Vereadores apresentam Projetos de Leis e requerimentos que visam atender várias demandas da comunidade gurupiense

por Ascom publicado 06/02/2019 11h40, última modificação 06/02/2019 11h42
04 Projetos de Leis (PL) oriundos do Legislativo foram apresentados na manhã desta quarta, 06, durante a 2ª sessão ordinária deste ano de 2019.

Foto: Josy Donato

A vereadora Marílis Fernandes (PDT) apresentou um projeto de Lei sugerindo ao executivo que redija uma propositura para que escolas municipais do ensino fundamental realizem exames médicos para detecção precoce de doenças em alunos, especialmente aquelas que exijam restrições alimentares.  O PL deve ser apresentado pelo executivo, por gerar despesa ao município.

Outra proposta de Lei, esta do vereador Eduardo Fortes (PSDB), trata sobre a obrigatoriedade de identificação dos Profissionais da Saúde nas Unidades de Atendimento de Saúde do Município. Fortes defende que os profissionais deverão portar durante o expediente, crachá com foto, nome, ocupação e/ou especialidade.

Já o PL 23/2019 de autoria do vereador Jair Souza (MDB) tem por finalidade proibir a interrupção no fornecimento de água e energia elétrica por inadimplência do consumidor, as sextas, sábados, domingos e feriados, no âmbito do município de Gurupi.

Dentre os requerimentos votados e aprovados o parlamentar Ataíde Leiteiro defendeu agilidade para que se faça o asfalto da rodovia TO-365, que liga Gurupi ao Trevo da Praia, em matéria que será encaminhada à Secretaria de Infraestrutura do Estado.

Zezinho da Lafiche (PROS) solicitou ao secretário de saúde do município que disponibilize atendimento médico oftalmológico por no mínimo duas vezes mensais nas unidades básicas de saúde.

Dentre as indicações feitas ao executivo municipal, o vereador Ivanilson Marinho sugeriu a criação de um Centro de Referências para combate e tratamento da Hanseníase em Gurupi.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 12, terça-feira, ás 09h no plenário da Casa de Leis Gurupiense.