificaram em nos ouvir e também pelo apoio que nos foi dado”, disse Neto.

O Marróia Futsal Clube foi o primeiro time de Gurupi conquistar o título de campeão tocantinense de futsal. O vereador André Caixeta defendeu a valorização dos times e atletas que representam a cidade. “O Marróia vem se destacando muito nos últimos anos e ontem nos procuraram para buscarmos esse apoio junto ao prefeito, pois estavam fazendo bingos e rifas que pudessem participar desse campeonato, mas estavam com muita dificuldade, e graças a Deus conseguimos esse incentivo do prefeito”.

Ivanilson Marinho acredita que é dever do Poder Público investir no esporte amador, incentivado assim os jovens da cidade a praticarem esportes e participarem de competições.  “Por representarem a nossa cidade e nosso estado e por fazer parte de um investimento no esporte de base no município, entendemos que o Poder Público, por meio da secretaria de Esportes tem essa obrigação”, argumentou o parlamentar.

Para o treinador da equipe esta é uma oportunidade para o time ser visto e expressou sua gratidão pelo apoio dos vereadores. “Esses vereadores que nos apoiaram já foram atletas, são pais de família e viram, assim como eu vejo, uma oportunidade para nossa juventude de disputar um campeonato que é uma vitrine para nossos atletas”.

O time conta com quatorze atletas e viajará na sexta-feira da próxima semana para a cidade de Recife-Pe e no domingo disputaram o primeiro jogo contra o Madureira, clube do Rio de Janeiro e o segundo contra o Sporte Club do Recife. “Sou muito grato aos vereadores, ao Wendel presidente da Câmara que abriu ontem a oportunidade para usarmos a tribuna solicitando esse apoio, meu sentimento é de gratidão a cada um por essa conquista”, concluiu.

Notas da sessão plenária desta quarta-feira

por Ascom publicado 28/03/2019 08h19, última modificação 28/03/2019 08h19
Confira os principais assuntos da pauta da sessão ordinária desta quarta, 27.

Encaminhado para as comissões

Projeto de Lei pretende obrigar estabelecimentos públicos e privados do município de Gurupi a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

ORDEM DO DIA

Durante o grande expediente foram aprovados os projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, além de Projetos de Resolução, dentre eles a lei Nº 04/2019 dispõe sobre a doação de área do Munícipio de Gurupi ao Instituto de assistência dos Servidores de Gurupi – IPASGU e foi aprovada por unanimidade.

O projeto Lei Nº 10/2019 oriundo do Executivo que trata sobre renovação de contratos temporários, alterando a redação do art. 4º e art. 10 da Lei nº 2.392 de 29 de junho de 2018 foi aprovado por maioria absoluta, com voto contrário do vereador Sargento Jenilson.

A proposta de resolução Nº 12/2018 de autoria do vereador Sargento Jenilson institui no âmbito da Câmara Municipal de Gurupi a Honraria Destaque do Ano que homenageará profissionais da educação, como professores e diretores de escolas, que forem destaque anualmente. Outra resolução, também aprovada por unanimidade, Nº 05/2019 proposta Mesa Diretora que altera a resolução nº 002/2017 e reajustou o salário dos assessores parlamentares e chefes de gabinete da Câmara Municipal de Gurupi.

REQUERIMENTOS INDICAÇÕES

Dentre os principais requerimentos votados na manhã desta quarta, 27, está o de autoria do vereador Ataíde Leiteiro (PPS) solicitando ao presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Gurupi (IPASGU) que faça um levantamento pra analisar a possibilidade de criar o cartão magnético para os servidores segurados do IPASGU.

Caixeta teve dois requerimentos apresentados e aprovados. Um será encaminhado ao Secretário de Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo, cobrando que se faça áreas de transbordo de resíduos sólidos da construção civil e orgânicos em pontos estratégico da cidade.  Outro direcionado a pasta do Esporte e Juventude do município pede a construção de uma pista de esportes radicais a ser feita na praça José Leandro da Silva do setor Pedroso. 

César da Farmácia (DEM) também teve matéria aprovada pelo plenário e subscrito por todos os parlamentares, em que solicita a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi a implantação de uma farmácia escola no Setor Jardim dos Buritis. 

Miriam Lustosa (MDB) defendeu a construção de uma academia ao ar livre e parquinho infantil na Rua S05 com a Rua S10, Setor Sol Nascente ao lado da Casa do Idoso. “Um lugar de lazer e diversão para os moradores e crianças daquela região”.

Aprovado também requerimento do vereador Valdônio Rodrigues (PSB), solicitando a Secretaria Municipal de Infraestrutura a implantação de uma academia do idoso ao ar livre na Praça do Bairro Sol Nascente.

Já o pedido do vereador Zezinho da Lafiche (PROS) direcionado pasta da infraestrutura do município é que seja feita manutenção dos bueiros do município que se encontram em estado deteriorado.

O vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou indicação ao executivo municipal para construção de um posto de saúde da família no Setor Parque Industrial.

Sargento Jenilson (PRTB) sugeriu por meio de indicação que a prefeitura crie uma Casa de Passagem destinada a atender para vítimas de violência doméstica.

 

 

Sargento Jenilson requer providencias do governo do Estado para realização de concursos públicos e também cobra novamente as promoções dos militares

por Ascom publicado 28/03/2019 17h45, última modificação 28/03/2019 17h44
O vereador Sargento Jenilson por meio dos requerimentos de nº 294, 295 e 296 de 2019, solicita ao Governador do Estado do Tocantins em caráter de urgência realização de Concurso Público para o quadro Geral, Educação e Saúde do Governo do Estado do Tocantins. “A população tocantinense vem clamando há muito tempo sobre a realização desses concursos públicos para provimento de vagas efetivas, num estado que vem crescendo tanto nos últimos anos, necessita de realização urgente de concursos públicos”, disse o parlamentar.
O Vereador considera que o princípio da impessoalidade rege o serviço público, sendo a melhor forma de efetiva-lo tornando o ingresso na administração pública sob a forma de concurso onde se dá à mesma oportunidade de ingresso para todos os cidadãos e não somente sob indicações ou contratos.
Esta velha metodologia de provimento de cargos públicos, contratados e comissionados, em alguns casos contribuiu para a má qualidade do serviço público, tendo em vista que introduziram no quadro de servidores, pessoas sem quaisquer conhecimentos ou qualificação técnica para exercer determinada função. Em alguns Quadros o Governo do Estado, não realiza concurso há mais de 12 (doze) anos, o que desencadeia muitas contratações devido a grande evolução do Estado, que está em constante crescimento onde consequentemente se aumenta a demanda se servidores públicos para a prestação de serviços continuados.
O parlamentar solicitou ainda do Governo do Estado, os requerimentos de nº 437, 436 e 304 de 2019,  que o visa o fiel cumprimento da Lei nº 2.575 de 20 de abril de 2012, que dispõe sobre as promoções na Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins, que já não são implementadas desde o ano de 2016 e em algumas categorias com militares que já não são promovidos desde 2010. “As promoções visam o reconhecimento do trabalho desses homens e mulheres que dedicam suas vidas à segurança pública, a proteção patrimonial e defesa social com o objetivo de zelar pela coletividade. É de extrema importância a implementação das mesmas.", disse o vereador Sargento Jenilson que desde 2017 tem feito diversas proposituras para atendimento dessas demandas e melhoria da segurança pública no Estado.

Valdônio Rodrigues cobra conclusão de pavimentação asfáltica em bairros de Gurupi

por Ascom publicado 29/03/2019 08h25, última modificação 29/03/2019 09h55
Foram apresentadas no Plenário da casa solicitações direcionadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura cobrando a conclusão asfáltica do setor Nova Fronteira.

A pavimentação asfáltica é uma das principais bandeiras do vereador Valdônio Rodrigues (PSB). De acordo com o parlamentar, trata-se de uma justa e oportuna reivindicação dos moradores que residem naquela localidade e que há anos anseiam por esse benefício que, certamente vai influenciar na melhoria da qualidadede vida daquela comunidade local.

 “Esse é um dos setores da nossa cidade que eu conheço há muitos anos, mas infelizmente várias ruas ainda são de terra, então é uma reivindicação que os moradores lutam constantemente”, disse o parlamentar.  

O vereador argumentou ainda que há seis anos consecutivos vem fazendo requerimentos e todos aprovados por unanimidade, pedindo a conclusão da pavimentação asfáltica desse bairro que é populoso e carente dessa infraestrutura. Para o parlamentar, a conclusão do asfaltamento contribuirá para a valorização dos imóveis da localidade, bem como proporcionará conforto, bem-estar, melhor qualidade de vida e saúde a população. 

Da assessoria do ver. Valdônio Rodrigues

Projetos de Leis para readequação de cargos, recomposição salarial promoção de cursos de primeiros socorros a servidores de escolas do município serão analisados nas Comissões

por Ascom publicado 02/04/2019 11h22, última modificação 02/04/2019 11h22
Foram apresentados na primeira sessão ordinária deste mês de abril quatro projetos de Leis e um de resolução.

 Por Josy Donato/Ascom CMG

Três Projetos de Leis (PL) oriundos do executivo chegaram a Câmara com proposta de alterar quantidade de cargos e revisão salarial, foram lidos em plenário na manhã desta terça-feira, 02, e encaminhados às comissões para análise.

EXECUTIVO

O PL 19/2019 propõe alterar aumentar o número de cargos de Técnicos de Enfermagem de 110 para 128 e reduzir os cargos de auxiliar de laboratório de 45 para 26. Conforme o executivo, o cargo de Auxiliar de Laboratório não possui previsão de utilização pela Secretaria de Saúde, já há uma demanda para o cargo de Técnico de Enfermagem que precisaria ser suprida. Com a redução de um cargo e aumento do outro não haveria impacto financeiro, conforme a prefeitura.

Outra proposta de readequação do quantitativo e criação de novos cargos foi proposta no PL 18/2019, que afirma também não haver impacto financeiro. O projeto propõe aumentar de 131 para 160 o número de Auxiliar de Obras e Serviços, de 1 para 3 Desenhista Projetista e de 4 para 5 Técnico em Edificação. Reduzir de 350 para 321 o número de cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, de 5 para 2 Eletricista Predial e de 2 para 1 Técnico em Estrada.

Revisão Geral

A propositura 20/2019 dispõe sobre a revisão geral anual para recomposição salarial dos servidores públicos efetivo da Administração Direta e da Agência Gurupiense de Desenvolvimento. O reajuste de 3,75% será concedido a partir de 1ª maio de maio de 2019.  

LEGISLATIVO

Os outros dois projetos são do Legislativo, sendo um de Lei e outro de Resolução (PR) e também serão analisados. O PL 11/2019, proposto pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB) tem por finalidade obrigar o município a promover cursos de primeiros socorros aos funcionários das escolas municipais. Segundo Fortes, o objetivo é celebrar convênios para a realização de Curso de Primeiros Socorros com a Polícia Militar por meio do Corpo de Bombeiros ou entidades públicas reconhecidas e especializadas nos cursos, para os servidores da rede municipal de ensino.

Já o Projeto de Resolução é de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) e propõe regulamentar um horário especial para os servidores da Câmara, portadores de deficiência ou que tenham dependentes com deficiência ou que tenham uma carga horária reduzida.

Os projetos de Leis podem ser acessados na integra no site da Câmara Municipal de Gurupi no seguinte endereço eletônico: https://www.gurupi.to.leg.br/processo-legislativo/materias-legislativas.

A próxima sessão acontece nesta quarta-feira, 03, a partir das 09h no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro.

 

Vereador Zezinho da Lafiche solicita construção de banheiros para a Feira do Produtor

por Ascom publicado 02/04/2019 12h00, última modificação 02/04/2019 12h00

Por Régis Caio-Assessor de Imprensa ver. Zezinho da Lafiche

Na sessão ordinária desta terça-feira (02) o vereador Zezinho da Lafiche (PROS) apresentou um requerimento solicitando a Secretaria de Infraestrutura de Gurupi à construção de banheiros públicos do lado externo do Centro Cultural Mauro Cunha.

Segundo o vereador, a justificativa é para atender os frequentadores e feirantes da Feira do Produtor, programação tradicional de Gurupi e que acontece às quintas-feiras.

“Este requerimento é um pedido dos feirantes e dos consumidores da Feira do Produtor, que alegam que é de extrema importância e necessidade a construção desses banheiros”, disse o vereador.

André Caixeta propõe criação de Clínica Psicológica Especializada para atender alunos e docentes das escolas municipais e estaduais de Gurupi

por Ascom publicado 03/04/2019 09h45, última modificação 03/04/2019 09h48
A finalidade é a prevenção e o tratamento de transtornos emocionais e psíquicos.

Por Lucas Sousa- Assessor de Imprensa ver. André Caixeta

Na última sessão do mês de março, o vereador André Caixeta (PSB) apresentou requerimento solicitando a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Universidade UnirG a celebração de um convênio para a Criação de Clinica Psicológica Especializada para Crianças, Jovens e Adolescentes, docentes da rede de ensino municipal e estadual da cidade de Gurupi. 

A proposta tem como finalidade a prevenção e tratamento diagnosticados ou não de transtornos psíquicos, bem como atender por meio de profissionais habilitados casos específicos de depressão que atualmente têm atingido os adolescentes da nossa cidade. 

