Vereador Eduardo Fortes apresenta projeto ‘Programa Fila Zero’ para pacientes com câncer

por Ascom publicado 23/10/2019 11h15, última modificação 23/10/2019 11h16
O programa consiste na obrigatoriedade das UBS em priorizar o atendimento aos pacientes com neoplasia e que sejam agendadas consultas ou exames, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, após o encaminhamento.
Vereador Eduardo Fortes apresenta projeto ‘Programa Fila Zero’ para pacientes com câncer

O programa garante agendamento das consultas ou exames, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, após o encaminhamento do médico.

Por Fernanda Dias/Assessoria de Imprensa do ver. Eduardo Fortes

O Vereador Eduardo Fortes (PSDB), preocupado com o atendimento breve das pessoas diagnosticadas com neoplasia (câncer), apresentou no último dia, 15, na Câmara Municipal de Gurupi, o Projeto de Lei (PL) n° 062/2019 para garantir prioridade em agendamento de exames e consultas para pessoas com a doença, denominado “Programa Fila Zero”.

De acordo com a Justificativa, o programa Fila Zero consiste na obrigatoriedade das unidades de saúde do município de Gurupi, em priorizar o atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer e que sejam agendadas consultas ou exames, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, após o encaminhamento do médico. 

“Este Projeto de lei é uma maneira simples de aumentar a chance de sobrevida dos pacientes com câncer, garantindo rapidamente o acesso do paciente oncológico ao tratamento”, disse Eduardo Fortes. 

Contudo, justifica-se essa lei pela gravidade e evolução rápida da doença se não tratada, para que os pacientes com diagnóstico de câncer não fiquem em lista de espera, agilizando a marcação das consultas médicas com especialistas e os exames de diagnóstico.