Ivanilson Marinho solicita ao Governo do Estado a implantação de unidade de tele atendimento de AVC em Gurupi

por Ascom publicado 22/03/2019 11h08, última modificação 22/03/2019 11h08
O requerimento foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária.

Cristhielly Marinho-Assessora de Imprensa do ver. Ivanilson Marinho

O pedido do vereador feito via requerimento e aprovado por unanimidade , é para implantar no Hospital Geral de Gurupi, o Serviço Médico por Videoconferência (TELEMED), criando uma Unidade de AVC – Gestão de Atendimento e Politicas de Saúde.

“ O TELEMED possibilitará a ampliação do acesso à assistência especializada qualificada, ferramenta útil como suporte dos centros de referência às unidades de menor complexidade, pode ser utilizada como suporte para diagnóstico e tratamento do AVC agudo para hospitais que atendam os critérios mínimos para o tratamento agudo destes pacientes, com equipe treinada”, ressaltou o parlamentar. 

Segundo a Portaria que regulamenta o AVC o SUS , o Acidente Vascular Cerebral no Brasil atinge um montante de 400 mil casos por ano, com mais de 100000 óbitos a cada ano. Ainda segundo o levantamento, sugere-se que somente 70% dos pacientes internados pelo SUS com AVC fazem tomografia de crânio.

O AVC é uma doença muito grave, e que quando não ocorre o óbito, 70% ficam fora do trabalho, 50% dependentes e outros 30% mortos. Segundo Word Stroke Organization Campaing, 1 em cada 4 homens e 1 em cada 5 mulheres podem desenvolver AVC até os 85 anos.

Assim, como o Hospital Geral de Gurupi possui tomógrafo, o estudo e implantação vão melhorar os serviços de saúde pública oferecidos pelo Estado, e principalmente possibilitar a diminuição ou redução das sequelas e também dos óbitos gerados pela ocorrência de AVC.