Caixeta defende a importância da criação de uma clinica psicológica especializada com a formação de equipe de profissionais habilitados ao tratamento adequado aos transtornos causadores da depressão e consequentemente o suicídio, pois acredita que irá potencializar o campo de ações que visem à prevenção e intervenção a favor da saúde psíquica de todas as crianças, adolescentes e jovens de Gurupi.

“Precisamos colocar em pratica as nossas ações e acredito que com uma clínica especializada teremos sim condições de atender todos os jovens que sofrem de momento de depressão”, argumentou o vereador André Caixeta.

clique aqui para assistir ao vídeo

Vereadores de Gurupi criticam péssimo atendimento no HRG e cobram solução do governo estadual

por Ascom publicado 03/04/2019 12h33, última modificação 03/04/2019 12h33
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 03, os parlamentares da Câmara Municipal de Gurupi cobraram do Governo Estadual melhorias para o Hospital Regional de Gurupi, além da continuidade e término da obra do Hospital Geral de Gurupi que está há mais de dois anos parado.
Vereadores de Gurupi criticam péssimo atendimento no HRG e cobram solução do governo estadual

Foto: Agnaldo Miranda

Por Josy Donato-Ascom/CMG

Para o presidente da Casa, vereador Wendel Gomides (PDT), o caos na saúde do estado estaria sobrecarregando as UBS e UPA do município. “É uma verdadeira falta de respeito com o povo gurupiense, temos relato de falta de medicamentos, um caos no atendimento, mulheres grávidas que estão sendo encaminhadas para Palmas para fazerem o parto, casos que deveriam receber atendimento no hospital, mas estão sendo atendidos na UPA ou posto de saúde, é um descaso total com a saúde da população”.

“É triste ver o que está acontecendo no estado do Tocantins, mas a maior tristeza é relacionada à vida, vi uma informação recente que em um dia apenas dentro do Hospital Regional de Palmas, em torno de 21 pessoas faleceram dentro daquele lugar e aqui temos um hospital que está também cheio de problemas, tendo que tirar pacientes daqui e levar para Palmas”, expressou o vereador André Caixeta (PSB).

Gomides argumentou ainda que o estado tem cerca de R$ 43 milhões de reais em conta apenas aguardando uma contrapartida do governo estadual para dar continuidade e concluir a construção do Hospital Geral de Gurupi.

Os parlamentares chegaram ao consenso de marcar uma audiência com o governador Mauro Carlesse com o intuito de cobrar com rigidez uma solução para os problemas de atendimento do HRG. O vereador Valdônio Rodrigues (PSB) sugeriu que se faça também uma visita ao diretor do HRG para levantar todas as demandas e levar ao governador, cobrando assim de forma mais rígida para resolver a situação.

Gomides comentou ainda que irá cobrar também o pagamento do aluguel do prédio da Delegacia da Polícia Civil de Gurupi que estaria há 9 meses atrasado. E que além, destes, outra cobrança que será feita ao governado é o início das obras do novo terminal rodoviário de Gurupi, visto que a área já foi desapropriada, e também reforma do Estádio Resendão.

Eduardo Fortes (PSDB) criticou o atual governador e opinou que “ele e sua equipe não tem condições de tocar o estado, quando ele saiu do Sindicato de Gurupi deixou dívidas, infelizmente o tocantinense acabou acreditando nas promessas dele e agora estamos vivendo as consequências disso, observamos refletindo na saúde, na educação, nas estradas esburacadas, o estado não tem conseguido progredir, não tem buscado solução e incentivo para o estado”, apontou Fortes.

Saúde no município

Toda a discussão sobre os problemas relacionados aos atendimentos de saúde no estado teve início quando a vereadora Mirian Lustosa (MDB) usou a tribuna para manifestar indignação com o atendimento da UPA de Gurupi. Ela relatou que foi procurada ontem por uma idosa que havia sido atendida por um médico que teria usado um rascunho para prescrever medicamento antibiótico.

“Estou indignada com atendimento recebido por aquela senhora, sabemos que o antibiótico deve ser prescrito em receita especial, e isso é o que chegou até mim, imagine quantas outras situações como essa não deve acontecer?”, questionou a parlamentar e informou que enviará um ofício ao Secretário de Saúde para que averigue a situação.

A próxima sessão ordinária deste mês acontecerá na terça-feira, 15.

 

Tramita na Câmara Lei que visa garantir políticas públicas em favor dos portadores do transtorno do espectro autista

por Ascom publicado 03/04/2019 12h55, última modificação 04/04/2019 09h32
Nesta semana de conscientização do Autismo entrou em pauta na sessão desta quarta, 03 um Projeto de Lei (PL) que pretende incluir políticas públicas voltadas aos autistas.
Tramita na Câmara Lei que visa garantir políticas públicas em favor dos portadores do transtorno do espectro autista

divulgação

Por Josy Donato-Ascom/CMG

Texto do PL trata sobre conscientização, inclusão, prioridade e horário especial para servidores municipais que tenham sob sua responsabilidade e cuidados, cônjuge, filho ou dependente com autismo.

Dentre as atribuições do Projeto de Lei (PL 31/2019) estão instituir Política Municipal de Proteção dos Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, promover eventos de conscientização, inclusão no mercado de trabalho, qualificar profissionais da educação facilitando assim o acesso destes, prioridade e facilidade no acesso aos serviços de saúde, além de obrigar o município a dispor horário especial para os servidores do município que cuidem de cônjuge, filho ou dependente com o transtorno de aspecto autista.

 O autor do PL, vereador Ivanilson Marinho (MDB) destacou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras do transtorno, assim como dos cuidadores e/ou familiares destas, e da falta de atenção do Poder Público.

“Além disso, nas poucas vagas disponíveis, a qualidade no atendimento é muito questionável, sendo adotados métodos pedagógicos defasados, também é rara a ação voltada para a ampliação das áreas verbal, social e cognitiva. Enfim, nota-se que até o momento não existe uma política pública dirigida a este público”, justificou na propositura.

A proposta também prevê no art. 3º o acesso a serviços de saúde incluindo uma forma de oferecer o diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos, informações que auxiliem no diagnóstico e tratamento também acesso ao ensino educacional e profissionalizante, bem como garantia de vagas em escolas da rede municipal.  

Secretaria de Saúde do Município realiza audiência pública na Câmara de Gurupi para prestação de contas

por Ascom publicado 04/04/2019 09h00, última modificação 04/04/2019 09h04
Aberta a toda a toda a comunidade gurupiense, a audiência acontece nesta quinta, 09, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi.

A apresentação do relatório de prestação de contas quadrimestral da Secretaria de Saúde de Gurupi está prevista para iniciar às 9h.

O relatório da gestão financeira bem como das ações realizadas pela pasta é referente ao exercício do 3º quadrimestre de 2018 e detalhará o demonstrativo de fontes e recursos usados no período, informações sobre auditoria, produção dos serviços de saúde da “Atenção Básica, Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde” e os indicadores de saúde do município.

Vereador Ataide Leiteiro solicita com urgência reforma geral e ampliação da cozinha e do depósito da Escola Municipal de Tempo Integral José Pereira Cruz

por Ascom publicado 04/04/2019 09h56, última modificação 04/04/2019 09h56
"A necessidade da unidade escolar é de uma reforma geral em toda sua estrutura e ampliação da cozinha, deposito alimentos, refeitório, além da troca de mobiliários e a cobertura da quadra de esportes entre outras necessidades urgentes” defendeu o parlamentar.
Vereador Ataide Leiteiro solicita com urgência reforma geral e ampliação da cozinha e do depósito da Escola Municipal de Tempo Integral José Pereira Cruz

Vereador Ataide Leiteiro, autor do requerimento

O plenário da Câmara Municipal de Gurupi aprovou Requerimento de N°105 do Vice- presidente, vereador Ataide Leiteiro (PPS), que solicitou para o Secretário Municipal de Educação Eurípedes Cunha, que providencie com urgência a reforma geral e ampliação da cozinha e do depósito da Escola Municipal de Tempo Integral José Pereira da Cruz, localizado no Bairro Vila São José em GURUPI-TO.

"A necessidade da unidade escolar é de uma reforma geral em toda sua estrutura e ampliação da cozinha, deposito alimentos, refeitório, além da troca de mobiliários e a cobertura da quadra de esportes entre outras necessidades urgentes” defendeu o parlamentar durante esta terça-feira (02-04-19).

Na justificativa o parlamentar argumenta ainda que a reforma e ampliação da cozinha e do depósito da unidade escolar de tempo integral é de urgência e extrema necessidade, visando o melhor funcionamento e tornando o espaço mais agradável aos alunos e funcionários.

Vereador César da Farmácia apoia compra de mamógrafo digital para Clínica da Mulher de Gurupi

por Ascom publicado 05/04/2019 11h23, última modificação 05/04/2019 11h23
De acordo com o parlamentar, o diagnóstico precoce é hoje a principal arma que temos no combate ao câncer de mama e por isso estamos trabalhando para garantir que as mulheres gurupienses tenham acesso facilitado a este tipo de exame.
Vereador César da Farmácia apoia compra de mamógrafo digital para Clínica da Mulher de Gurupi

Vereador César da Farmácia (DEM) autor do requerimento

O Vereador César da Farmácia, (DEM), solicitou através de requerimento aprovado na sessão da Câmara Municipal do dia 12 de março 2019, que o Secretário Municipal de Saúde de Gurupi Gutierres Torquato, solicite ao Secretário Estadual da Saúde do Tocantins, aquisição de um Mamógrafo Digital para a Clínica da Mulher de Gurupi.

De acordo com o parlamentar, o diagnóstico precoce é hoje a principal arma que temos no combate ao câncer de mama e por isso estamos trabalhando para garantir que as mulheres gurupienses tenham acesso facilitado a este tipo de exame.

“A falta do aparelho de mamografia faz com que nossos pacientes tenham que se deslocar para outras cidades ou desembolse valores que extrapolam as condições financeiras da população para realizar os exames”.

Na justificativa, Cesar da Farmácia, ressalta que a realização dos exames de mamografia em Gurupi, além de proporcionar benefícios à nossa população, poderá atender ainda as regiões vizinhas, atendendo aos pacientes com mais rapidez, comodidade e segurança.

Eduardo Fortes Indica criação de programa Aquicultura/Piscicultura na rede municipal de ensino em Gurupi

por Ascom publicado 09/04/2019 12h38, última modificação 09/04/2019 12h38
Além de aprender todo o processo da criação de peixes em tanques, desde a construção aos cuidados de manutenção, os estudantes aprendam a pescar os peixes que serão utilizados na merenda escolar.
Eduardo Fortes Indica criação de programa Aquicultura/Piscicultura na rede municipal de ensino em Gurupi

Em Palmas, algumas escolas já adotam esse programa, e percebemos que muitos alunos adquiram conhecimento na prática”, explicou Eduardo Fortes.

Para enriquecer o conhecimento dos alunos e também da alimentação saudável, detalhando o manejo do cultivo dos peixes de forma pedagógica, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou pela manhã, 03, a Indicação n° 211/2019 ao Poder Executivo a criação do programa Aquicultura/Piscicultura na rede municipal de ensino, em Gurupi.

Incutir na cabeça de jovens e adolescentes a importância da produção rural de forma sustentável e, principalmente, da piscicultura para a segurança alimentar, fazendo-a de forma consciente e inteligente.  

“Eu espero muito que essa interação do campo com a sala de aula traga atenção aos alunos, que eles se interessem mais pelos conteúdos que tratam em sala de aula e trata no campo, por ser uma aula específica para o cultivo de peixes. Em Palmas, algumas escolas já adotam esse programa, e percebemos que muitos alunos adquiram conhecimento na prática”, explicou Eduardo Fortes.

Além de aprender todo o processo da criação de peixes em tanques, desde a construção aos cuidados de manutenção, os estudantes aprendam a pescar os peixes que serão utilizados na merenda escolar.

Vereador Ivanilson soluciona problema de vendedores ambulantes da Avenida Goiás

por Ascom publicado 11/04/2019 12h55, última modificação 12/04/2019 12h04
O secretário e o vereador Ivanilson esclareceram que tinha alguns boxes disponíveis no Camelódromo da Feira da Rua 7, no entanto não teria salas suficientes, mas propôs a realização de um sorteio das salas disponíveis aos ambulantes que estavam presentes
Vereador Ivanilson soluciona problema de vendedores ambulantes da Avenida Goiás

Após a intervenção do vereador Ivanilson os ambulantes foram realocados no Camelódromo da Feira da Rua 7,

Os vendedores ambulantes de Gurupi que atuam em frente a Caixa Econômica Federal e proximidades têm enfrentado dificuldades, por não terem um local fixo para vender seus produtos. Com o intuito de atender a demanda desses ambulantes, o vereador Ivanilson Marinho se reuniu com o Prefeito Laurez Moreira e o secretário de produção Domingos Tavares para regularizar a situação.

O secretário e o vereador Ivanilson esclareceram que tinha alguns boxes disponíveis no Camelódromo da Feira da Rua 7, no entanto não teria salas suficientes, mas propôs a realização de um sorteio das salas disponíveis aos ambulantes que estavam presentes. O sorteio foi feito e quatro dos sete ambulantes foram beneficiados, no entanto Laurez garantiu que tomará providências quanto aos que não foram sorteados.

“Fico feliz por ser um dos poucos Prefeitos que se preocupou em resolver a situação dos  nossos vendedores ambulantes, sabemos da importância que eles tem para o nosso Município e o que tiver ao nosso alcance iremos ajudar”, ressaltou o Prefeito Laurez Moreira.

Recentemente, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que a Prefeitura de Gurupi realizasse uma operação de apreensão e retirada de produtos que estejam sendo comercializados irregularmente por ambulantes, expostos em calçadas, impedindo a passagem de pedestres. Segundo o artigo 118 do Código de Postura de Gurupi, é proibido impedir o trânsito de pedestres em praças, passeios, estradas e caminhos públicos.

“É muito difícil a nossa situação, estamos ali apenas trabalhando para garantir o pão de cada dia, e se tiver um local para trabalhar fixo, não iremos ficar correndo o risco dos nossos produtos serem apreendidos, quero agradecer ao vereador Ivanilson que nos atendeu e levou o nosso problema até o prefeito para que fosse resolvido”, afirmou Luana Veras, vendedora ambulante.

Vereador Cláudio do Trevo reivindica construção de balneário em área verde do Setor João Lisboa da Cruz

por Ascom publicado 12/04/2019 11h30, última modificação 12/04/2019 12h03
A população do bairro que reivindicou o espaço de lazer, ressalta a carência de locais apropriado para pratica de esporte e interação, entre as pessoas do bairro.
Vereador Cláudio do Trevo reivindica construção de balneário em área verde do Setor João Lisboa da Cruz

Vereador Claudio do Trevo (PSB), autor da matéria

O vereador Cláudio do Trevo (PSB) acredita que com a construção das duas represas e a transformação do espaço em balneário, vai dar uma ótima opção para os moradores do bairro e da região, que poderão utilizar o local para a prática de exercícios físicos, além de contar com um ambiente de natureza abundante.

A população que reivindicou o espaço de lazer, ressalta a carência de locais apropriado para pratica de esporte e interação, entre as pessoas do bairro..

O parlamentar defende ainda que a arborização,  vai dar vida ao córrego e também preservará, as nossas águas que são abundantes, porém não eternas.

O volume de água no globo é distribuído de forma bastante desigual, varia de acordo com o clima e a geografia, por exemplo. A Constituição Federal de 1988 estabelece a todos os indivíduos, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida.

Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado, sem contaminação atmosférica, hídrica e do solo, é preciso que as florestas se mantenham em pé, uma vez que possuem a função de proteger o solo, abastecer os lençóis freáticos, filtrar as impurezas, entre outras.

Vereadora Marilis Fernandes solicita casamento comunitário em Gurupi

por Ascom publicado 12/04/2019 11h59, última modificação 12/04/2019 11h59
O requerimento que solicita o casamento comunitário em Gurupi, foi apresentado pela Vereadora Marilis Fernandes, PDT, em sessão solene, na manhã desta terça feira, 03, da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade.
Vereadora Marilis Fernandes solicita casamento comunitário em Gurupi

Vereadora Marilis Fernandes (PDT) autora da matéria aprovada em plenário

O requerimento que solicita o casamento comunitário em Gurupi, foi apresentado pela Vereadora Marilis Fernandes, PDT, em sessão solene, na manhã desta terça feira, 03, da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade. 

“Para mim é muito satisfatório ver a alegria no rosto de quem está casando, pois muitas vezes o casamento é um sonho que está longe da realidade, o custo é alto e envolve uma série de coisas, e nós com o apoio da Prefeitura Municipal, conseguimos realizar, defende a parlamentar, que destaca ainda, que a ideia é permitir que o matrimônio esteja acessível a todos os interessados, tendo em vista o alto custo para que seja realizado.”

Desde 2013, já se casaram 350 casais nas cerimônias, a cerimônia é gratuita e tem efeito civil.

As inscrições para cadastro do casamento comunitário ainda não estão abertas. Para maiores informações, os telefones são: 3301-4318 e 3315-0037. Cadastro Único/Bolsa Família anexado na Prefeitura Municipal de Gurupi na Rua quatorze de novembro (antiga Rua1), esquina com a Av. Maranhão, Centro.

MEIO AMBIENTE: Vereadora Mírian Lustosa defende melhorias nesse segmento em Gurupi

por Ascom publicado 15/04/2019 13h05, última modificação 21/10/2019 13h13
Parlamentar trabalha projeto, “Amigos do Meio Ambiente”, que tem por finalidade contribuir para a diminuição da degradação da natureza, e ao mesmo tempo embelezar a cidade, dando mais qualidade de vida aos moradores dos bairros.
MEIO AMBIENTE: Vereadora Mírian Lustosa defende melhorias nesse segmento em Gurupi

Projeto Amigos do Meio Ambiente, é de autoria da vereadora Mirian Lustosa na Câmara de Gurupi

Por Doris Barros- Assessor de Imprensa ver. Mirian Lustosa

A vereadora Mirian Lustosa (MDB), tem desenvolvido diversos projetos sociais em Gurupi, que tem por finalidade contribui para o melhoramento da vida das pessoas de modo geral, dentre tantas ações desenvolvidas pela parlamentar, uma das que tem tido um destaque especial é o projeto ambiental, denominado “Amigos do Meio ambiente”, que por sua vez já foi desenvolvido em vários setores da cidade, com plantio de diversas arvores nativas e frutíferas.

O projeto tem por objetivo contribuir com a fauna e a flora, de modo que as mudas plantadas sejam bem distribuídas de acordo com cada tipo de espécie, e o terreno ora destinado, ao plantio de cada muda, respeitando assim as delimitações das áreas destinadas ao controle de arborização legal.  O projeto é uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. 

“Esse projeto, “Amigos do Meio Ambiente”, tem por finalidade contribuir para a diminuição da degradação da natureza, e ao mesmo tempo embelezar nossa cidade, sobre tudo dando mais qualidade de vida aos moradores de cada setor e centro desta, já plantamos diversas mudas em boa parte da cidade, e nosso objetivo é plantar o máximo que conseguirmos”, justifica a parlamentar.

Câmara Municipal de Gurupi aprova CPI da BRK Ambiental de autoria do Vereador Sargento Jenilson

por Ascom publicado 16/04/2019 10h40, última modificação 16/04/2019 10h39
A Comissão Parlamentar de Inquérito, tem o objetivo de apurar denúncias de irregularidades na fiscalização do contrato de concessão de água e esgoto da cidade, feita entre a prefeitura e a empresa BRK Ambiental.
Câmara Municipal de Gurupi aprova CPI da BRK Ambiental de autoria do Vereador Sargento Jenilson

O parlamentar destacou a importância das CPI's, enquanto instrumento de investigação conduzido pelo Poder Legislativo.

Por Lucas Carvalho - Assessor de Imprensa ver. Sargento Jenilson

O requerimento do Vereador Sargento Jenilson (PRTB), foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária  da quarta-feira (03), a propositura solicita a mesa diretora da Câmara Municipal, a abertura de comissão parlamentar de inquérito (CPI), para averiguar as obrigações, tarifas cobradas e demais serviços prestados pela concessionária de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Gurupi.

A (CPI) tem o objetivo de apurar denúncias de irregularidades na fiscalização do contrato de concessão de água e esgoto da cidade, feita entre a prefeitura e a empresa BRK Ambiental.

O parlamentar destacou a importância das Comissões Parlamentares de Inquérito, enquanto instrumento de investigação institucional conduzido pelo Poder Legislativo no desempenho de suas atribuições típicas onde se encontra o mister de fiscalizar a Administração Pública, possuindo como instrumento para tal a prerrogativa de criar comissões parlamentares de inquérito, a fim de investigar fato determinado de interesse público. 

“Considerando que a BRK Ambiental, antiga Saneatins, concessionária responsável pelos serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em Gurupi, não tem cumprido o cronograma de investimentos em Gurupi como ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto(ETE) para receber esgoto da região do córrego Mutuca e a falta de qualidade dos serviços de recuperação da malha asfáltica.” enfatizou o requerimento. 

“Diversas reclamações por parte dos cidadãos, que há tempos cobram soluções para essas problemáticas por esse motivo existe a necessidade em caráter de urgência dos nobres Vereadores avaliarem as documentações, serviços prestados e investimentos da concessionária que presta esse serviço tão essencial a nossa população, semana que vem haverá a publicação da resolução com a portaria abrindo prazos, serão 90 dias para apresentar o resultado após a abertura ” explicou Sargento Jenilson. 

Farão parte da CPI os vereadores: Sargento Jenilson, Wendel Gomides, André Caixeta, Zezinho da Lafiche, César da Farmácia e Valdônio Rodrigues.

Câmara terá ponto facultativo nesta quinta-feira

por Ascom publicado 16/04/2019 10h40, última modificação 16/04/2019 10h46
O expediente normal retoma na próxima segunda, 22.

Devido ao feriado nacional referente a Paixão de Cristo (sexta-feira santa), nesta quinta-feira 18 será  ponto facultativo para os servidores da Câmara. O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Wendel Gomides (PDT), assinou hoje, 16, decreto liberando os colaboradores da Casa. 

“Por conta das festividades religiosas da Semana Santa onde várias pessoas tem suas tradições durante a Semana Santa e consideram a Quinta-Feira Santa, tendo este dia como o início dos ritos tradicionais dos ofícios religiosos da Semana Santa”, disse Gomides e aproveitou para desejar a todos um ótimo feriado.

Vereador Valdônio Rodrigues cobra conclusão asfáltica do setor Jardim dos Buritis em Gurupi

por Ascom publicado 17/04/2019 09h55, última modificação 17/04/2019 09h54
O parlamentar ressalta que há seis anos consecutivos apresenta requerimentos, todos aprovados por unanimidade na Câmara Municipal, cobrando a conclusão da pavimentação asfáltica do bairro que é populoso e carente desse beneficio.
Vereador Valdônio Rodrigues cobra conclusão asfáltica do setor Jardim dos Buritis em Gurupi

Vereador Valdonio Rodrigues, é o autor do requerimento aprovado por unanimidade

Durante as sessões do mês de março 2019, o vereador Valdonio Rodrigues (PSB) solicitou mais uma vez a Secretaria Municipal da Infraestrutura da Prefeitura de Gurupi,  a conclusão da pavimentação asfáltica no Setor Jardim dos Buritis; uns dos bairros mais populosos e carentes do município.

De acordo com o parlamentar o bairro, já se encontra com cerca de 80% das vias pavimentadas, restando somente 20% para conclusão, e isso gera preocupação e cobrança por parte dos moradores, que ainda se deparam com a poeira no verão e a sujeira e o lamaçal em tempos de chuva.

O vereador que tem a pavimentação asfáltica, como uma das suas principais bandeiras, justifica que trata-se de uma justa e oportuna reivindicação dos moradores do Jardim dos Buritis, que há anos anseiam por esse benefício e que certamente vai influenciar na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

“Eu conheço, esse bairro, fica próximo aos setores Parque dos Buritis e Sol Nascente (que já são pavimentados), porém infelizmente no Jardim dos Buritis ainda há várias ruas e avenidas sem asfalto; e os moradores cobram constantemente, uma solução”.

Por fim, Valdonio reitera que a conclusão do asfaltamento contribuirá para a valorização dos imóveis da localidade, bem como proporcionará conforto, bem-estar, melhor qualidade de vida e saúde a população.

Vereador André Caixeta solicita regulamentação das atividades de foodtruck em Gurupi

por Ascom publicado 23/04/2019 09h16, última modificação 23/04/2019 09h16
O objetivo ao efetivar a regulamentação por meio de uma legislação específica, é de garantir a segurança jurídica a todos os cidadãos que exercem atividade dessa natureza.
Vereador André Caixeta solicita regulamentação das atividades de foodtruck em Gurupi

divulgação

Por Lucas Sousa-Assessor de imprensa ver. André Caixeta

Na sessão ordinária desta segunda-feira,  22, o vereador André Caixeta (PSB) apresentou Projeto de Lei n°28/2019, e também uma indicação, tendo como contexto a regulamentação do exercício da atividade de Food Truck ou semelhantes, em logradouros, áreas e vias urbanas da cidade de Gurupi.  

“O atual projeto se deu após alguns proprietários de veículos food truck e semelhantes nos procurarem quanta preocupação da legalidade da atividade, pois os mesmos sentem  insegurança de estarem em locais inadequados e não autorizados para a exploração e comercialização. Vale ressaltar que os investimentos em relação a alguns food trucks são muito altos e com isso queremos da segurança a esses proprietários e tranquilidade para que possam trabalhar e se alto sustentar”, disse o vereador.

Vereador Zezinho da Lafiche solicita construção de banheiros públicos na Feira do Produtor

por Ascom publicado 23/04/2019 12h13, última modificação 23/04/2019 12h13
O pedido é para atender os frequentadores e feirantes da Feira do Produtor, programação tradicional do município gurupiense e que acontece às quintas-feiras no período da tarde
Vereador Zezinho da Lafiche solicita construção de banheiros públicos na Feira do Produtor

Vereador Zezinho da Lafiche, autor da matéria

Por Régis Caio Costa Vieira - Assessor de imprensa ver. Zezinho da Lafiche

O vereador Zezinho da Lafiche (PROS) apresentou neste mês de abril durante sessão ordinária na Câmara Municipal, um requerimento solicitando a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Gurupi à construção de banheiros públicos do lado externo do Centro Cultural Mauro Cunha.

