Proibição do consumo de bebidas alcoólicas, retirada de veículos abandonados das ruas estão entre os assuntos tratados na sessão dessa terça

por Ascom publicado 12/02/2019 12h59, última modificação 12/02/2019 12h59
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12, foram apresentados requerimentos e Projetos de Lei relevantes para comunidade.

Foto: Josy Donato

Por: Joana Darc-Ascom/CMG

Dentre os Projetos de Leis apresentados, o PL 021/2019 de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) visa proibir o consumo de bebidas alcoólicas no interior das lojas de conveniências, bem como nas dependências dos postos de combustíveis de Gurupi.  Conforme Jenilson, o objetivo não é proibir a venda, somente o consumo dentro das dependências, visando reduzir, por exemplo, atos de violência.

“As lojas de conveniência dos postos de combustível vendem livremente, com pouca ou nenhuma fiscalização, bebidas alcoólicas de todos os tipos, tornando se de alguns anos pra cá, ponto de encontro de jovens, muitos deles menores de 18 anos”.

Já o parlamentar Jair Souza (MDB), levou a plenárias duas propostas de Lei, uma trata sobre a retirada de veículos e objetos abandonados nas vias públicas do município e a outra pretende autorizar o Poder executivo a realizar a construção e instalação da Casa de Velório Municipal.

“O Projeto acolherá principalmente, moradores carentes de Gurupi, que não possuem condições financeiras para arcarem com as despesas de um velório em ambiente particular”, explicou Jair Souza.

Requerimentos

O presidente da casa o vereador Wendel Gomides (PDT), apresentou o requerimento para a construção de uma nova rodoviária de Gurupi, o mais breve possível, “pois já esta defasada, não tendo estrutura, para receber os ônibus que ali fazem linha, acrescentou ainda que esse é um sonho da população gurupiense”.

AGL

O vereador Cesar da Farmácia (DEM) solicitou a Secretaria Municipal de Cultura, que disponibilize uma sala para a Academia Gurupiense de Letras (AGL), ao termino da obra Mauro Cunha. “Atualmente a AGL encontra-se sem sede própria, pela sua importância cultural, para que os membros desta entidade possam dar continuidades aos trabalhos que tanto enriquecem a cultura da nossa cidade”, justificou.

Olho na bomba

Sargento Jenilson (PRTB) em pauta solicitou que seja feita a cooperação entre os órgãos promotores (Goiás-Tocantins) para implantação do aplicativo “olho na bomba”. “Assim através dessa ferramenta, o consumidor terá acesso à informação atualizada dos valores cobrados pelos revendedores, além de traçar rotas para qualquer destino do Estado de Goiás e receber informações sobre os postos existentes no caminho dos preços baixos e altos”, explicou o vereador.

A próxima sessão ordinária acontece nesta quarta-feira, 13, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi.