Notas da sessão plenária desta quarta-feira

por Ascom publicado 28/03/2019 08h19, última modificação 28/03/2019 08h19
Confira os principais assuntos da pauta da sessão ordinária desta quarta, 27.

Encaminhado para as comissões

Projeto de Lei pretende obrigar estabelecimentos públicos e privados do município de Gurupi a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

ORDEM DO DIA

Durante o grande expediente foram aprovados os projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, além de Projetos de Resolução, dentre eles a lei Nº 04/2019 dispõe sobre a doação de área do Munícipio de Gurupi ao Instituto de assistência dos Servidores de Gurupi – IPASGU e foi aprovada por unanimidade.

O projeto Lei Nº 10/2019 oriundo do Executivo que trata sobre renovação de contratos temporários, alterando a redação do art. 4º e art. 10 da Lei nº 2.392 de 29 de junho de 2018 foi aprovado por maioria absoluta, com voto contrário do vereador Sargento Jenilson.

A proposta de resolução Nº 12/2018 de autoria do vereador Sargento Jenilson institui no âmbito da Câmara Municipal de Gurupi a Honraria Destaque do Ano que homenageará profissionais da educação, como professores e diretores de escolas, que forem destaque anualmente. Outra resolução, também aprovada por unanimidade, Nº 05/2019 proposta Mesa Diretora que altera a resolução nº 002/2017 e reajustou o salário dos assessores parlamentares e chefes de gabinete da Câmara Municipal de Gurupi.

REQUERIMENTOS INDICAÇÕES

Dentre os principais requerimentos votados na manhã desta quarta, 27, está o de autoria do vereador Ataíde Leiteiro (PPS) solicitando ao presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Gurupi (IPASGU) que faça um levantamento pra analisar a possibilidade de criar o cartão magnético para os servidores segurados do IPASGU.

Caixeta teve dois requerimentos apresentados e aprovados. Um será encaminhado ao Secretário de Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo, cobrando que se faça áreas de transbordo de resíduos sólidos da construção civil e orgânicos em pontos estratégico da cidade.  Outro direcionado a pasta do Esporte e Juventude do município pede a construção de uma pista de esportes radicais a ser feita na praça José Leandro da Silva do setor Pedroso. 

César da Farmácia (DEM) também teve matéria aprovada pelo plenário e subscrito por todos os parlamentares, em que solicita a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi a implantação de uma farmácia escola no Setor Jardim dos Buritis. 

Miriam Lustosa (MDB) defendeu a construção de uma academia ao ar livre e parquinho infantil na Rua S05 com a Rua S10, Setor Sol Nascente ao lado da Casa do Idoso. “Um lugar de lazer e diversão para os moradores e crianças daquela região”.

Aprovado também requerimento do vereador Valdônio Rodrigues (PSB), solicitando a Secretaria Municipal de Infraestrutura a implantação de uma academia do idoso ao ar livre na Praça do Bairro Sol Nascente.

Já o pedido do vereador Zezinho da Lafiche (PROS) direcionado pasta da infraestrutura do município é que seja feita manutenção dos bueiros do município que se encontram em estado deteriorado.

O vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou indicação ao executivo municipal para construção de um posto de saúde da família no Setor Parque Industrial.

Sargento Jenilson (PRTB) sugeriu por meio de indicação que a prefeitura crie uma Casa de Passagem destinada a atender para vítimas de violência doméstica.