A justificativa é para atender os frequentadores e feirantes da Feira do Produtor, programação tradicional do município gurupiense e que acontece às quintas-feiras no período da tarde.

“Esta é uma demanda dos produtores que trabalham na feira, muitos reclamam da falta do banheiro público para atender as necessidades fisiológicas das pessoas que ali frequentam. Por isto solicitamos este requerimento”, destacou o parlamentar..

Exigência do MP para controle sanitário na comercialização de leite e derivados em Gurupi foi um dos assuntos da sessão desta terça

por Ascom publicado 23/04/2019 13h15, última modificação 23/04/2019 14h27
Foram votados nesta terça-feira, 23, durante sessão ordinária requerimentos tratando sobre a investigação do Ministério Público (MP) com relação ao controle sanitário da venda leite in natura e derivados que repercutiu no início desta semana.
Exigência do MP para controle sanitário na comercialização de leite e derivados em Gurupi foi um dos assuntos da sessão desta terça

Vereadores temem que ação prejudique pequenos produtores rurais. Foto Secom Gurupi.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

O primeiro requerimento colocado em votação foi do vereador Ivanilson Marinho (MDB) solicitando ao secretário de saúde do município para que, por meio da vigilância sanitária, cumpra o decreto de Lei 13.680 que dispõe sobre a fiscalização de produtos alimentícios de origem animal, produzidos de forma artesanal em Gurupi.

A matéria também pede que seja implantando o “Selo Arte”, de natureza orientadora, como forma de inspecionar e fiscalizar a elaboração de produtos artesanais. Marinho argumenta que é de conhecimento do secretário de saúde sobre “ procedimentos ou indícios de realização de fiscalização para coibir a venda do leite in natura, sem que antes seja oportunizado aos produtores adaptar-se aos procedimentos sanitários cabíveis a produção” e que poderá “atingir uma cadeia produtiva importante, principalmente os pequenos produtores rurais”.

Já o vereador Sargento Jenilson, apresentou requerimento destinado ao MP solicitando que se faça um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estendendo os prazos para o cumprimento das legislações vigentes referente a comercialização do leite e derivados. O parlamentar votou contrário ao requerimento do vereador Ivanilson Marinho. 

 “A ideia neste momento não deveria ser reforçar essa ação do Ministério Público, mas sim retardar o processo para que os produtores se adequem e tenha condições no futuro de terem uma profissionalização, para não serem prejudicados de imediato e em longo prazo”, argumentou. O parlamentar fez ainda uma indicação ao prefeito de Gurupi sugerindo uma revisão do Código de Vigilância Sanitária do Município, alegando que o documento está em vigor desde 1994 e que desde então já ocorreu uma série de transformações no modelo brasileiro de assistência a saúde pública e vigilância sanitária.

"É preciso que o mesmo seja alinhado as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas no campo da saúde, incorporando conceitos, definições e processos de trabalho", concluiu. 

Os requerimentos foram aprovados e serão encaminhados aos destinatários informados.

Entenda

Repercutiu esta semana, que uma denúncia anônima teria levado o Ministério Público a instaurar um inquérito para apurar se a Vigilância Sanitária estaria sendo omissa quanto à comercialização do leite in natura e produtos derivados sem o controle sanitário.

Outros assuntos

Foram votados e aprovados os seguintes Projetos de Leis: Nº 12/2019 que trata sobre alterações no Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021 para Gurupi; o 13/2019 : Dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 2419/2019, que estima receita e fixa a despesa, estabelecendo o Programa de Trabalho do município de Gurupi para o exercício de 2019; 14/2019 sobre as Diretrizes par Elaboração e Execução da Lei Orçamentária para este ano; o Nº 29/2019 que Institui o Regime Disciplinar dos servidores do município e Projeto de Resolução da Mesa Diretora que Regulamenta o art. 4º do Ato nº 0001/2018 da Mesa Diretora no que tange a caracterização dos veículos oficiais da Casa.

 

 

 

Diversos Projetos de Leis são aprovados em primeira votação nesta quarta

por Ascom publicado 24/04/2019 12h55, última modificação 24/04/2019 16h47
Foram seis projetos de Leis e um de resolução, votados na 5ª sessão ordinária deste mês de abril.
Diversos Projetos de Leis são aprovados em primeira votação nesta quarta

Foto: Agnaldo Miranda

O projeto de Lei Nº 11/2019 que tramita na Câmara desde o início de março, foi aprovado e autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 5 milhões de reais. Os recursos do empréstimo, conforme o PL, seriam utilizados para investir na instalação de sistema de geração de Energia Fotovoltaica no Município, o intuito seria o de “gerar econômica financeira, bem como, a redução de impactos ambientais”.

Um PL que dispõe sobre a doação de área do município de Gurupi à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins foi retirado de pauta após pedido de vista do vereador Sargento Jenilson.

Outra proposta de Lei (18/2019) aprovada permite a readequação do quantitativo e criação de novos cargos. O projeto propõe aumentar de 131 para 160 o número de Auxiliar de Obras e Serviços, de 1 para 3 de Desenhista Projetista e de 4 para 5 Técnico em Edificação. Reduzir de 350 para 321 o número de cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, de 5 para 2 Eletricista Predial e de 2 para 1 Técnico em Estrada.

Recomposição salarial

O PL 20/2019 que autoriza a revisão geral anual do servidores do municpipio foi colocado em votação mas retirado de pauta, pois no entendimento dos parlamentares, o reajuste deve retroagir a janeiro

Conforme o PL, os servidores públicos efetivos da Administração Direta e da Agência Gurupiense de Desenvolvimento, exceto os servidores da UnirG, terão reajuste salarial  de 3,75% a partir do dia 1º de maio de 2019, a título de revisão geral anual.

A reestruturação administrativa do Instituto de Previdência Social do município de Gurupi (GURUPIPREV), alterando a Lei Complementar também foi aprovada.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar ( 04/2019) que prevê a reestruturação da Procuradoria Geral do município.

Legislativo

Do Legislativo teve aprovado um Projeto de Resolução de autoria do vereador Sargento Jenilson com o intuito de alterar a resolução no09/2019 que institui no âmbito da Câmara Municipal a Honraria Policial Militar destaque do ano, e altera para Honraria Destaque do ano- Operador de Segurança Pública acrescentando os membros do Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo, da Policia Cientifica e da Policia Rodoviária Federal para participarem da homenagem.

Os projetos que permanecerem em pauta foram aprovados por unanimidade e irão a votação definitiva na sessão desta quinta-feira, 30.

 

Requerimento do vereador Cesar da Farmácia homenageia ex-vereador Gilmar Arruda "Im memorian"

por Ascom publicado 25/04/2019 09h35, última modificação 25/04/2019 09h32
Aprovado pelo plenário, requer ao governador Mauro Carlesse (PHS) que apresente Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, dando nome do ex vereador Gilmar Arruda ao novo Hospital Geral de Gurupi (HGG), localizado no Parque das Acacias.
Requerimento do vereador Cesar da Farmácia homenageia ex-vereador Gilmar Arruda "Im memorian"

Vereador Cesar da Fármacia (DEM), autor do projeto

O vereador César da Farmácia (DEM), apresentou na sessão ordinária da segunda-Feira dia (22/04), requerimento N° 579/2019, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Gurupi, requerendo ao Governador Mauro Carlesse (PHS) que apresente Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Tocantins, dando nome do ex vereador Gilmar Arruda ao novo Hospital Geral de Gurupi (HGG), em construção no Parque das Acacias.

Na justificativa, o parlamentar destaca o legado que o ex-vereador e ex-presidente da casa de leis gurupiense, deixou. "Demonstramos nosso respeito e gratidão pela relevância da atuação parlamentar do ex-vereador Gilmar Arruda, como cidadão modelo e exemplo de dignidade, conduta pessoal e social, além dos inúmeros serviços prestados ao município de Gurupi".

PERFIL

Gilmar Arruda foi vereador por quatro mandatos consecutivos, de 1993 a 2008, na qual exerceu três mandatos como Presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi. Homem íntegro que sempre honrou a família faleceu no dia 06 de setembro de 2017, deixando 02 (dois) filhos e sua esposa.

Arruda, nascido em Pium-TO, em 29 de novembro de 1959. Em 1975 mudou-se para Gurupi e abriu a Boate Las Vegas, logo em seguida foi trabalhar em uma farmácia, anos depois com muita luta montou sua farmácia e tornou-se dono do seu próprio negócio, contribuindo muito para o desenvolvimento da cida

Foi casado com Eunice da Silva Alves, pai de dois filhos, Bruno Vinícius Arruda da Silva e Marcos Vinícius Arruda da Silva. Filho de Francisco Arruda e Maria de Jesus Alves Arruda e irmão de Gilberto Alves Arruda, Maria Raimunda Alves Arruda, Coracy Alves Queiroz Arruda, Lindomar Alves Arruda, Raimundo Alves Arruda, Vilmar Alves Arruda, Ribamar Alves Arruda, Deuzimar Alves Arruda, Vanuza Alves Arruda, Luzimar Alves Arruda, Elismar Alves Arruda, Clerismar Alves Arruda e Magno Alves Arruda.

Vereador Ataide (PPS) solicita melhorias na rede elétrica da Escola de Tempo Integral José Seabra

por Ascom publicado 25/04/2019 10h05, última modificação 25/04/2019 10h12
O requerimento nº 120/2019, enviado a Secretária Estadual da Educação Adriana Aguiar, justifica e informa a SEDUC-TO que o Colégio José Seabra, vem sofrendo com a reduzida eficiência energética da rede local que compromete a instalação de ar condicionado nas salas de aulas.
Vereador Ataide (PPS) solicita melhorias na rede elétrica da Escola de Tempo Integral José Seabra

Vereador Ataide Leiteiro, autor do requerimento

Foi aprovada no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, na sessão desta quarta-feira (24), requerimento de autoria do vereador Ataide Leiteiro (PPS) vice presidente que busca solucionar problemas na rede elétrica do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos, que está impedido a climatização das salas de aulas.

O requerimento nº 120/2019, enviado a Secretária Estadual da Educação Adriana Aguiar, justifica e informa a SEDUC-TO que o Colégio José Seabra, vem sofrendo com a reduzida eficiência energética da rede local, comprometendo a instalação de ar condicionado nas salas de aulas.

Segundo o parlamentar gurupiense, os aparelhos de ar condicionado, já estão na unidade escolar, porem ainda não foram instalados, porque a rede elétrica não irá suportar a demanda, quando todos os aparelhos estiverem em funcionamento. "Com todas as salas climatizadas, os alunos do colégio José Seabra, poderão ter maior conforto e qualidade no aprendizado”, afirmou Ataide.

 

A imagem pode conter: texto

Vereadores de Gurupi apresentam requerimento de bancada solicitando pavimentação asfáltica na estrada vicinal que liga a Avenida Goiás ao Posto Décio

por Ascom publicado 25/04/2019 12h37, última modificação 25/04/2019 12h37
Vereadores de Gurupi apresentam requerimento de bancada solicitando pavimentação asfáltica na estrada vicinal que liga a Avenida Goiás ao Posto Décio

divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Gurupi sugeriu na manhã desta quinta-feira, 25, um requerimento de bancada solicitando ao prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB) que providencie a pavimentação asfáltica do trecho que liga o Posto Décio a Avenida Goiás.

Gomides ressaltou que aquela é uma via bastante movimentada e pediu urgência ao prefeito. “ Tendo em vista que aquela é uma via com um fluxo muito grande de caminhões, motocicletas e carros pequenos e por isso o trecho não está em boas condições, precisando ser asfaltado com urgência assim promovendo segurança aos condutores que usam aquela via”, justificou.

Os vereadores concordaram com a sugestão do presidente, que argumentou que o requerimento de bancada tem um peso maior, agilizando assim o atendimento do pedido. A matéria foi aprovada e deverá ser encaminhada ao prefeito ainda esta semana.  

Câmara homenageia jornalistas e entrega título de Cidadão Gurupiense a Cleber Toledo

por Ascom publicado 27/04/2019 08h10, última modificação 27/04/2019 08h38
Na noite desta sexta-feira, 26, jornalistas que atuam na cidade de Gurupi e responsável pelo Portal CT foram homenageados durante sessão solene.
Câmara homenageia jornalistas e entrega título de Cidadão Gurupiense a Cleber Toledo

Foto: Agnaldo Miranda

Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, jornalistas representando segmentos do rádiojornalismo, do webjornalismo, da TV e da assessoria de comunicação receberam homenagem. A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB) e aprovada por unanimidade.

A solenidade iniciou com uma palestra ministrada pelo jornalista Cleber Toledo do Porta CT com o tema: Uma releitura de Política Editorial para o Web Jornalismo, que abordou principalmente as estratégias para um jornalismo online de qualidade.

Após a palestra os jornalistas Frank Ney Oliveira, representando o segmento do rádio; GisellI Raffi, gestora da Ascom da UnirG; Heliana Oliveira da Secom da Prefeitura de Gurupi; Leilane Macedo, coordenadora da TV Anhanguera Gurupi; Paulo Albuquerque, Coordenador do curso de Jornalismo da UnirG; Silvério Filho proprietário da Sil TV e apresentador do SIl TV Notícias; Tiago Sena, apresentador do SBT local; Wesley Silas do Portal Atitude Tocantins, foram homenageados com a entrega de uma placa simbólica.

O radialista e jornalista Frank Ney de Oliveira, o primeiro a receber a homenagem, parabenizou a ação da Câmara. “ A gente se sente muito honrado em ver esse passo que esta Casa tem dado, olhando pra nossa profissão e reconhecendo os profissionais da cidade, estou muito feliz com esta homenagem”.

Leilane Macedo pontuou os desafios da profissão e lembrou as dificuldades que enfrentou durante a época da faculdade. “ Venho de família humilde e para mim é muito recompensante estar aqui hoje representando minha equipe, meus colegas e também minha família, pois isso aqui hoje representa uma conquista de toda minha família”.

O coordenador do curso de jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG) Paulo Albuquerque agradeceu a homenagem e destacou que a categoria precisa ser valorizada e também buscar melhorias para si própria. “ Não se faz uma sociedade equilibrada sem um bom jornalismo, o bom jornalismo, o bom jornalista, acaba sendo determinante para que a sociedade se realinhe”, observou.

“É uma honra receber essa homenagem que mostra que a Casa tem amadurecido a cada dia mais, vendo o papel social que o jornalista presta para a sociedade”, analisou o jornalista Wesley Silas, que recentemente também foi homenageado na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Os jornalistas da Casa, Josy Donato, Cristhiely Marinho, Doris Barros, Eloina Matos, Fernanda Dias e Régis Caio, também receberam homenagem. “ Jamais poderíamos deixar de demonstrar nossa gratidão a aqueles que são o nosso apoio, a nossa ponte com a imprensa e também com comunidade, que são os nossos assessores de comunicação”, disse o vereador Ivanilson Marinho.

Ao final o Editor Chefe do Portal CT, Cleber Toledo foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. “ É muito bom esse reconhecimento, tenho muito carinho por Gurupi, tenho grande amigos aqui e de certa forma já me sentia um cidadão gurupiense e agora foi oficializado, estou muito honrado com esse título”, agradeceu o jornalista.

Ivanilson Marinho concluiu agradecendo e destacando a importância do jornalismo para a comunidade. “ Os profissionais da comunicação aqui representados, levam até a comunidade as informações relevantes sobre tudo o que acontece em nossa cidade e ajudam na formação de opinião e na construção de uma sociedade mais democrática, e merecem todo o nosso respeito e homenagem. E o Cleber Toledo é mais do que merecedor desse título, tem contribuído muito com nossa cidade por meio do seu portal, é referência no estado, no norte do Brasil, e estamos muito honrados em recebê-lo e entregar esse título”.

 Também participaram da solenidade os vereadores André Caixeta (PSB), Ataíde Leiteiro (PPS), Eduardo Fortes e Zezinho da Lafiche (PROS).

Fortes realiza 9° ed. do Projeto Social Ação Bairro a Bairro no setor Parque Industrial

por Ascom publicado 29/04/2019 09h51, última modificação 29/04/2019 09h51

O setor Parque Industrial, na Região Norte de Gurupi, recebeu neste sábado, 27, o projeto social “Ação Bairro a Bairro”, de iniciativa do vereador Eduardo Fortes (PSDB). O projeto promove inclusão social, que oferece serviços à população de forma gratuita. Crianças, adolescentes e a comunidade em geral participaram das programações com entrega de brindes, sopão solidário, brincadeiras, exame de teste rápido, partida de futebol de adulto e infantil e Dia da Gestante.

O projeto está em sua 9° edição, e leva atendimento em diversas áreas. Na saúde, a Liga de Cuidados Paliativos – Medicina, acadêmicas dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da Universidade Unirg, levaram orientações clínicas quanto a resultados e dúvidas, e realizaram; aferição de pressão arterial (PA), oximetria de pulso, exames de testes rápido, de glicemia, avaliação da flexibilidade – teste para avaliar a amplitude de movimento articular.

Conforme as acadêmicas, a Liga é multidisciplinar que atende a comunidade geral e acadêmica. O Intuito foi levar orientação clínica e de prevenção para as todas famílias da comunidade.  

"A população mais carente muitas vezes não consegue se quer sair de casa para receber algum atendimento clínico e de prevenção na área da saúde ou até mesmo proporcionar lazer a seus familiares. Nossa ação social quer levar essa oportunidade às pessoas dessa e de outras regiões, além de ser mais uma oportunidade de aproximar o legislativo da população", explica o vereador.

O parlamentar reforçou que o projeto tem força e promete percorrer em todos os setores de Gurupi.

No local, centenas de pessoas foram beneficiadas com serviços do projeto social. Na oportunidade a população parabenizou e agradeceu ao vereador por mais uma boa iniciativa.

A ação contou com a parceria de lideranças da comunidade, voluntários, SESI e SESC, Cooperfrigu Foods, Beira Rio Supermercado e da empresária Divina Fátima.

Para a dona de casa e moradora do setor, Luciana Aguiar, destaca que necessita mais de evento como este. “É muito importante porque nossa comunidade é carente e precisamos dessas ajudas, e é sempre bem-vinda quando tem pessoas como o Eduardo Fortes que possa ajudar”, comentou.

Fernanda Dias/ Assessoria de Imprensa

Vereadores participam da Consulta Pública para elaboração do PPA do Governo do Estado (2020/2023)

por Ascom publicado 01/05/2019 18h55, última modificação 02/05/2019 07h33
O evento de lançamento aconteceu no CEM Bom Jesus, na manhã desta terça-feira (30) na quadra de esportes da unidade escolar estadual.
Vereadores participam da Consulta Pública para elaboração do PPA do Governo do Estado (2020/2023)

Vereadores de Gurupi durante lançamento do PPA do Governo Estadual no CEM Bom Jesus

Por Agnaldo Miranda

Os vereadores gurupienses Wendel Gomides (presidente), Ataides Leiteiro (Vice-presidente), Ivanilson Marinho, Zezinho da Lafiche, Cláudio do Trevo, Jair Souza, Marilis Fernandes, Andre Caixeta, Cesar da Farmácia e Miriam Lustosa participaram do lançamento do PPA, (Plano Plurianual) do Governo do Estado para os próximos quatro anos (2020-2023).

O evento aconteceu no CEM Bom Jesus, na manhã da terça-feira (30) na quadra de esportes da unidade escolar estadual. 

Na elaboração do PPA, são observando seis eixos temáticos da gestão: saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação e ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades.

As consultas resultarão no planejamento para execução das políticas públicas com o intuito de alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

PPA - Plano Plurianual, o que é

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na constituição, que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de  duração continuada para o desenvolvimento do Estado. (art. 80 da constituição estadual)

Demandas importantes pra a comunidade Gurupiense são debatidas na primeira sessão ordinária de maio

por Ascom publicado 07/05/2019 11h23, última modificação 07/05/2019 11h23
Dentre as matérias votadas durante a sessão ordinária desta terça-feira, 07, a maioria das demandas voltadas a proporcionar segurança à comunidade.

Por Josy Donato-Ascom/CMG

Segurança

Quem costuma caminhar pelo Parque Mutuca provavelmente já deve ter presenciado motoristas de carros ou motos trafegarem em alta velocidade na pista para veículos que fica ao lado da pista de caminhada. Pensando em resolver essa situação o vereador César da Farmácia apresentou um requerimento destinado ao Diretor Municipal de Trânsito solicitando a construção de redutores de velocidade na pista de entorno do Parque.

“Muitos motoristas passam ali em alta velocidade sem respeitar quem está usando aquele local para seu momento de lazer ou atividade física, podendo até provocar um acidente caso faça um movimento errado ou uma distração, então minha cobrança é pra que se promova segurança as pessoas que utilizam o parque”, justificou.

O período noturno em Gurupi, principalmente entre às 00h e ás 5h é de pouco movimento nas ruas da cidade. Para o vereador Ataíde Leiteiro (PPS) os motoristas correm risco ao ficarem parados no semáforo entre esses horários e trouxe ao plenário da Câmara requerimento solicitando a Diretoria de Trânsito do Município que configure os semáforos para funcionarem com sistemas de alerta com luz amarela durante esse período.

 “O número de violência em Gurupi vem crescendo a cada dia, e nesses horários de pouco movimento, os motoristas ficam com medo de pararem no semáforo e serem vítimas de assalto, então vejo essa alternativa como uma solução para evitar um assalto ou algum outro ato de violência nesse período que motorista tem que ficar parado esperando abrir o sinal”, defendeu o vereador.

Ainda no quesito segurança, o vereador e presidente da Casa, Wendel Gomides (PDT) também colocou em votação um requerimento destinado à mesma secretaria, em que solicita a instalação de câmeras de monitoramento em pontos que dão acesso a Gurupi e também no centro. O assuntou levantou discussão entre alguns dos vereadores, que argumentaram que a prefeitura já anunciou a compra das Câmeras. Gomides defendeu que o requerimento foi protocolado ainda no início do ano.

“Além disso, não é a primeira vez que apresento esse requerimento, já apresentei outros anos, outros vereadores também já trouxeram essa demanda para votação, ele foi protocolado em fevereiro, mas foi colocado em pauta somente agora e coincidiu com esse anúncio”, explicou Gomides.  

Produtores de Leite e derivados

Mais uma vez entrou em discussão sobre a polêmica envolvendo o Ministério Público e os produtores e comerciantes e de leite e derivados em Gurupi. O vereador Ivanilson Marinho teve aprovado um requerimento para que a Câmara realize uma audiência pública visando reunir produtores e comerciantes de leite in natura e derivados, Ministério Público, vereadores e Secretaria de Saúde. “ O objetivo é discutir os meios que serão utilizados para comercializar esses produtos com segurança, de forma que seja bom tanto para o produtor quanto para o consumidor, além de ouvir as demandas desses pequenos produtores, ouvir o Ministério Público, a secretaria e juntos pensarmos uma solução para esta situação”.

Wendel Gomides participa de solenidade de reinicio das obras de pavimentação asfáltica do Waldir Lins

por Ascom publicado 10/05/2019 11h05, última modificação 10/05/2019 11h05
O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Wendel Gomides (PDT), participou na tarde da última quarta-feira (08), do evento que marcou o reinício das obras de pavimentação asfáltica no Setor Waldir Lins.
Wendel Gomides participa de solenidade de reinicio das obras de pavimentação asfáltica do Waldir Lins

Foto: Agnaldo Miranda

O novo contrato no valor de cerca de R$ 4,3 milhões de reais deve beneficiar as ruas 13,14,15,16, rua G (parcial) e rua H, e será destinado também a  construção de calçadas e sinalização.

Em seu discurso após assinatura do contrato, o presidente da Câmara destacou que a gestão do prefeito Laurez em Gurupi tem sido exemplo de administração pública. “ Agradecemos a prefeito por atender as matérias que são votadas na Câmara e que beneficiam a comunidade Gurupiense, e essa pavimentação asfáltica é um pedido de vários vereadores e nós ficamos felizes em ver esse beneficio para os moradores deste bairro”.

Gomides também se dirigiu a ex deputada Josi Nunes que também esteve presente. “Também queremos agradecer a deputada por ter destinado emenda que está tornando possível a realização deste sonho para cada morador daqui”, concluiu.

Também participaram da solenidade os vereadores Ivanilson Marinho, André Caixeta, Marilis Fernandes, Zezinho da Laffiche, Valdonio Rodrigues, Jair Souza, Mirian Lustosa, Eduardo Fortes, Cesar da Farmácia e Sargento Jenilson.

Presidente da Câmara antecipa salário do mês de maio

por Ascom publicado 10/05/2019 11h20, última modificação 10/05/2019 12h23
O pagamento mensal dos servidores da Câmara Municipal de Gurupi ocorre no dia 20 de cada mês, no entanto, tendo em vista o Dia das Mães, o presidente Wendel Gomides decidiu antecipar o salário deste mês.
Presidente da Câmara antecipa salário do mês de maio

"Quero parabenizar e desejar a todas as mães um feliz dia das mães", Wendel Gomides

Os salários dos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Gurupi, já estão nas suas respectivas contas, desde as primeiras horas desta sexta-feira (10).

O presidente do Legislativo vereador Wendel Gomides (PDT), autorizou a antecipação levando em consideração a comemoração ao Dia das Mães que acontece no próximo domingo dia 12 de maio.

Gomides ressalta ainda que esses valores ajudam a estimular a economia local e movimentar o comércio gurupiense, além de demonstrar o empenho da atual gestão da Câmara em manter a transparência com o dinheiro público e o respeito aos funcionários e à população de Gurupi.

Maio Amarelo: Caixeta apresenta proposta de Lei visando reforçar ações de segurança no trânsito

por Ascom publicado 13/05/2019 12h25, última modificação 13/05/2019 12h35
Em todo o Brasil o mês de maio é conhecido como o período para reforçar ações e campanhas de conscientização e segurança no trânsito por meio da campanha Maio Amarelo. Pensando nisso o vereador André Caixeta, apresentou uma propositura com o intuito de reforçar essas ações.

