Presidente e membros da CPI da BRK Ambiental recebem capacitação do Sistema CFA-Gesae

por Ascom publicado 24/10/2019 13h30, última modificação 24/10/2019 14h08
Quatro integrantes da CPI foram ao Conselho Federal de Administração (CFA) em Brasília para serem capacitados pelo Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto (Gesae).

Por Josy Donato

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias da BRK Ambiental em Gurupi, Sargento Jenilson, acompanhado dos oficiais de diligências, Ana Flávia Monteiro e Sérgio Assunção, e do assessor jurídico da CPI, Hennyson Aires Botelho, estiveram na última sexta-feira (18), participando do treinamento para auxiliar no processo da CPI.

Os membros da CPI foram instruídos pelo presidente do CFA, Mauro Kreuz, e os colaboradores da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE), Juliana dos Reis e Ediberto Correia, sobre como operar e interpretar os indicadores do Gesae, assim como diagnosticar a qualidade do serviço de saneamento.

O vereador Sargento Jenilson afirmou que a visita foi importante para conhecer o um pouco da Política Pública Nacional com relação ao abastecimento de água e saneamento básico, além de uma importante ferramenta que fará toda a diferença para a CPI.

“Eles disponibilizam uma ferramenta que copia e trata informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (ISNIS) e transforma esses dados em números reais e faz inclusive, comparativo de concessionárias de diversas cidades e isso fez com que tivéssemos um conhecimento mais aprofundado sobre os números relacionados à Gurupi o que será de grande importância para a conclusão da CPI”, explanou o presidente da Comissão que disse que na ocasião também esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, para também conseguir acesso a informações do sistema nacional que contribuirão com a apuração.

Para Hennyson o sistema CFA-Gesae é capaz de oferecer informações aprofundadas acerca da prestação dos serviços de saneamento anualmente.  “A CPI da BRK surgiu como uma resposta aos anseios da sociedade que clama por uma maior transparência por parte da concessionária de água no município. Com a capacitação, poderemos averiguar as maiores reclamações dos consumidores e investigá-las a fundo, para assim cobrar um posicionamento da investigada e sugerir soluções, tudo em busca de uma melhor prestação dos serviços”, afirmou o assessor jurídico da CPI.

Para acessar a ferramenta GESAE para consulta pública clique nolink https://gesae.org.br/login e digite publico, tanto para o login quanto para senha.