Por Lucas Sousa/Assessor de Imprensa do ver. André Caixeta

O vereador André Caixeta apresentou um Projeto de Lei (PL) durante sessão ordinária realizada na última quarta-feira, 08, solicitando a concessionária de serviços de saneamento, BRK Ambiental, que acrescente nos talões de cobrança imagens ilustrativas referentes ao uso consciente do trânsito.

Conforme Caixeta, essa seria uma forma acessível e abrangente para conscientizar e orientar a população gurupiense sobre a segurança no trânsito.  O vereador ressaltou ainda que as estatísticas de mortes e acidentes no trânsito nos assombram todos os dias em todos os lugares do Brasil.

“Acreditamos que a educação pode mudar isso ou, ao menos, amenizar, estes números. Apesar dos programas educativos promovidos pelos órgãos responsáveis pelo controle do trânsito, a impressão que temos é a de que o comportamento de significativa parcela dos motoristas brasileiros no volante não prima pela cortesia, civilidade e respeito às normas de tráfego”, justificou o parlamentar.

Para o vereador, a ideia da divulgação de imagens ilustrativas e informações sobre educação no trânsito por meio da concessionária que fornece o abastecimento de água da cidade, são importantes para levar maior número de pessoas possível o conhecimento das regras do trânsito, não apenas aos condutores, mas também aos demais atores do trânsito, como pedestres e passageiros, dando este acesso desde a infância, reduzindo assim o número de acidentes e formando cidadãos mais conscientes sobre as regras do trânsito.

“O intuito é realmente levar informação e orientação, e reforçar, com a diferença de que estas informações, por meio dos talões de água, chegaria todo o mês para as pessoas, desta forma promovendo ações de conscientização do transito a nossa população constantemente”, concluiu Caixeta.

Esporte gurupiense agradece o apoio do Sargento Jenilson

por Ascom publicado 13/05/2019 13h30, última modificação 14/05/2019 12h05

Por Lucas Carvalho-Assessor de Imprensa do ver. Sargento Jenilson

Após produzirem uma Fake News (Notícia falsa), contra o parlamentar Sargento Jenilson (PRTB), onde apontava que o mesmo foi até o Ministério Público Estadual protocolar um documento proibindo a prefeitura de Gurupi a ajudar financeiramente o time de futebol da cidade, houve bastante repercussão e entidades e atletas de vários segmentos esportivos do município decidiram produzir vídeos agradecendo o apoio recebido pelo vereador no esporte da cidade e em todo o estado.

Sargento Jenilson desde a sua infância praticou diversas modalidades esportivas, dentre elas atletismo, futebol, Futsal, Voleibol, Tenis e Peteca profissional. E sempre que tem oportunidade contribui para o bom desenvolvimento do esporte na cidade. Como agente público já foi colaborador em diversos órgãos do Estado e também em diversas federações esportivas. Como professor e Treinador já trabalhou com todas as modalidades esportivas em Gurupi, Palmas e Campinas-SP. Ainda como prestador de serviço na Prefeitura de Gurupi(Secretaria Municipal de Esporte) ajudou na elaboração do projeto e captação dos recursos para a construção do Centro Olimpico "Moreirao" e foi idealizador da Lei Municipal que criou o Conselho Municipal de Esportes, o Fundo Municipal para Apoio ao Esporte e também a Lei de Incentivo ao Esporte Amador.

Na Câmara Municipal de Gurupi tem defendido a concessão dos Espaços esportivos da Prefeitura para as associações e equipes esportivas; Criação de Escolinhas Esportivas gratuitas as crianças de nossa cidade; Apoio com Bolsas e incentivos aos atletas da UnirG para representarem a cidade; Realização de Torneios Permanentes de Categorias Base sem taxas de inscrições e Jogos Abertos para as 8 principais modalidades esportivas de adultos com participação das cidades vizinhas. Além de um calendário Municipal esportivo permanente, apoio e fortalecimento das associações e entidades esportivas que representam os diversos esportes na cidade.

O parlamentar já foi proprietário de uma franquia de escolinha de esportiva(Escolinha do Flamengo), por onde passaram mais de 1.000 crianças e adolescentes durante sua existência na capital da amizade. Seja patrocinando, doando, treinando ou até mesmo participando dos eventos como atleta ele sempre apoiou, apoia e ainda vai ajudar muito o esporte de Gurupi e todo o Estado.

Acesse link para o vídeo AQUI

Equipe de serviços do SAMU recebe homenagens na Câmara

por Ascom publicado 14/05/2019 11h25, última modificação 14/05/2019 11h25
Já se passaram 14 anos desde a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atende além de Gurupi, cidades circunvizinhas no perímetro de 100 km de Gurupi e realiza por volta de 35 atendimentos por dia.
Equipe de serviços do SAMU recebe homenagens na Câmara

Foto: Agnaldo Miranda

Por Josy Donato/Ascom CMG

A homenagem, idealizada pelo vereador André Caixeta (PSB) com coautoria dos vereadores César da Farmácia (DEM) e Marilis Fernandes (PDT), foi aprovada por unanimidade em abril passado.

Por meio de Moção de Aplausos parte da equipe do SAMU esteve na Câmara durante a sessão ordinária desta terça, 14, para receberem a honraria. Caixeta ressaltou a importância da atuação dos profissionais e a importância de reconhecê-los.

“ É um orgulho entregar essa homenagem a toda equipe que prestam relevantes serviços em nossa cidade e cidades vizinhas, um serviço indispensável, e sabemos que muitas vezes esses profissionais que lidam com diversos tipos de situações, se dedicam e arriscam suas próprias vidas e por meio deles tantas outras vidas já foram salvas”.  

Conforme o Coordenador do setor de Demandas e Estatísticas, Maiquel Giovani, o SAMU de Gurupi realiza cerca de 2 mil atendimentos por mês, destes cerca de 700 vezes a equipe é enviada ao local da solicitação e levamos em média 7 minutos para realizar o atendimento. O coordenador comentou sobre a homenagem. “É uma grande satisfação receber essa moção, é muito importante para nós para que estamos a disposição das pessoas 24 horas por dia”.

O Secretário Municipal de Saúde Gutierres Torquato também esteve presente e ressaltou a importância do reconhecimento aos profissionais. “Agradeço a sensibilidade da Câmara em entender e reconhecer a importância que a equipe do Samu vem prestando para nossa cidade. O SAMU não tem medido esforços e nós vamos e breve entregar todos os equipamentos necessários para que a equipe continue ofertando o melhor atendimento para a comunidade”, destacou o secretário.

Câmara deve criar CPI para investigar denúncias de irregularidades nos serviços BRK ambiental em Gurupi

por Ascom publicado 14/05/2019 12h15, última modificação 14/05/2019 12h19
O Projeto de Resolução (PR) que visa criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), apresentado durante sessão desta terça-feira, 14, já foi encaminhado para análise das comissões.

Por Josy Donato-Ascom CMG

Obrigações, tarifas cobradas e demais serviços prestados pela empresa BRK Ambiental, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Gurupi, poderão ser averiguados pela CPI que, conforme o PR,  será formada pelos vereadores Sargento Jenilson (PRTB), André Caixeta (PSB), Ataíde Leiteiro (PPS), César da Farmácia (DEM), Valdônio Rodrigues (PSB), Zezinho da Lafiche (PROS), Wendel Gomides (PDT).

A CPI é em atendimento ao um requerimento do vereador Sargento Jenilson aprovado e subscrito por todos os vereadores no mês de abril passado. Segundo Jenilson o objetivo é apurar denúncias de supostas irregularidades na execução do contrato de concessão, celebrado entre a prefeitura de Gurupi e a empresa BRK Ambiental. 

Ainda conforme o parlamentar, a concessionária “não tem cumprido o cronograma de investimentos por meio do seu plano de ação, como por exemplo, a ampliação da rede de cobertura, e da Estação de Tratamento de Esgoto, além da qualidade dos serviços na malha viária”.

Após aprovação, a CPI terá um prazo de até 120 dias para finalizar o inquérito e apresentará o relatório final no plenário da Câmara, e caso seja comprovada algum tipo de irregularidade o relatório será encaminhado para o Ministério Público.

Estudantes da UFT de Gurupi usam tribuna para protestarem contra cortes do governo

por Ascom publicado 15/05/2019 11h35, última modificação 15/05/2019 11h35
Ao fim da sessão ordinária desta quarta-feira, 15, estudantes da Universidade Federal do Tocantins participantes do protesto em prol da educação, que reúne estudantes, professores e servidores da UFT e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), usaram a tribuna para expressarem revolta contra o corte do Governo Federal.
Estudantes da UFT de Gurupi usam tribuna para protestarem contra cortes do governo

Foto: Agnaldo Miranda

O ex-estudante da UFT, Marcos Miranda, conta que aderiu ao manifesto para apoiar os colegas e profissionais da educação que estão sendo prejudicados com a redução de verbas. “ Sabemos que existem outras formas da gente mudar o país sem afetar educação, saúde, segurança pública, que são primordiais para que a sociedade cresça e se estabeleça de forma justa, queremos o apoio de vocês que são a nossa voz, a voz do povo. As universidades federais são responsáveis por cerca de 90% das pesquisas no país, como que a indústria vai produzir sem pesquisa? Como o país vai se desenvolver sem pesquisa, sem educação?”, indagou o estudante.   

O vereador Eduardo Fortes se manifestou a favor do protesto. “Sou contra o que o Governo Federal está fazendo, e sabemos o quanto isso irá prejudicar a educação em nosso país”.

Para Ataíde Leiteiro (PPS), serão prejudicados principalmente os jovens que ainda vão iniciar um curso superior e não tem condições de pagar uma universidade particular. “Como que o filho do carroceiro, o filho de uma doméstica, das pessoas que não tem condições financeiras vão pode estudar se as universidades públicas fecharem as portas devido a redução desses repasses?”, questionou o vereador.

Rodrigo Cordeiro, estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, concordou e acrescentou. “ Sem os cortes já enfrentávamos dificuldadesa gente vai pro laboratório 6 horas da manhã para trabalhar com reagente usado de 2008, reagente nocivo, pra fazer pesquisas para o desenvolvimento regional e é apenas um das inúmeras dificuldades que passamos”, desabafou o universitário.

Ivanilson Marinho parabenizou os alunos pela atitude. “ Temos que lutar sim pelos nossos direitos, e o que esperamos é que haja uma sensatez nas políticas públicas do governo federal e que não venha a prejudicar ainda mais a educação no país”.

Entenda

No final de abril o MEC anunciou cortes de 30% em repasses para as universidades federais de todo o país alegando ser uma medida preventiva devido ao cenário econômico do país.

Após anúncio da MEC, a UFT emitiu comunicado de que o corte seria 42%, e não 30% como informado pelo MEC ,reduzindo em  R$ 18 milhões os repasses para a instituição.

Reajuste salarial dos servidores do município e fiscalização de UBS estiveram em pauta na sessão desta quarta

por Ascom publicado 15/05/2019 12h05, última modificação 15/05/2019 12h02
Dentre os assuntos em pauta durante sessão desta quarta-feira, 15, houve a votação do PL que trata sobre reajuste salarial dos servidores da prefeitura e proposta de comissão para fiscalizar postos de saúde de Gurupi.

Rejauste

Servidores públicos efetivo da Administração Direta e da Agência Gurupiense de Desenvolvimento, com exceção dos servidores da UnirG, terão a recomposição salarial anual neste mês de maio. A Câmara Municipal de Gurupi aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) que permite o reajuste de 3,75% para os servidores da prefeitura de Gurupi.

Comissão

Uma comissão para fiscalizar as Unidades Básicas de Saúde do Município poderá ser criada. O pedido é do vereador Valdônio Rodrigues que fez solicitação por meio de requerimento. “ O objetivo é promover melhorias nos serviços e saúde oferecidos á comunidade em nosso munícipio pelas UBS, como por exemplo, averiguar como está sendo realizados os atendimentos, anecessidades de equipamentos dentre outros”, pontou.

Outros assuntos

Já Eduardo Fortes (PSDB) colocou em votação requerimento destinado ao deputado Estadual Ricardo Ayres pedindo que destine emenda emenda parlamentar para a construção de quadras poliesportiva coberta para os seguintes loteamentos: Residencial Madri, Residencial Campo Bello e Residencial João Lisboa da Cruz.

Jair Souza defende que a pasta da Educação no Município tome medidas para concessão de adicional de insalubridade aos servidores municipais que prestam serviços como auxiliares e cozinheiros na cantina de escolas, creches ou de qualquer setor do serviço público.

Indicações

Indica que adquira uma máquina de perfuração de poço artesiano para auxiliar na agricultura familiar nos assentamentos do nosso município.

Indica a construção de uma quadra de vôlei de praia na área compreendida entre as avenidas Ceará e Maranhão, no Parque Mutuca.

Indica a construção de ciclovias, sinalização horizontal/vertical, redutor de velocidades, na margem esquerda da via urbana da BR 153, entre o Trevo da Saída Sul e acesso ao Setor Madri.

As próximas sessão ordinárias serão realizadas no dias 21 e 22 deste mês.

Vereador Cláudio do Trevo requer atendimento médico na larguinha e retorno do serviço na associação 12 de outubro

por Ascom publicado 16/05/2019 12h20, última modificação 20/05/2019 10h19
O intuito é atender os anseios dos moradores da associação 12 de Outubro e Larguinha, que devido à falta de uma unidade Básica de Saúde nestes locais, são obrigados a se deslocarem por mais de 30 Km para buscarem atendimento em Gurupi.
Vereador Cláudio do Trevo requer atendimento médico na larguinha e retorno do serviço na associação 12 de outubro

Foto: Kenia Nubia

Conforme o vereador Cláudio do Trevo isso tem causado grandes transtornos, principalmente para pessoas idosas, crianças e grávidas, que muitas vezes precisam de um atendimento urgente e precisam fazer esse deslocamento.

Para suprir a necessidade dessas comunidades o vereador requer que a Secretaria de Saúde providencie com urgência a reforma do prédio da antiga Escola Municipal 12 de Outubro e disponibilize médico para retorno do atendimento do Programa Saúde da Família naquela região, além de providenciar médico duas vezes mensais para atender a comunidade da Larguinha no prédio da Escola Gameleira.

" A Constituição Federal de 1988, prevê que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos, o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, e essas duas comunidades tem sofrido muito com a falta de um atendimento médico nessas regiões", argumentou o parlamentar.

 

“Propomos criação de curso pré-vestibular gratuito para estudantes de baixa renda” declarou Eduardo Fortes

por Ascom publicado 17/05/2019 12h20, última modificação 17/05/2019 12h20
Proporcionar aos estudantes uma revisão e complementação dos conteúdos do ensino médio, visando dar subsídios para competirem em condições de igualdade por uma vaga no ensino superior.
“Propomos criação de curso pré-vestibular gratuito para estudantes de baixa renda” declarou Eduardo Fortes

divulgação

Fernanda Dias/Assessora de Imprensa do ver. Eduardo Fortes

Pensando nisso, o vereador Eduardo Fortes apresentou Requerimento na Câmara Municipal de Gurupi para implantar curso pré-vestibular gratuito para estudantes de baixa renda oriundos de escolas públicas.

“Propomos o Requerimento no intuito de reivindicar curso pré-vestibular gratuito para estudantes de baixa renda para dar uma boa preparação e promover a popularização da universidade. Sabemos que o maior obstáculo que eles enfrentam para ingressar no ensino superior gratuito é a incompatibilidade entre o ensino dos colégios públicos e o vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM”, declarou Eduardo Fortes.

O ingresso em uma faculdade e a conclusão de um curso superior é a alternativa mais acessível para uma possível ascensão social das camadas mais baixas da sociedade.

O ensino público, com raras exceções, ainda está defasado, a democratização do acesso ao ensino superior ainda não é uma realidade para todos, apesar de vários programas do governo, como as políticas afirmativas de cotas, FIES, PROUNE E SISU.

“O direito à educação está previsto no artigo 205 da Constituição Federal de 1988 e nós temos que priorizar por uma educação de qualidade, isso supõe a busca do melhor, de um padrão científico e fundamentado dos conteúdos acumulados e transmitidos”, concluiu Eduardo Fortes.

Vereador Cesar da Farmácia requer instalação de redutores de velocidade no Parque Mutuca

por Ascom publicado 17/05/2019 12h45, última modificação 17/05/2019 12h47
Condutores de motos, veículos ou ônibus passam ali em alta velocidade, sem respeitar quem está usando o local para seu momento de lazer ou atividade física, então o pedido é para que se promova a segurança das pessoas que utilizam o parque.
Vereador Cesar da Farmácia requer instalação de redutores de velocidade no Parque Mutuca

Vereador César da Farmácia (DEM) autor do requerimento

Da assessoria do vereador Cesar da Farmácia

Requerimento (nº 537/2019)  de autoria do vereador César da Farmácia (DEM) aprovado no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, requer ao Diretor Municipal de Trânsito e Segurança da Prefeitura Leon Barcelos a construção de lombada ou redutores de velocidade, pintura e sinalização viária nas ruas paralelas a pista de caminhada no Parque Mutuca, localizado no Centro de Gurupi.

O pedido contempla diversas reclamações de pessoas que praticam algum tipo de esporte ou caminhada no parque e passam grande perigo com carros, motos ou ônibus em alta velocidade, circulando ao lado de quem pratica caminhada.

"Quem costuma caminhar pelo Parque Mutuca, provavelmente já deve ter presenciado motoristas de carros ou motos, trafegarem em alta velocidade pela pista para veículos que fica ao lado da pista de caminhada. Pensando em resolver essa situação o vereador César da Farmácia apresentou o requerimento destinado a sanar o problema", justificou o parlamentar.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza

Vereador César da Farmácia requer a construção de redutores de velocidade no entorno do Parque Mutuca

Em nome da nossa comunidade, conto com a compreensão da Administração Municipal para analisar a viabilidade técnica e financeira para atender aos moradores desta localidade, que solicitam há muito tempo este benefício.

Acessibilidade para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida nas escolas municipais é discutida na Câmara Municipal

por Ascom publicado 18/05/2019 10h40, última modificação 18/05/2019 10h45
o vereador destaca que os alunos que necessitam dessas adaptações, são a minoria dentro das escolas municipais e que as adequações devem vir de encontro à acessibilidade, desse grupo
Acessibilidade para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida nas escolas municipais é discutida na Câmara Municipal

Vereador Ataide Leiteiro, chama atenção para adequações que melhorem a moblidade nas escolas municipais para alunos com deficiência.

Requerimento do vereador Ataide Leiteiro (PPS), aprovado no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, na quarta-feira dia 15 de maio e enviado ao secretário municipal da Educação Euripedes Cunha, chama atenção para o problema da falta de acessibilidade na entrada das escolas Municipais em Gurupi.

De acordo com Ataide, a Lei Federal 10.098/2000, indica como deve ser as construções ou edificações arquitetônicas de unidades escolares, para a mobilidade segura de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nestes locais. 

O parlamentar, justifica que é nessa perspectiva de pensar a inclusão nas escolas municipais que o requerimento tem por objetivo defender que toda criança deficiente tem direito de frequentar a escola e ter garantido o seu direito de ir e vir, com segurança e sem obstáculos intransportáveis.

Por último, ressalta que os alunos que necessitam dessas adaptações, são a minoria dentro das escolas municipais e que as adequações devem vir de encontro à acessibilidade, desse grupo".

O QUE DIZ A LEI DA ACESSIBILIDADE
 
Lei da Acessibilidade, nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  
Desse modo a Lei 10.098/2000 trás como definição de acessibilidade a possibilidade, a condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços mobiliários e equipamentos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa com deficiência física ou com mobilidade reduzida.
REQUERIMENTO APROVADO NA SESSÃO 15 DE MAIO
A imagem pode conter: texto

Projetos de Leis visam proporcionar benefícios à comunidade Gurupiense

por Ascom publicado 21/05/2019 11h10, última modificação 21/05/2019 11h10
As propostas de leis encaminhadas nesta terça-feira, 21, para as comissões da Câmara Municipal de Gurupi visam garantir meia entrada á servidores públicos de Gurupi; criar programa de incentivo a prática de compostagem de resíduos orgânicos e implantar uma Clínica Escola;.

Por Josy Donato-Ascom CMG

Meia entrada

Professores, servidores da prefeitura de Gurupi, da UnirG e do Legislativo Gurupiense poderão ganhar o direito de meia entrada em eventos culturais, cinema, shows, circos, exposições agropecuárias, esportivos e similares no âmbito do município de Gurupi, caso o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Ivanilson Marinho (MDB) seja aprovado.

Segundo Marinho, o intuito da proposta “é corrigir irregularidade do gestor anterior que garantiu o benefício somente a determinadas categorias de servidores públicos, em detrimento de outras que deixaram de receber”.

Compostagem de resíduos orgânicos

Proposta do vereador Eduardo Fortes (PSDB) é criar um programa de incentivo a prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais.

Dentre os objetivos do programa, conforme o artigo 2º do PL é economizar com os custos de gerenciamento de material orgânico; melhorar a qualidade dos resíduos de potencial reciclável; diminuir o volume de resíduos orgânicos nas estações de transbordo;  promover o conceito dos 3R(s) - reduzir, reutilizar e reciclar, na cadeia dos resíduos sólidos; fomentar a autonomia alimentar; e promover o associativismo.

Clínica Escola

A vereadora Mirian Lustosa (MDB) levou a plenário propositura em que visa autorizar o município a implantar Clínica Escola especializada em programas de diagnósticos, tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As propostas foram lidas e encaminhadas as Comissões da Casa onde serão discutidas e caso tenham pareceres favoráveis, retornarão para serem votados em plenário.

Em Gurupi Câmara Municipal aprova proposta que cria CPI para investigar BRK Ambiental

por Ascom publicado 21/05/2019 11h44, última modificação 21/05/2019 11h44
Em Gurupi Câmara Municipal aprova proposta que cria CPI para investigar BRK Ambiental

Foto: Josy Donato

Por Josy Donato-Ascom/CMG

A proposta de resolução de autoria da Mesa Diretora da Casa que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi apresentada durante sessão do último dia 14 e aguardava apenas o parecer jurídico para ser discutida nas Comissões.

A pedido do vereador André Caixeta (PSB), presidente das Comissões temáticas da Câmara, a sessão foi suspensa por cerca de 10 minutos quando as comissões se reuniram para darem os pareceres do Projeto de Resolução (PR) que cria a CPI. Após ser aprovada nas comissões, a proposta foi colocada em pauta e aprovada por unanimidade na ordem do dia da sessão desta terça-feira, 21.

A CPI é um pedido feito por meio de requerimento do vereador Sargento Jenilson (PRTB), aprovado por unanimidade em abril passado. O objetivo é apurar denúncias de irregularidades na execução do contrato entre a prefeitura de Gurupi e a BRK Ambiental.  Conforme Jenilson o próximo passo “é montar o plano de trabalho que norteará a realização da CPI, cujos integrantes terão até 150 dias para apresentarem o relatório”.

A CPI será formada pelos vereadores Sargento Jenilson (PRTB), André Caixeta (PSB), Ataíde Leiteiro (PPS), César da Farmácia (DEM), Valdônio Rodrigues (PSB), Zezinho da Lafiche (PROS), Wendel Gomides (PDT).

 

Projeto de Resolução que cria CPI para apurar denúncias da empresa BRK Ambiental é retirado de pauta antes de ir para segunda votação

por Ascom publicado 22/05/2019 12h15, última modificação 22/05/2019 12h50
O PR havia sido aprovado em primeira votação durante a sessão da última terça, 21, mas foi retirado de pauta para fazer adequações nos termos do Regimento Interno da Casa.
Projeto de Resolução que cria CPI para apurar denúncias da empresa BRK Ambiental é retirado de pauta antes de ir para segunda votação

Foto: Agnaldo Miranda

Segundo o vereador Ivanilson Marinho (MDB) que pediu para retirar de pauta o PR, alegando ter havido erro na assinatura do requerimento (que solicitou a CPI) e na composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), por haver, o requerimento, sido subscrito por todos os vereadores, impedido assim que qualquer um deles presidisse a comissão.  

“Além disso, o autor para criação de comissão temporária não poderá integrá-la na qualidade de presidente, conforme prevê paragrafo 3º do inciso IV do artigo 47 do regimento interno e caso permanecesse as irregularidades no requerimento deliberado pelo legislativo todos os atos praticados pela comissão seriam anulados, a ideia é a correção de todos os vícios encontrados, corrigi-los e submeter à nova apreciação pelo plenário”, explicou Marinho.

O presidente da Casa Wendel Gomides (PDT), colocou em votação o pedido do vereador e em unanimidade retirou a proposta de pauta encaminhando para procuradoria jurídica da Casa fazer as adequações necessárias. Segundo Gomides, na próxima semana poderá convocar uma sessão extraordinária para retomar o PL a plenário. “O objetivo é que a proposta seja votada o quanto antes, pois não apenas nós, mas toda a comunidade tem interesse em dar andamento nessa apuração”.

Autor do requerimento que pediu a criação da CPI, o vereador Sargento Jenilson (PRTB) acredita que na próxima semana todas as adequações estarão prontas. “ É preciso fazer alguns aperfeiçoamentos para que esteja dentro das condições legais que o regimento da Casa prevê e também a Lei Orgânica do Município, esperamos que na semana que vem já esteja em plena condição de ser publicada depois na portaria com a quantidade de membros e também suas atribuições predefinidas e dotações necessárias”.

Projeto de Lei visa criar o programa “Loteamento Popular” e outro obrigar Secretaria de Saúde a disponibilizar na internet lista de medicamentos

por Ascom publicado 22/05/2019 12h40, última modificação 22/05/2019 12h38
Hoje também foi dia de homenagem ao professor e comunicador Jonas Amaral. Dentre outros assuntos tratados durante a sessão ordinária desta quarta, 22, está o requerimento à secretaria de saúde para fazer convênio com clínica que realiza cateterismo em Gurupi.
Projeto de Lei visa criar o programa “Loteamento Popular” e outro obrigar Secretaria de Saúde a disponibilizar na internet lista de medicamentos

Professo e comunicador Jonas Amaral foi homenageado. Foto Agnaldo Miranda

Homenagem

O professor e comunicador Jonas Amaral proprietário do site Portal do Amaral, foi homenageado por meio de Moção de Aplausos por iniciativa do vereador Jair Souza (MDB).

Conforme Jair por meio do Portal do Amaral, o comunicador tem contribuído durante os últimos quatro anos com a comunidade de Gurupi e região com informações e notícias divulgadas no site. “Esse é um reconhecimento não só meu, mas representa a comunidade de Gurupi, para mim é uma honra homenagear esse profissional por contribuir de forma relevante com a comunidade gurupiense”, justificou Jair Souza.

Projetos de Lei (PL)

Um PL encaminhado para as Comissões da Câmara Municipal de Gurupi pretende obrigar a prefeitura de Gurupi a publicar em seu site oficial a relação de medicamentos disponíveis e indisponíveis nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde do município.

O autor da proposta é o vereador Ataíde Leiteiro (PPS) e justificou no texto do PL que ao disponibilizar essa informação a comunidade, além de “propiciar transparência à Secretaria de saúde, permite ao cidadão que necessitar de algum medicamente tenha acesso à lista de medicamentos disponíveis e faltantes sem precisar se deslocar até a UBS, em casos de falta dos remédios e saberá também quando disponível”, explicou.

Loteamento Popular

Outro PL que será analisado pelas comissões é do vereador Ivanilson Marinho em que dispõe sobre a criação do programa “loteamento popular”, além de autorizar a doação de terrenos para a construção de casas populares no município.

“Esse projeto objetiva proporcionar que a Administração Pública Municipal, faça levantamento de possíveis áreas passíveis de loteamento para doação à famílias carentes que necessitam de casas próprias”, justificou.

Convênio

Um requerimento do vereador Zezinho da Lafiche pede ao secretário de saúde de Gurupi que realize convênio com a clínica HCI ( Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva de Gurupi), para disponibilizar exame de cateterismo para os usuários do convenio.

“Muitas vezes para os pacientes que precisam do cateterismo é incomodo ter de sair de Gurupi pra realizar esse exame em Palmas, sem contar que uma vida pode até ser salva com o fato de não precisar se deslocar a essa distância em casos de emergência, tendo uma clínica que atenda pelo convenio na cidade”, argumentou.  

Projeto de lei da vereadora Mirian Lustosa visa implantar Clinica Escola em Gurupi

por Ascom publicado 24/05/2019 07h20, última modificação 24/05/2019 07h22
Uma das principais dificuldades dos alunos portadores de TDAH são os problemas de comportamento no ambiente escolar, que se manifestam pela dificuldade de obedecer a um código disciplinar e pela agitação na sala de aula.
Projeto de lei da vereadora Mirian Lustosa visa implantar Clinica Escola em Gurupi

Vereadora Mirian Lustosa autora do Projeto de Lei

Por Doris Barros/Assessor de Imprensa do ver. Mirian Lustosa

Durante sessão ordinária da Câmara municipal de Gurupi, realizada  na manhã da quarta-feira (23), a vereadora Mirían Lustosa (MDB),  apresentou Projeto de Lei (PL) a ser encaminhado ao prefeito Laurez Moreira (PSDB), solicitando a implantação  de uma Clinica Escola no município de Gurupi com programas de diagnósticos, tratamento e acompanhamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As crianças portadoras de TDAH não se adaptam bem a instituições de ensino muito tradicionais 

Uma das principais dificuldades dos alunos portadores de TDAH são os problemas de comportamento no ambiente escolar, que se manifestam pela dificuldade de obedecer a um código disciplinar e pela agitação na sala de aula.

A parlamentar argumentou que o  projeto tem por finalidade oportunizar pessoas da rede pública de ensino deste município. ”Atualmente Gurupi, conta com certos tratamentos aos portadores de TDAH, mas a carência de uma Clinica Escola especializada tem se tornado necessário na cidade”.

Câmara Municipal de Gurupi homenageará operadores de segurança pública do município

por Ascom publicado 24/05/2019 10h30, última modificação 24/05/2019 11h06
A solenidade acontecerá na próxima segunda-feira, 27, às 19h no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, sede da Câmara Municipal de Gurupi que fica na Avenida Goiás n°2880, centro.
Câmara Municipal de Gurupi homenageará operadores de segurança pública do município

divulgação

Por Lucas Carvalho/Assessoria de Imprensa ver. Sargento Jenilson

A propositura que promove a honraria é de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) e segundo o parlamentar, visa o reconhecimento do trabalho dos homens e mulheres que dedicam suas vidas à segurança pública, a proteção patrimonial e defesa social com o objetivo de zelar pela coletividade com atos de bravura.

Serão homenageados servidores de vários órgãos como: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Polícia Científica, Agentes do sistema prisional, sistema socioeducativo e Corpo de Bombeiros Militar que atuam no município de Gurupi e tenham se destacado em seus trabalhos durante o ano.

Esta é segunda edição da honraria que desde o ano passado, é prevista em um Projeto de Resolução da Mesa Diretora do legislativo gurupiense e será outorgada anualmente a três membros da Polícia Militar, dois da Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros Militar, um do Sistema Prisional, um do Sistema Socioeducativo, a um da Polícia Cientifica e um da Policia Rodoviária Federal, a serem escolhidos pelos comandantes e diretores de cada unidade.

Para o vereador Sargento Jenilson autor do requerimento que solicitou a proposta de resolução, “homenagens como essa promovida pela Câmara são de extrema importância, pois enaltecem o árduo trabalho daqueles que dedicam suas vidas em prol do próximo”.

  “A principal finalidade é reconhecer, homenagear e estimular aqueles militares e policiais civis que mais se destacaram no período de um ano em prol da segurança e defesa social de nossa comunidade. Convido a todos para participarem dessa solenidade aos guerreiros do nosso município”, concluiu o parlamentar.


Operadores de Segurança de Gurupi são homenageados na Câmara Municipal

por Ascom publicado 27/05/2019 21h28, última modificação 27/05/2019 21h28
Esta é a segunda edição da Honraria Destaque do Ano após aprovação do projeto de resolução que criou a homenagem.

A diferença é que neste ano foram inclusos também Policial Rodoviário Federal, Agente do Sistema Prisional e Agente de Segurança Socioeducativo.

Com a inclusão destes servidores, não somente Policiais Militares (PM), Bombeiros Militares (BM) e Policiais Civis (PC) serão homenageados, passando a honraria, destinada a reconhecer operadores de segurança que atuem no município Gurupiense e se destacaram em seus serviços prestados à comunidade.

Os homenageados foram escolhidos como Destaque do Ano pelos comandantes ou diretores de cada unidade. Foram entregues medalhas a três Policiais Militares, sendo um policial ambiental, dois Bombeiros Militares, três Policiais Civis, sendo uma perita criminal, um Policial Rodoviário Federal (PRF), uma Agente de Execução Penal e um Agente de Segurança Socioeducativo.

A honraria

A solenidade é oriunda de um Projeto de Resolução de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB), aprovado por unanimidade no mês de novembro do ano passado. “Os operadores de segurança, diferente de outras categorias são bastante cobrados pela sociedade, esse é um grande desafio para nós de dar honra a esses servidores que têm honra e merecem serem reconhecidos pela sociedade aqui representados pelo povo de Gurupi”.

Ataíde Leiteiro (PPS) parabenizou os homenageados e disse se sentir honrado “em fazer parte desse momento”. O vereador Zezinho da Lafiche (PROS) também destacou sua felicidade em participar da honraria.  “Fico feliz em ver essa Casa cheia com tantas pessoas ilustres, creio que todos aqui merecem serem honrados, pois cuidam da nossa comunidade, mas esses escolhidos representam cada um desses servidores”.

César da Farmácia destacou a importância do reconhecimento. “Reforço o merecimento desta honraria pelo trabalho que cada um desses operadores de segurança realiza em nossa cidade, pois quem ganha com isso é a sociedade, e eles mais do merecem esse reconhecimento”.

“Cada um desses policiais tem desenvolvido um excelente trabalho, quero destacar o esforço diário de cada um, com atitude proativa e foi uma tarefa difícil escolher apenas dois e parabéns aos homenageados”, destacou o delegado da DEIC-SUL, Alicindo Augusto que falou em nome da Polícia Civil.

A Agente de Execução Penal, Pryscilla Oliveira disse se sentir honrada pela iniciativa do Legislativo em lembrar-se do sistema prisional. “É uma honra receber esse reconhecimento e sairei daqui mais motivada a desempenhar o meu trabalho”.

O homenageado do Sistema Socieducativo, Claudemir Prevital, também parabenizou a Câmara pela homenagem e destacou a falta de reconhecimento á categoria.  “O socioeducativo faz o trabalho de segurança pública, mas ainda não é reconhecido pela legislação e estamos lutando por isso e esse reconhecimento para nós é muito importante, não só para Gurupi, mas para todas as unidades desse sistema”.

Comandante da Polícia Militar de Gurupi, Márcio Barbosa, destacou o desafio na escolha dos homenageados. “Somos referência em todo o estado do Tocantins, fazemos escolha em cima da meritocracia de cada um, e esses servidores fazem um trabalho brilhante e são merecedores dessa homenagem”, ressaltou o comandante.

O inspetor Guilherme Lapidus da PRF entregou a medalha ao colega da PRF João Macedo e destacou que a força da equipe está na união e no trabalho conjunto. “Cada um tem sua participação dentro da instituição, e a escolha do Macedo foi baseada na sua força e disposição para auxiliar os colegas, na experiência que ele adquiriu ao longo dos seus 25 anos e toda a contribuição que tem na PRF”.

Durante a homenagem aos bombeiros, o vereador Zezinho da Lafiche lembrou da importância do trabalho rápido e eficiente realizado pelo Corpo de Bombeiros de Gurupi no último dia 09 de maio quando lojas do centro de Gurupi foram atingidas por um incêndio.

Agradeceu a Câmara e também a unidade de bombeiros de Gurupi. “Se consegui esse reconhecimento é porque as pessoas da minha unidade me escolheram, e porque nossa unidade tem servidores que estão prontos par servir a nossa cidade sempre que necessário”.

O vice-presidente da ASPRA, Uemerson Coelho, esteve presente na solenidade e também ressaltou a importância de reconhecer cada um dos operadores de segurança que prestam serviços na cidade.

Sobre o PR

A proposta prevê que anualmente a Câmara Municipal de Gurupi deverá homenagear com título ou medalhas de Destaque do Ano os operadores de segurança que foram destaque em seus trabalhos em Gurupi. Neste ano professores também deverão ser homenageados por meio de outro Projeto de Resolução já aprovado.

Homenageados

Militares

1ª Tenente Shirley Rocha Albino; Sub Tenente Vilton Alves Pereira, 2º Sargento Joarez Soares Barbosa Filho (3ª Cia Ambiental de Gurupi).

Bombeiros

Major Wellington de Souza Moura e Sargento Juvenal Macedo Quixabeira.

Policiais Civis

Agente Classe Especial (Deic Sul)-Jefleson Tavares Silva;  Policial Civil- Eleandro Batista Silva e a Perita Criminal-Heloísa Helena Ferreira de Oliveira.

PRF

Inspetor João Macedo Garcia Neto.

Sistema Prisional

Agente de Execução Penal -Pryscilla da Costa Oliveira.

Agente de segurança socioeducativo

Claudemir Nilto Prevital

Vereador Valdonio comemora atendimento a requerimento de sua autoria que beneficiou setor Waldir Lins com asfalto

por Ascom publicado 29/05/2019 07h45, última modificação 29/05/2019 07h45
O parlamentar defendeu ainda que os requerimentos e indicações aprovados na Câmara pelo vereadores, são o melhor instrumento no auxilio ao Chefe do Executivo e auxiliares, porque mostra a realidade das comunidades e qual área é prioridade no momento.
Vereador Valdonio comemora atendimento a requerimento de sua autoria que beneficiou setor Waldir Lins com asfalto

Vereador Valdonio Rodrigues autor do requerimento

Da Assessoria do vereador com informações-Portal Tribuna 

O vereador Valdonio Rodrigues (PSB) que esteve presente no dia 08 de maio na assinatura do contrato entre a Prefeitura de Gurupi e a construtora responsável pela obra de asfalto no setor Waldir Lins, comemorou o atendimento das solicitações que fez ao prefeito Laurez Moreira, durante entrevista a imprensa. 

De acordo com o parlamentar, os requerimentos ao total de sete, todos aprovados pela Câmara entre os anos de 2013 e 2019 e foram enviados ao secretário municipal de Infraestrutura, Gerson com pedido de conclusão da pavimentação asfáltica das vias públicas do Setor Waldir Lins. 

"Hoje é um dia muito feliz, para os moradores do Setor Waldir Lins, como para mim como vereador que há 07 anos venho lutando pelo beneficio do asfalto para o bairro. Em nome dos moradores, queremos agradecer ao prefeito Laurez Moreira, por trazer esse sonhado beneficio a esta região do setor", disse o vereador . 

O parlamentar justificou ainda que os requerimentos e indicações aprovados na Câmara pelo vereadores são o melhor instrumento no auxilio ao Chefe do Executivo e auxiliares, porque mostra a realidade das comunidades e qual área é prioridade no momento.

Ações do documento